Como vender pelo Instagram

Por Miriam Barros

Estamos presenciando um momento bastante peculiar na economia do Brasil e do mundo. 

A epidemia causada pelo novo coronavírus Covid-19 forçou muitos comerciantes a buscarem alternativas para poder manter seus estabelecimentos funcionando em uma sociedade que vivencia, agora, um período de quarentena.

O fluxo de pessoas nas ruas é mínimo e o comércio precisa, urgentemente, se adaptar às ferramentas digitais caso queiram continuar mantendo viva a sua clientela.

Aplicativos conhecidos como Rappi e iFood são uma ótima saída para muitos. Porém, alguns comerciantes ainda não se adequam a essa realidade devido às taxas cobradas por estes serviços, mesmo com medidas sendo tomadas para dar auxílio a estabelecimentos diversos. 

Outros não se adaptam por não trabalharem com o ramo alimentício (mesmo o Rappi abrindo espaço para outros segmentos) - este, segue tendo grande procura pelos brasileiros, que necessitam ter suas necessidades básicas atendidas.

Por isso, decidimos criar este conteúdo para mostrar uma das opções gratuitas e bastante utilizada nos dias de hoje para promover marcas: o Instagram! Vamos lá?

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O Instagram

Criado em 2019 pelo norte-americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger, o Instagram tem como principal proposta ser uma rede de compartilhamento bastante visual, voltada para fotos. É intuitivo, simples e fácil de se usar!

Atualmente existem masi de 1 bilhão de perfis criados no Instagram, desde pessoas comuns a celebridades mundialmente famosas.

Com o tempo, ao enxergar a potência da rede, o Instagram foi ganhando novos recursos, como a publicação de stories (vídeos curtos que ficam disponíveis por 24h nos perfis dos usuários, podendo ganhar destaque no perfil e permanecer disponível sempre), Instagram TV, LIVE, Shopping, entre outros.

O algoritmo que rege o Instagram possui princípios ancorados na temporalidade (prioridade para conteúdos recentes), engajamento (comentários e curtidas) e relacionamento (contas que possuem mais interatividade com os seus seguidores).

Com a popularidade crescente da rede, não demorou muito para as marcas começarem a marcar presença por lá também. Algumas, inclusive, começaram suas vendas pelo instagram e depois se tornaram lojas virtuais! 

Atualmente, são mais de 70% das marcas que estão ativas no Instagram e os usuários adooooram seguir contas corporativas. Outra questão forte da plataforma é a presença dos influencers, que consegue influenciar cerca de 45% dos usuários a comprarem produtos pelas suas indicações.

Percebemos, portanto, que o Instagram se tornou um grande aliado de quem quer promover sua marca de forma amigável e, por que não, esteticamente bonita!

Para começar a vender pelo Instagram, é necessário ter uma conta comercial e publicar conteúdos engajadores, sem esquecer da importância da boa estética na rede. 

Você pode utilizar hashtags que são seguidas por usuários para aumentar o alcance de suas publicações e conquistar seguidores que se interessam pelo que você cria. Também existe a possibilidade de investir monetariamente no Instagram Ads, para impulsionar mais ainda o seu conteúdo e criar sua loja virtual, pelo Instagram Shopping.

Planilha Fluxo de Caixa

A importância das fotos no Instagram

A internet está cada vez mais imagética. Para chamar atenção dos olhos dos usuários que rolam o feed das redes sociais - Facebook, Instagram - sem parar, é necessário trazer mais do que uma mensagem atrativa. Muito mais, na verdade.

Na internet, as pessoas costumam ler mensagens somente após de visualizar imagens que as atrai. Por isso, se a sua imagem não for realmente atrativa, ela vai ser só mais uma no bolo de conteúdos infreáveis que o seu possível público está percorrendo.

O poder de uma marca está intimamente relacionado ao branding dela, ou seja, na imagem que ela carrega e nas ideias que estão atreladas à ela.

Por isso, antes de começar a alimentar seu feed, você deve se perguntar: qual é o conceito que minha marca carrega?

Se ela fosse uma pessoa, como ela seria? Quais ideias ela defenderia? Isso te ajuda a criar uma persona que vai ser a porta-voz da sua marca para o mundo. Essa persona vai, também, carregar a imagem que se adequa mais a ela.

É importante ter em mente que estar no Instagram vai além de apenas divulgar seus produtos: você precisa entregar ao seu público um estilo de vida que condiz com a sua marca.

Por exemplo, se a sua marca for de biquinis, você deve retratar imagens que remetam a verão, praias, lugares abertos, tropicais.

Se você possui uma loja de artigos esportivos, deve abordar imagens que passam sensação de confiança, superação, natureza, força. Se for um restaurante, deve focar em imagens que mostrem alimentos, cores, texturas etc.

