Como começar a vender pelo Rappi

Por Miriam Barros

Com o distanciamento social para evitar propagação do coronavírus, estabelecimentos comerciais passam a ter que usar a criatividade para chegar até seus clientes, que se encontram em isolamento.

Uma das alternativas mais simples para essa questão é o cadastro nos aplicativos de delivery, pois eles permitem que você tenha um sistema de entrega terceirizado.

Um dos maiores aplicativos de delivery é o Rappi, que permite o cadastro de restaurantes, mercados, farmácias e outros estabelecimentos.

O Rappi está presente em diversos países latino-americanos e atua em mais de 70 cidades brasileiras.

Para manter a operação segura e responsável, a empresa está distribuindo álcool-gel para os entregadores e criou uma opção de entrega em domicílio sem contato físico que pode ser selecionada pelo usuário que desejar que o entregador deixe o pedido na porta.

Demonstração Confere

Como cadastrar seu restaurante no Rappi

Envie um e-mail para sejaparceiro@rappi.com demonstrando seu interesse. A equipe do Rappi responsável pelas parcerias vai analisar seu negócio e retornará seu contato em alguns dias.

Quando o cadastro for aprovado, baixe o App RappiAliado e siga os seguintes passos:

  • Selecione o país.
  • Entre com o e-mail cadastrado e a senha.
  • Selecione a opção “Ativar restaurante” (a grafia pode estar comprometida pela tradução).
  • Selecione seu restaurante clicando em cardápio.
  • Cadastre todas as informações necessárias, como horário de funcionamento e formas de pagamento.
  • Escolha os pratos que quer deixar com o status ativo.

Como aceitar um pedido pelo Rappi

Quando um cliente fizer uma solicitação de pedido, o Rappi te enviará uma mensagem pelo aplicativo.

Você tem 7 minutos para aceitá-lo. Assim que preparar o pedido, você solicita um entregador, que você poderá acompanhar em tempo real durante o trajeto e entrar em contato via chat.

Vender no iFood

 

Taxas do aplicativo

O Rappi cobra a taxa de R$ 40 de ativação do estabelecimento na plataforma. Esse valor é debitado do primeiro repasse que o Rappi faz ao restaurante.

Depois disso, o aplicativo cobra o que chama de Taxa de Pagamento a Crédito. Essa taxa é de 3,5% de cada venda realizada pela plataforma.

Como o Rappi não exige que os preços do cardápio online sejam iguais ao do estabelecimento físico, você pode repassar essa taxa para o cliente final.

Todas as suas vendas da primeira quinzena do mês pelo aplicativo são pagas no dia 8 do mês seguinte. As vendas da segunda quinzena são pagas no dia 23 do mês seguinte.

O valor é transferido para a conta bancária cadastrada. Se os dias estabelecidos para pagamento caírem no final de semana ou feriado, o depósito ocorre no dia útil seguinte.

Dicas para brilhar no aplicativo

Agora que você já está cadastrado e aceitando pedidos, seu estabelecimento precisa chamar atenção dos clientes! Por isso, separamos algumas dicas:

 

  • Coloque fotos do cardápio - além de dar água na boca do seu cliente, com uma foto real do cardápio ele já sabe o que esperar do prato e tem mais chances de te dar uma resenha positiva ;

  • Embale os pedidos direitinho - lembre que a embalagem sofrerá movimento no caminho até a mesa do seu cliente. Recomendamos que você teste algumas embalagens para ver qual mantém melhor a integridade dos seus pratos;

  • Seja ágil - quando o cliente faz um pedido, ele sabe que levará um tempo até que o prato chegue na casa dele. Porém, quanto mais você conseguir agilizar o processo, mais satisfeito seu cliente ficará;

  • Tenha um bom relacionamento com seus clientes - da mesma forma que você é gentil quando fala com os clientes que vão ao seu estabelecimento, lembre-se que o atendimento online e por telefone também é muito importante! Fique atento aos comentários dos seus clientes ;)

Planilha Controle de cartões

Vale a pena cadastrar meu restaurante no rappi?

O Rappi é um dos aplicativos de delivery mais utilizados em todo o Brasil.

Estar nele significa que você amplia a visibilidade da sua marca e se faz conhecer por pessoas que dificilmente cruzariam o seu negócio, fisicamente.

O maior intuito de entrar para a lista de estabelecimentos do rappi é expandir o alcance de sua marca, por isso acreditamos que sim, vale muito a pena marcar presença por lá!

As formas de pagamento aceitas pelo rappi são:

  • Cartão de Crédito;
  • Cartão de débito;
  • Paypal;
  • Google Pay;
  • Dinheiro;
  • Sodexo;
  • VR;
  • Alelo;
  • Rappi Pay;
  • Entre outras.

Conclusão

Nosso momento atual exige, de grande parte dos empreendedores, uma adaptação e possível reinvenção de suas marcas.

Se você ainda não faz parte da gama de estabelecimentos que oferecem a compra por delivery nos aplicativos mais utilizados do país, talvez chegou a hora de começar a pensar nisso.

E as reinvenções não param por aí! Pense em possíveis promoções exclusivas para cada aplicativo, fique atento ao movimento da concorrência e inspire-se em casos de sucesso de marcas que já deram estes passos antes mesmo de enfrentarmos o que estamos vivendo agora.

 

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