Como usar o Google Trends? Descubra tudo sobre essa ferramenta!

Por Miriam Barros

Você sabe como usar o Google Trends? Se você vai montar seu negócio online, como uma loja online, é preciso conhecer mais dessa ferramenta.

O Google Trends é uma ferramenta do Google, o maior buscador da internet, na atualidade. Trata-se de uma solução criada pelo Google para ajudar quem precisa oferecer conteúdos de valor ou soluções para as pessoas na internet.

Com o Google Trends, através de buscas por palavras-chave você consegue saber o real interesse do consumidor sobre certos assuntos ou tendências.

O que é uma grande oportunidade a ser explorada pelos empreendedores. Por isso, veja como usar o Google Trends!

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O que é o Google Trends?

O Google Trends é uma ferramenta que possibilita descobrir tendências ligadas a determinadas palavras-chave.

Trata-se de uma ferramenta do Google que mostra o que tem sido mais buscado pelas pessoas na internet, incluindo a localização do usuário.

E, por que essa ferramenta é importante? Ela é interessante para quem trabalha com o marketing digital e precisa aplicar as técnicas de SEO (search engine optimization) para elevar o desempenho de suas ações de marketing.

As informações que ficam disponibilizadas pelo Google Trends são criadas pelo próprio Google, o buscador mais usado no mundo, com 92,19% de participação de mercado, segundo a Statcounter.

 

Como ele pode ajudar na sua estratégia?

O Google Trends é uma ferramenta poderosa para ajudar na sua estratégia de marketing ou de produção de conteúdos.

Isso porque as informações que ele disponibiliza ajuda o empreendedor a oferecer exatamente as soluções que as pessoas estão pesquisando a respeito.

E, isso potencializa os resultados do empreendedor, já que ele tem dados e informações confiáveis para embasar suas estratégias de marketing digital.

 

Principais funcionalidades do Google Trends

Dentre as funções do Google Trends, saiba que essa ferramenta cria um gráfico em que se pode verificar as buscas sobre certo assunto, e isso retrata o interesse de certos usuários em certo período.

Resumidamente, para quem trabalha com o marketing digital é possível contar com essa base de dados, o maior buscador. Onde os usuários da internet fazem suas buscas conforme seus interesses, e isso reflete o comportamento dessas pessoas.

Desse modo, é possível usar essas informações para criar as melhores soluções para seu público-alvo e, assim, aumentar as vendas.

E isso tudo é muito estratégico para as empresas elaborarem suas campanhas e estratégias de marketing. 

Aproveitamos para te convidar a ler este artigo no qual falamos sobre outras ferramentas indispensáveis para quem deseja abrir um e-commerce!

Como usar o Google Trends?

Para usar o Google Trends, observe o que preparamos para você fazer uso desse recurso da melhor maneira.

Vale a pena você ficar atento às funcionalidades da ferramenta para que seu trabalho seja o mais completo ou eficiente possível!

 

Pesquisa por tendências

Um dos segredos para quem deseja se destacar no seu segmento é observar as tendências atuais.

Com o Google Trends é possível fazer pesquisas por temas e, assim, descobrir como você pode otimizar seus serviços ou seu relacionamento com seus clientes, oferecendo sempre o melhor.

 

Comparação entre termos

Com o Google Trends você também pode fazer a comparação de termos semelhantes, de modo a descobrir qual deles é mais buscado ou popular entre seus possíveis clientes.

Isso é muito importante na hora de definir quais palavras-chave serão usadas em um artigo, por exemplo. Então, você pode traçar uma comparação entre dois termos e avaliar qual tem melhor potencial.

 

Produção de conteúdo com base nas tendências

O Google Trends mostra os assuntos mais buscados pelas pessoas e temas que estão em evidência. Essas informações geram ideias  para a criação de novos conteúdos, seja para seu site, rede social ou blog, por exemplo.

Quando você sabe que um tema gera interesse nas pessoas que estão online, você pode produzir um material como um e-book ou artigo, por exemplo, para atrair a atenção de sua audiência e gerar uma possível conversão.

 

Ações com base nos assuntos do momento

O Google Trends disponibiliza os temas e palavras-chave mais pesquisadas pelas pessoas no momento. O que revela o interesse ou comportamento do consumidor em certo momento.

Então, você tem acesso às buscas mais populares do momento, bem como a localização do usuário.

Por exemplo, você pode ter um balanço geral dos assuntos mais buscados nos últimos 6 meses.

E isso tudo ajuda na construção das suas campanhas e ações de marketing digital, potencializando a viabilidade das mesmas.

 

Interesses por regiões

Com o Google Trends você pode monitorar as tendências de buscas dos usuários, seja por país ou por estado. 

O que possibilita que você empreendedor ache oportunidades de negócios mais relevantes e possa traçar estratégias ou campanhas conforme a região do Brasil com maior interesse em certo segmento.