Já se você faz parte do ramo de decoração e fornece produtos mais específicos, como no caso do soleira de mármore, por exemplo, crie conexões diretas com o conforto e beleza e praticidade de uma casa.

 

- Seja intimista

Você não precisa - e nem deve - divulgar o tempo todo os produtos de sua marca. Muito menos criar uma linguagem que afaste muito você de seu público.

No Instagram, as pessoas querem ver a essência de outras pessoas - ou marcas. Isso significa que sua rotina, aqui, vale muito!

Publique vídeos que mostrem o processo de criação de alguns de seus produtos. Se você revende produtos, mostre a chegada deles, a abertura de algumas embalagens.

Se você possui uma equipe, publique, vez ou outra, momentos de descontração e confraternização do seu time.

Isso torna a sua marca mais acessível e o seu público mais engajado, por sentir que existe humanidade por trás dela.

Se sua indústria vende produtos como o isolador de pino polimérico 15kv, lembre-se de sempre estabelecer uma linguagem que foque em seu público. Neste caso, ser mais profissional e remeter a uma linguagem formal pode agregar na atração de leads.

 

- Atenção na iluminação!

Ao fotografar, é importante se atentar à iluminação. Do espaço, dos objetos, de tudo!

Os melhores horários do dia para fotografar são o nascer do sol e o pôr do sol: isso permite que você possa dar preferência à luz natural.

Obviamente que você não precisa fotografar apenas nesses horários, isso é apenas uma dica. Enquanto houver luz natural para você tirar uma boa fotografia, ótimo!

Caso você prefira ou precise usar luz artificial, é interessante comprar uma caixa de luz para estes momentos: elas podem ser facilmente encontradas à venda pela internet.

Uma outra boa dica é utilizar cartolina para preencher o fundo de suas imagens, quando você quiser criar uma estética clean. Distribuir alguns elementos ao redor do seu produto principal ajuda a criar uma composição harmônica boa para as fotos!

Planilha Conciliacao Bancaria

 

- Explore os filtros

O Instagram oferece uma série de filtros que podem se encaixar perfeitamente com AQUELA foto!

Se você sentir que tem algum filtro que se encaixa mas que ainda precisa de um toque final, saiba que você pode selecioná-lo e editá-lo para deixar mais algum ponto mais reforçado.

Existem alguns filtros que são mais comumente utilizados do que outros, mas é importante não explorar tantos filtros diferentes, pois é aconselhável que você possua uma estética padronizada para harmonizar o seu feed.

Nada te impede de editar suas fotos em aplicativos externos e depois apenas publicá-las no Instagram. Alguns deles são conhecidos, como o Snapseed, Picsart, VSCO.

 

- A regra dos terços

Você já ouviu falar dessa técnica? Talvez você já utilize ela por consciência própria mesmo sem saber que é, de fato, uma técnica utilizada na fotografia.

Ela consiste em dividir uma fotografia em 9 quadrados, traçando duas linhas imaginárias horizontais e duas verticais e posicionando nos pontos de cruzamento, o que você deseja deixar em evidência na foto. Isso garante uma foto equilibrada e visualmente atraente.

Fonte: fotografiamais.com.br

Hora de legendar!

Escolheu a foto? O filtro perfeito? Tudo pronto para começar a criar a sua legenda? Então vamos lá!

Primeiro, é importante frisar que independentemente do tamanho de sua legenda, existe um limite de caracteres que vai aparecer no feed do seu público sem que ele precise estender a publicação para ler o resto.

Estas primeiras palavras são cruciais para poder chamar a atenção de quem está visualizando seu conteúdo. Portanto, planeje-se com cuidado para saber o que você acha que pode prender a atenção do usuário naquele momento!

O Instagram é um espaço que permite um discurso menos formal.

Ele permite que você dialogue mais diretamente com quem está lendo, desde que você saiba dosar a forma como se dirige ao usuário.

Por isso, lembre-se de quando falamos sobre "como a sua marca seria caso fosse uma pessoa" e fale pensando exatamente nessa pessoa.

Seja amigável, descontraído e chame as pessoas para interagirem na publicação com perguntas. Em caso de erro na legenda, saiba que o Instagram permite editá-la!

 

- Hashtags

No Instagram, além de seguir perfis, as pessoas podem seguir hashtags. Isso significa que, se uma pessoa segue a hashtag "#urbanjungle", ela vai receber em seu feed todas as publicações que carregarem essa hashtag consigo.

 

Por isso, pense em quais hashtags fazem sentido de ser usadas para o seu produto e confira as hashtags mais populares do Instagram, para ver se é possível utilizá-las também. Mas não use hashtags que não tenham nada a ver com o seu conteúdo, pois isso é extremamente mal visto na rede.

