Como vender pela internet: guia essencial para o sucesso no e-commerce

Por Miriam Barros

Vender pela internet é uma excelente porta de entrada para quem sonha em começar seu próprio negócio e empreender.

Também por esta razão, o e-commerce brasileiro tem se fortalecido ano a ano. Só em 2020, o comércio virtual cresceu 68% nacionalmente, segundo a ABComm.

Além disso, dentro do contexto de isolamento social, as vendas online são um caminho importante de geração de faturamento para empresas de todo o país.

E a expansão do e-commerce segue constante no Brasil. De acordo com dados da Neotrust, no primeiro trimestre deste ano, as vendas virtuais cresceram 57,4%.

Diante deste cenário, é comum vermos empreendedores que estão iniciando sua jornada no mundo dos negócios com dúvidas sobre como começar a vender pela internet.

Pensando nisso, preparamos um guia completo para quem almeja ter sucesso no comércio virtual. Veja os principais pontos que serão abordados:

  • As etapas para começar a vender pela internet;
  • Os desafios e as rotas para atrair clientes online;
  • As principais vantagens do e-commerce;
  • A importância de investir em uma loja online;
  • Algumas dicas para ser bem-sucedido em suas vendas na web. 

Vamos lá?

Loja online Confere SHOP

Como começar a vender pela internet do zero? Passo a passo para iniciar

Para os iniciantes nos desafios e oportunidades de negócio do e-commerce, é fundamental ter em mente que, para começar a vender pela internet, você deverá seguir algumas etapas indispensáveis na estruturação de seu negócio online. 

A boa notícia é que, hoje, já é possível otimizar estes passos por meio de soluções gratuitas ou de baixo custo. 

Consequentemente, dentro de pouco tempo, você poderá conquistar seus primeiros clientes online.

Confira então os passos para começar a vender pela internet: 

 

Planeje sua loja online

Qualquer empresa, virtual ou não, precisa organizar o início de sua trajetória no mercado. 

Uma das alternativas mais utilizadas neste sentido, consiste na definição de um plano de negócio, que irá apoiar o empreendedor em questões, como:

  • Entendimento do mercado e do ambiente econômico do país;
  • Possibilidades de crescimento e desafios;
  • Percepção de maturidade da sua ideia negócio;
  • Definição de projeções sobre o futuro da marca/empresa;
  • Estipular metas de desenvolvimento do negócio.

Por sua vez, na hora de desenhar o plano de seu negócio online, você deverá, dentre outros pontos:

  • Fazer uma descrição detalhada do negócio que deseja iniciar;
  • Definir seus objetivos de crescimento de curto, médio e longo prazo;
  • Levantar dados sobre o ambiente econômico e setor de seu negócio digital;
  • Avaliar os custos iniciais de sua empresa;
  • Definir o plano operacional, de marketing, financeiro e de mercado.

Dica: o Sebrae conta com um manual completo para a elaboração de um plano de negócio que poderá ser utilizado no planejamento de sua loja online.

 

Defina seu segmento de mercado

Dentro do plano inicial de seu negócio online, é fundamental definir e estudar com profundidade o segmento em que pretende atuar.

Esta pesquisa contextual é importante para que você entenda como andar o setor no qual deseja investir, quais são as expectativas para o futuro e os principais drivers de crescimento desse nicho de mercado.

 

Faça uma análise da concorrência

Consequentemente, será preciso avaliar quem são os possíveis concorrentes diretos e indiretos da loja online que você pretende lançar no mercado.

Nesta avaliação, estude as estratégias de posicionamento digital de seus concorrentes, quais são seus produtos “carro-chefe” e que diferenciais eles oferecem para o mercado.

Estas informações são cruciais na definição de seu próprio caminho para atrair clientes no e-commerce, bem como, dos pontos fortes e daqueles que precisam amadurecer em sua ideia de negócio.  

 

Defina seu portfólio de produtos para vender online

Em seguida, será preciso decidir o que irá vender pela internet e quais serão os produtos principais de seu portfólio comercial.

Esta definição é importante para: 

  • Um entendimento mais claro dos custos iniciais do negócio; 
  • Pesquisa e formação de uma rede eficiente de fornecedores;
  • Definição de posicionamento de marca;
  • Mensuração do estoque inicial de sua loja online. 

 

Estude o público-alvo

A busca pela personalização é uma tendência do mercado atual. 

Um estudo da Epsilon, por exemplo, apontou que 80% dos consumidores são mais propensos a fazer compras de empresas que oferecem experiências personalizadas de consumo.

Para termos sucesso neste ambiente de negócios mais exigente, precisamos ter um conhecimento profundo de nossos clientes e público-alvo.

Neste sentido, antes mesmo de começar a vender pela internet, busque mapear os principais públicos que podem se interessar pelos seus produtos.

