Com o distanciamento social para evitar propagação do coronavírus, estabelecimentos comerciais passam a ter que usar a criatividade para chegar até seus clientes, que se encontram em isolamento.
Uma das alternativas mais simples para essa questão é o cadastro nos aplicativos de delivery, pois eles permitem que você tenha um sistema de entrega terceirizado.
Um dos maiores aplicativos de delivery é o Rappi, que permite o cadastro de restaurantes, mercados, farmácias e outros estabelecimentos.
O Rappi está presente em diversos países latino-americanos e atua em mais de 70 cidades brasileiras.
Para manter a operação segura e responsável, a empresa está distribuindo álcool-gel para os entregadores e criou uma opção de entrega em domicílio sem contato físico que pode ser selecionada pelo usuário que desejar que o entregador deixe o pedido na porta.
Como cadastrar seu restaurante no Rappi
Envie um e-mail para sejaparceiro@rappi.com demonstrando seu interesse. A equipe do Rappi responsável pelas parcerias vai analisar seu negócio e retornará seu contato em alguns dias.
Quando o cadastro for aprovado, baixe o App RappiAliado e siga os seguintes passos:
- Selecione o país.
- Entre com o e-mail cadastrado e a senha.
- Selecione a opção “Ativar restaurante” (a grafia pode estar comprometida pela tradução).
- Selecione seu restaurante clicando em cardápio.
- Cadastre todas as informações necessárias, como horário de funcionamento e formas de pagamento.
- Escolha os pratos que quer deixar com o status ativo.
Como aceitar um pedido pelo Rappi
Quando um cliente fizer uma solicitação de pedido, o Rappi te enviará uma mensagem pelo aplicativo.
Você tem 7 minutos para aceitá-lo. Assim que preparar o pedido, você solicita um entregador, que você poderá acompanhar em tempo real durante o trajeto e entrar em contato via chat.
Taxas do aplicativo
O Rappi cobra a taxa de R$ 40 de ativação do estabelecimento na plataforma. Esse valor é debitado do primeiro repasse que o Rappi faz ao restaurante.
Depois disso, o aplicativo cobra o que chama de Taxa de Pagamento a Crédito. Essa taxa é de 3,5% de cada venda realizada pela plataforma.
Como o Rappi não exige que os preços do cardápio online sejam iguais ao do estabelecimento físico, você pode repassar essa taxa para o cliente final.
Todas as suas vendas da primeira quinzena do mês pelo aplicativo são pagas no dia 8 do mês seguinte. As vendas da segunda quinzena são pagas no dia 23 do mês seguinte.
O valor é transferido para a conta bancária cadastrada. Se os dias estabelecidos para pagamento caírem no final de semana ou feriado, o depósito ocorre no dia útil seguinte.
Dicas para brilhar no aplicativo
Agora que você já está cadastrado e aceitando pedidos, seu estabelecimento precisa chamar atenção dos clientes! Por isso, separamos algumas dicas:
-
Coloque fotos do cardápio - além de dar água na boca do seu cliente, com uma foto real do cardápio ele já sabe o que esperar do prato e tem mais chances de te dar uma resenha positiva ;
-
Embale os pedidos direitinho - lembre que a embalagem sofrerá movimento no caminho até a mesa do seu cliente. Recomendamos que você teste algumas embalagens para ver qual mantém melhor a integridade dos seus pratos;
-
Seja ágil - quando o cliente faz um pedido, ele sabe que levará um tempo até que o prato chegue na casa dele. Porém, quanto mais você conseguir agilizar o processo, mais satisfeito seu cliente ficará;
-
Tenha um bom relacionamento com seus clientes - da mesma forma que você é gentil quando fala com os clientes que vão ao seu estabelecimento, lembre-se que o atendimento online e por telefone também é muito importante! Fique atento aos comentários dos seus clientes ;)
Vale a pena cadastrar meu restaurante no rappi?
O Rappi é um dos aplicativos de delivery mais utilizados em todo o Brasil.
Estar nele significa que você amplia a visibilidade da sua marca e se faz conhecer por pessoas que dificilmente cruzariam o seu negócio, fisicamente.
O maior intuito de entrar para a lista de estabelecimentos do rappi é expandir o alcance de sua marca, por isso acreditamos que sim, vale muito a pena marcar presença por lá!
As formas de pagamento aceitas pelo rappi são:
- Cartão de Crédito;
- Cartão de débito;
- Paypal;
- Google Pay;
- Dinheiro;
- Sodexo;
- VR;
- Alelo;
- Rappi Pay;
- Entre outras.
Conclusão
Nosso momento atual exige, de grande parte dos empreendedores, uma adaptação e possível reinvenção de suas marcas.
Se você ainda não faz parte da gama de estabelecimentos que oferecem a compra por delivery nos aplicativos mais utilizados do país, talvez chegou a hora de começar a pensar nisso.
E as reinvenções não param por aí! Pense em possíveis promoções exclusivas para cada aplicativo, fique atento ao movimento da concorrência e inspire-se em casos de sucesso de marcas que já deram estes passos antes mesmo de enfrentarmos o que estamos vivendo agora.