Você também pode criar uma hashtag, que seria exclusiva para a sua marca e incentivar que os usuários utilizem ela em ações promocionais, por exemplo.

Alguns pontos importantes sobre hashtags:

  • Não existe diferença entre letras maiúsculas e minúsculas: #UrbanJungle e #urbanjungle serão indexadas da mesma forma.
  • Caracteres especiais como "?" ou "&" não são aceitos pelo Instagram
  • Em caso de hashtag com mais de uma palavra, elas precisam estar juntas: o Instagram não reconhece espaço entre as palavras da hashtag.

Hora de conquistar seu público!

A parte de publicar seu post é apenas o primeiro passo para construir sua audiência no Instagram. Agora você encara uma missão contínua: conquistar o seu público!

Para uma empresa essa tarefa nem sempre é fácil. Necessita de planejamento e compreensão de quem de fato é o seu potencial cliente, ou de quem, ao menos, pode se identificar com o seu conteúdo. 

Ganhar visibilidade é possível através de formas pagas e gratuitas. Vamos listá-las a seguir!

 

- Planejamento

Ninguém gosta de receber uma enxurrada de publicações do mesmo perfil. Isso, além de diminuir o engajamento nos seus posts, pode deixar alguém irritado e te levar a perder alguns seguidores. 

Por isso, é importante planejar a periodicidade das suas publicações.

Você não precisa ser extremamente rígido e seguir uma agenda que não pode ser maleável, mas é interessante impor limites, como por exemplo: 1 publicação por dia.

 

- Adicionar localização

O Instagram permite ativar uma opção para cada publicação chamada "Adicionar Local".

Isso permite que os potenciais clientes que moram perto da sede da sua loja possam tomar conhecimento dela ao visualizarem o que está sendo publicado pelas redondezas.

Esse recurso pode ser utilizado mesmo depois que a publicação for feita, clicando em "Editar".

 

- Encontre seu público-alvo

Existem algumas formas de conseguir construir sua base de seguidores no Instagram.

Se você acabou de criar o perfil, peça para amigos e conhecidos seguirem a sua marca, para que ela possa começar a ter alguma relevância na rede.

Uma boa forma de encontrar pessoas interessadas no que você oferece é a busca por hashtags. Se você, por exemplo, vende roupa de banho, busque por #biquini #verao #bodypositive #summer #calor, e você vai encontrar muitas pessoas que podem ser clientes potenciais da sua marca.

Comece a segui-los: uma boa prática é que muitos costumam seguir de volta e a partir daí, inicia-se um relacionamento.

Olhe também os seguidores dos concorrentes, visto que estes provavelmente estão interessados no seu segmento e passe a segui-los também.

Lembre-se, contudo, de ser seletivo: existe um limite de pessoas a serem seguidas por perfil no Instagram (7.500) e ao atingir esse limite, é necessário deixar de seguir alguém para seguir novos. Por isso, invista em quem responde de fato às suas iniciativas.

A boa notícia é que não existe limite para seguidores do seu perfil, por isso, esteja pronto para bombar!

 

- Use a ferramenta "Salvos"

O Instagram oferece um recurso chamado "Salvos", que serve para que um usuário possa salvar alguma publicação para poder visualizá-la posteriormente.

Essa lista de "salvos" fica em modo privado e apenas o usuário que salvou consegue vê-la.

Em 2019, o Instagram passou a ocultar o número de curtidas em uma publicação - apenas quem publicou pode visualizá-los.

Por isso, enxergamos a ferramenta "Salvo" como uma possível aliada para os perfis de marca, como uma forma de medir a importância de certos conteúdos para sua base.

Utilizamos o mesmo exemplo de antes: se você possui uma loja de roupas de praia, pode criar publicações educativas, com dicas para se hidratar no verão.

Pode, também, criar publicações que falam o passo a passo de como conseguir o bronzeado perfeito. Conteúdos ricos tendem a ser salvos por usuários que, mesmo que nunca tenham comprado sua marca, possam estar planejando uma praia em breve.

Você pode visualizar os dados dos seus posts salvos através dos Insights do Instagram.

Planilha Controle de cartões

 

- Realize sorteios

Uma forma muito eficaz de gerar engajamento é criar sorteios no Instagram. Você pode acabar aumentando sua audiência!

Mas é importante ter consciência das regras aplicadas pela Caixa Econômica Federal para criar um sorteio. Você pode se informar melhor através desse link.

 

- Interaja com seus seguidores

Não espere apenas que as pessoas venham interagir em suas publicações. Você deve se fazer presente nas publicações de quem segue também.

Por isso, não deixe de curtir e compartilhar as publicações de quem você segue, isso estreita laços e você acaba sendo lembrado em momentos inesperados.