Ao longo do tempo, refine esta análise, definindo personas (clientes ideais do seu e-commerce) e mantendo uma análise contínua de dados sobre seus clientes.

Deste modo, terá mais chances de personalizar a experiência em seu e-commerce e aumentar suas vendas.    

 

Estruture a logística e os meios de pagamento de sua loja online

A logística é uma etapa fundamental para o sucesso de seu e-commerce e experiência de seus clientes. 

E isso porque, por meio de um sistema de entregas eficiente, você pode aumentar os níveis de satisfação do cliente e fidelizar consumidores, fortalecendo seu posicionamento digital.

Neste sentido, ao estruturar uma loja virtual, leve em conta os canais de distribuição que serão implementados. Eles podem incluir:

  • Serviço próprio de entregas;
  • Retirada em lojas físicas (para lojas virtuais que já contam com um ponto comercial);
  • Correios;
  • Parcerias com serviços de entrega e aplicativos;
  • Transportadoras.

Você deverá definir também uma política de fretes competitiva para sua loja online e não deixar de contar com uma variedade de formas de pagamento. 

Estes passos irão contribuir para atração de novos consumidores e para uma experiência de compra mais completa em seu e-commerce.

 

Escolha os canais de venda

Há diversos caminhos para vender na internet e você poderá tanto investir em uma ferramenta de vendas única (como uma loja online ou um site próprio) quanto em múltiplos canais.

Aqui vão algumas das principais opções para vender online:

Como atrair visitantes ao fazer vendas online? 

Um dos principais desafios para se ter sucesso no e-commerce consiste em atrair visitantes ao fazer suas vendas online, afinal de contas, estamos falando de um mercado competitivo e em franca expansão. 

Em 2020, por exemplo, o número de lojas exclusivamente virtuais cresceu mais de 40%, segundo dados divulgados pela Agência Brasil.

Neste sentido, leve em consideração três etapas decisivas para atrair potenciais consumidores ao vender pela internet: 

 

Exponha sua marca: principais canais de divulgação para seu e-commerce

O primeiro passo é definir uma estratégia de divulgação, considerando, principalmente, os canais e redes que seu público-alvo mais frequenta na internet. 

Há diversas opções nas quais você pode investir, incluindo:

  • Divulgação nas redes sociais;
  • Grupos do Facebook, WhatsApp e outras mídias;
  • Parcerias com blogs e influenciadores;
  • Assessoria de imprensa para divulgação espontânea em veículos especializados;
  • Reviews em sites e no Google;
  • Canais de divulgação offline (jornais, revistas, meios audiovisuais). 

 

Se relacione com o público: a importância das redes sociais

Dentro desta jornada de exposição virtual, sem dúvidas, as redes sociais são canais indispensáveis e excelentes espaços para iniciar o marketing online de sua empresa.

E o melhor: é possível trabalhar seu posicionamento digital com baixo ou mesmo nenhum custo – principalmente nos primeiros passos. 

Depois que sua loja crescer, poderá investir em anúncios pagos e tornar mais robustas as suas estratégias de marketing. 

Por meio de redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn, você poderá:

  • Divulgar seus produtos;
  • Ter mais canais de vendas com o Instagram Shopping e o Facebook Shopping;
  • Divulgar conteúdos de sua empresa;
  • Esclarecer dúvidas de clientes e potenciais consumidores;
  • Analisar melhor os hábitos de navegação do seu público-alvo.

Em outras palavras: além de canais de divulgação, redes sociais como o Instagram, Facebook e LinkedIn também são essenciais para um relacionamento mais próximo com seus leads e clientes.

Lembre-se: você deve estar onde seu público está.  

 

Impulsione seus resultados: o papel do marketing digital

Mas o marketing digital vai além das redes sociais. Com organização e empenho, você poderá posicionar bem seu e-commerce, novamente sem gastar muito no início. 

Aqui vão algumas dicas:

  • Crie um blog para sua empresa e ofereça conteúdos relevantes, relacionados com seu nicho de atuação;
  • Compartilhe estes conteúdos nos canais de divulgação que citamos aqui e que forem mais relevantes para sua loja;
  • Invista em divulgações pagas de baixo custo, para ir adequando suas estratégias de posicionamento;
  • Trabalhe com promoções, sorteios, descontos e cupons, que poderão ser compartilhados de modo orgânico e atrair novos visitantes para sua loja;
  • Seja criativo, estude técnicas básicas de marketing digital e, com um tempo, forme uma equipe ou parcerias para impulsionar as estratégias de divulgação. 

Quais as vantagens de vender online?

Há uma série de benefícios para as empresas que desejam vender pela internet. 