Saber dos interesses das pessoas por área geográfica ajuda a elaborar ações mais assertivas de marketing e vendas e, assim, potencializar o retorno das mesmas.

Por exemplo, durante a pandemia do Covid-19, muitas pessoas optaram por buscar e comprar tapetes de yoga; e a ferramenta mostrou as buscas em certas regiões do Brasil.

 

Busca por nichos de mercado

O Google Trends serve ainda para quem vai abrir uma loja virtual e não muitas ideias de qual nicho explorar, pois a ferramenta ajuda a descobrir novos nichos de mercado, ou seja, aqueles com maior potencial de retorno.

Nicho é uma parcela do mercado com interesses e necessidades bem específicas e que merecem ser melhor observadas.

Por exemplo, quando fazemos uma busca rápida na internet, ou no Google Trends, de modo geral, é possível ver que as vendas de equipamentos de treino em casa aumentaram, devido à ocorrência da pandemia.

Portanto, quem trabalha ou pretende abrir um negócio dentro desse nicho, tudo indica que se elevam as chances de vender mais nesse segmento.

 

Categoria de produtos relevantes

O Google Trends oferece a você informações reais e valiosas sobre as categorias de produtos relevantes mais buscadas em certo período. 

E, você consegue saber que tipo de produtos fazem sentido para as pessoas em certo momento. Com isso, você pode redirecionar suas ações de produção, marketing e divulgação desses produtos e gerar maior retorno.

Inclusive, é possível oferecer produtos complementares aos seu mix atual, fazendo uma busca na ferramenta e observando na aba Assuntos relacionados os produtos mais buscados e que são complementares.

 

Monitorar concorrentes

Com o Google Trends ainda é possível monitorar o comportamento e o desempenho geral da concorrência.

Como saber quais concorrentes estão ganhando mais espaço ou quais estão com um desempenho baixo?

Isso é mostrado por meio dos gráficos da ferramenta. Então, isso pode ser um importante insight na hora de elaborar suas campanhas de marketing e vendas.

Hoje, a concorrência se mostra bem acirrada em vários nichos de mercado, inclusive, para quem tem loja virtual, então, monitorar esse público tem sido muito estratégico.

Então, é possível ver quais concorrentes oferecem maior ameaça à sua marca.

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Dicas para usar o Google Trends na sua loja virtual

O Google Trends é uma ferramenta muito importante para o planejamento, otimização e elaboração de campanhas e estratégias para sua loja virtual.

Então, se você tem uma loja virtual, saiba que os recursos dessa ferramenta são essenciais para você melhorar os processos e resultados de marketing e vendas, no geral.

Algumas dicas que você pode seguir:

 

Estratégia de SEO

A ferramenta ajuda a encontrar as palavras-chave ou termos mais relevantes de serem usados na sua estratégia de SEO, o que é essencial para conseguir bom posicionamento nos mecanismos de buscas.

Assim, sua loja virtual pode ser encontrada mais facilmente quando os usuários fizerem uma busca no Google, por exemplo.

 

Buscas por categorias de produtos

Com o Google Trends é possível expandir sua marca de modo a oferecer outras categorias de produtos relacionados.

Vamos imaginar que você criou uma loja virtual para vender somente unhas postiças. E, depois que alcançou um sucesso significativo em vendas, você deseja vender outros produtos complementares.

Desse modo, para achar ideias de produtos relacionados ou complementares, você pode ir até o Google e digital unhas postiças.

Dê uma observada no gráfico que aparecer, mas também no campo Assuntos relacionados.

Vão aparecer para você assuntos relevantes que se revestem em ideias de produtos que você pode começar a vender na sua loja virtual, tais como:

  • Maquiagens; 
  • Esmaltes;
  • Outros utensílios ligados ao assunto.
  • Tendências 

Os interesses das pessoas variam ao longo do ano, isso conforme as novas tendências, estações do ano e datas comemorativas ou algum outro evento.

E, isso mostra um ponto a ser explorado quem deseja ter sucesso com uma loja virtual, pois é preciso estar antenado quanto às tendências do momento.

Por exemplo, a Oberlo mostra que as buscas feitas de maio de 2019 a maio de 2020, retratam interesses por biquínis nos meses de novembro a fevereiro, o momento de pico do verão.

Então, são produtos sazonais que podem ser focados ou explorados pelo empreendedor que atue no segmento.

Aprenda como divulgar sua loja no Google!

Neste post, você viu como usar o Google Trends.

Quem é empreendedor ou tem uma loja virtual precisa conhecer e começar a explorar essa ferramenta, pois ela traz um recurso valioso que diz respeito aos interesses das pessoas, de modo geral.

Para ajudar empreendedores, o Google possui diversos recursos e ferramentas que ajudam na divulgação de lojas virtuais, inclusive de graça.

Veja nosso artigo com 5 dicas para divulgar sua loja virtual no Google e conquistar ainda mais clientes!

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Este texto foi escrito por Luiza Cristina Sousa.