É importante estar atento a todos os comentários que deixam em suas publicações também: sempre responda, de forma amigável, todas as dúvidas, elogios, críticas e sugestões!

 

- Faça parceria com influenciadores

Existem influenciadores que criam conteúdos que podem dialogar muito com a cara da sua marca. O ideal é começar buscando os possíveis perfis que mais se encaixam no seu segmento.

Uma ótima forma de iniciar essa parceria é enviando os famigerados "mimos", que são produtos seus de cortesia, como presente. Assim, a chance de você conseguir uma publicidade gratuita pela divulgação de sua ação é grande! E sua marca passa a ser conhecida por grande parte dos seguidores desse influenciador. Aproveite para compartilhar em seu perfil tudo o que esse influenciador falar da sua marca.

fonte: @thaisdutrasa

 

- Invista no Instagram Ads

Para utilizar o Instagram Ads, é necessário possuir uma conta no Facebook for Business vinculada a seu instagram. Criamos um post falando sobre como você pode começar a vender no Facebook também! 

Para promover anúncios, você primeiro precisa acessar o Gerenciador de Negócios e depois, com o perfil pronto, clicar em "Configurações" -> "Páginas" e adicionar sua fanpage.

Após esse passo, você deve retornar às Configurações e clicar em "Contas do Instagram". Aí, é só fazer login e sua conta estará vinculada!

Agora é possível promover suas publicações! Para isso, você precisa acessar o perfil do Facebook e clicar em "Criar anúncios".

A partir daí o Facebook é bem intuitivo. Primeiro, você precisa escolher o objetivo da sua campanha, pensando nos resultados que deseja alcançar e na sua audiência.

Depois, selecione a moeda e o fuso horário e preencha os atributos do público que deseja atingir (como gênero, idade, localização, idioma). Tente ser específico nesta etapa, para ter sua comunicação ainda mais assertiva.

Em seguida é preciso escolher qual a plataforma que você deseja anunciar. Neste caso, é o Instagram. 

Você pode escolher o orçamento que melhor cabe no seu bolso para investir no impulsionamento. Por mim, é só colocar a campanha no ar depois de preencher seus dados para pagamento.

Uma das vantagens mais visíveis do Facebook Ads e Instagram Ads é que esses mecanismos podem ser segmentados de maneira bem precisa.

Se você vende resina epóxi, por exemplo, por meio dessas campanhas, é possível atrair pessoas mais interessadas em seus produtos e, como resultado, você poderá maximizar as suas chances de vendas.



- O mundo dos Stories no Instagram

O Stories do Instagram vem sendo cada vez mais utilizado pelos seus usuários. Agora, então, vemos uma chuva de lives acontecendo nos stories e não conseguimos acompanhar a quantidade de conteúdo sendo criada simultaneamente!

Os stories são mini vídeos que ficam disponíveis por 24h. Caso você insira estes vídeos nos destaques de seu perfil, como comentamos anteriormente, eles ficam disponíveis por quanto tempo você desejar.

Nos stories é possível criar diversos tipos de interações com os seus usuários, como perguntas, enquetes, termômetro de satisfação, usar stickers, gifs e muito mais!

Além disso, para aqueles que possuem mais de 10 mil seguidores, é possível inserir links que podem ser acessados com o simples movimento de "arrastar pra cima".

Ou seja, empenhe-se em aumentar muito a sua base, pois essa funcionalidade é sensacional.

Existem também algumas funcionalidades de gravação, como o superzoom, boomerang, música para criar trilha sonora para seus mini vídeos, transmissão ao vivo e muito mais.

Tire um tempinho para explorar todas as funcionalidades, garanto que não vai se arrepender. 

Os stories são perfeitos para que você possa compartilhar momentos mais intimistas de sua equipe, como confraternizações, momentos de produção, descontração, ou até mesmo divulgar seus produtos de forma mais coloquial.

Você também pode explorar o IGTV, que se assemelha muito ao YouTube e proporciona a possibilidade de gravar vídeos mais longos! Eles permanecem em seu perfil e não são apagados em 24h, como é com o Stories.

 

Instagram Shopping: a sua loja virtual no Instagram!

Com a entrada de mais e mais perfis de empresa no Instagram, em 2018 surgiu uma nova funciondalidade: o Instagram Shopping!

Com ela, é possível cria sua lojinha para oferecer produtos e adicionar tag de preços para eles. Ao clicar, o usuário é levado para o site de sua marca, onde pode finalizar a sua compra.

Para ativar o Instagram Shopping, é necessário possuir uma conta comercial que está integrada a um catálogo do Facebook, que pode ser gerenciado pelo Gerenciador de Negócios, no Facebook Business.

 

 

 

fonte: @unclekbrasil