Como reforçamos anteriormente, o e-commerce é uma das principais tendência da economia atual e, fazer parte deste mercado poderá te trazer, dentre outros ganhos:

  • Baixo custo para iniciar uma operação;
  • Vendas 24 horas por dia;
  • Oferta de comodidade para seu público-alvo;
  • Potencial aumento de faturamento diante do crescimento do e-commerce no Brasil;
  • Possibilidade de alcançar consumidores de todo o país;
  • Soluções tecnológicas, recursos e plataformas digitais acessíveis ou mesmo gratuitas para incrementar uma loja virtual e apoiar o empreendedor que está começando;
  • Possibilidade de iniciar uma estratégia de marketing digital consistente mesmo com baixo investimento.

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Saiba por que é importante ter uma plataforma de loja online

Por outro lado, como você pode conferir ao longo deste artigo, para estruturar uma loja online com potencial de crescimento, há também uma série de desafios importantes.

Você deverá definir questões logísticas, de meios de pagamento e gestão para uma boa saúde financeira, além de se dedicar ao atendimento em diferentes canais para fidelizar seus clientes.

Dentro deste contexto, uma opção interessante para os empreendedores que estão iniciando sua trajetória no comércio virtual ou querem fortalecer sua presença no e-commerce são as plataformas de loja online.

A grande vantagem desses canais é que eles já unem as principais ferramentas que você irá precisar para ser bem-sucedido ao vender pela internet.

Da identidade visual de seu e-commerce ao cadastro de produtos e estoque, as plataformas de loja online aceleram a jornada do empreendedor no comércio virtual! 

 

Como abrir uma loja virtual grátis para vender online? 

E ter acesso a todos esses recursos capazes de otimizar a estruturação de uma loja online eficiente, hoje, é mais simples do que você imagina.

A Confere, por exemplo, conta uma plataforma de loja online exclusiva e com opções totalmente gratuitas. Na Confere SHOP, será possível:

  • Fazer a distribuição de seus produtos nos principais canais logísticos do país;
  • Configurar uma loja com usabilidade e identidade visual atrativas;
  • Contar com os principais meios de pagamento virtual;
  • Divulgar seus canais de contato nas redes sociais;
  • Contar com ferramentas de gestão financeira, fluxo de caixa e conciliação bancárias. 

Navegue na aba da Confere SHOP e saiba mais sobre como podemos apoiar seu crescimento! E se quiser saber mais sobre como começar uma loja virtual, escrevemos um guia completo para você!

3 dicas finais para ter sucesso no e-commerce 

Antes de finalizarmos, que tal mais três dicas bônus para efetivar o sucesso de sua loja virtual?

 

#1. Estruture uma estratégia multicanal

O marketing multicanal é uma estratégia de atração e relacionamento com o público-alvo de uma empresa por meio de diferentes canais de comunicação.

Apesar de desafiador, ao se posicionar em várias plataformas de divulgação como as citadas neste artigo, você terá maior potencial para atrair clientes online!

 

#2. Invista em um atendimento de excelência

Atendimento e relacionamento de proximidade com seu público-alvo formam a base do sucesso nas vendas pela internet.

Um grande desafio neste sentido é se fazer presente “a qualquer hora”, uma vez que “não existe horário comercial” no e-commerce.

Para superar esta questão, você poderá investir em soluções simples, mas eficientes, como:

  • Mensagens programadas nas redes sociais e WhatsApp;
  • FAQs e campos de perguntas e respostas em seu site;
  • E-mails automatizados.

Também é possível investir em chatbots, que poderão realizar um primeiro atendimento e sanar dúvidas de seus consumidores no e-commerce. 

 

#3. Foque no pós-venda para fidelizar consumidores

Por fim, falamos muito de experiência do cliente neste guia sobre como vender pela internet.

E a experiência dos consumidores e visitantes de sua loja, jamais deve se resumir ao ato de compra em si. 

Você deverá acompanhar seu visitante a partir do momento em que ele acessa um conteúdo de seu blog, por exemplo. E, a partir do momento em que ele converte uma aquisição, acompanhar a jornada do cliente até o pós-venda, criando ações personalizadas, promoções e dicas que poderão interessá-lo.

Deste modo, você terá mais chances de fidelizar consumidores e garantir, de fato, o sucesso de sua loja virtual. 

Conclusão

Procuramos apresentar um panorama bem completo com os principais tópicos que você precisa saber para ter sucesso ao estruturar uma loja online.

Como vimos, há uma série de etapas que precisam ser seguidas para este propósito, mas também, ferramentas excelentes e de baixo custo capazes de acelerar sua rota de crescimento no e-commerce. 

Temos certeza que, ao efetuar esses passos com dedicação e visão estratégica, suas chances de ser bem-sucedido ao vender pela internet irão se potencializar! 

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Este texto foi escrito por João Barros.