Como vender pelo whatsapp: dicas e melhores práticas para o e-commerce

Por Miriam Barros

No contexto de pandemia, muitos empreendedores migraram definitivamente para o e-commerce e estão desenvolvendo novas estratégias para atrair clientes, como vender pelo WhatsApp e intensificar o posicionamento nas redes sociais.

Segundo pesquisa recente, só em 2020 o e-commerce brasileiro cresceu 75%, posicionando o Brasil como sétimo país com maior média de vendas online.

Essa adesão se justifica, dentre outros pontos, pela praticidade que o comércio digital oferece para os consumidores.

E no contexto das novas ferramentas comerciais, o WhatsApp, por exemplo, deixou de ser apenas uma ferramenta pela qual as pessoas se comunicam. 

Sua popularidade com o público tornou a plataforma também um canal de atendimento e vendas. E isso pode ser um grande aliado do seu negócio!

Nesse sentido, hoje vamos te mostrar um passo a passo de como vender pelo WhatsApp e traremos dicas de como impulsionar seus resultados pela ferramenta.

Você verá também que, com a Confere, você pode criar um catálogo digital e compartilhar com seus clientes com layout e informações personalizadas.

Tudo isso, sem dúvidas, ajudará sua loja virtual a crescer dentro de um ambiente cada vez mais competitivo, mas também cheio de oportunidades. 

Vamos começar?

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A importância do WhatsApp como canal de vendas para uma loja virtual 

O WhatsApp oferece muitos recursos para que você possa impulsionar suas vendas.

Por ser um canal gratuito e prático, ele é um dos principais meios de comunicação utilizados no Brasil e já está presente em 99% dos smartphones do país. 

E isso, naturalmente, facilita o uso do WhatsApp para quem deseja vender pelo app.

Nele, você pode automatizar a relação com o seu cliente por meio de mensagens automáticas, criar um perfil comercial, enviar links com carrinhos de compras e muito mais. 

Como se não bastasse, o WhatsApp também é um excelente canal de pós-venda

Com essa prática você pode acompanhar melhor o nível de satisfação do consumidor e aumentar a taxa de fidelização.

Para alinhar essas ações, antes de tudo, é preciso que você separe a conta pessoal da conta profissional. 

Esse primeiro passo é essencial e assim você irá administrar de modo mais estratégico toda a relação com seu público.

É importante mencionar, no entanto, que o WhatsApp não é um substituto de um site de vendas, mas sim, um complemento muito importante.

Agora vamos conhecer melhor os próximos passos que podem aprimorar o posicionamento de marketing da sua loja e ampliar seus resultados comerciais. 

Quais produtos posso vender pelo WhatsApp? 

Mas antes, você deve estar se perguntando quais produtos pode vender pelo WhatsApp, certo?

Saiba que a variedade de opções é enorme, porém, separamos aqui algumas categorias que tem conquistado novos consumidores dentro do e-commerce brasileiro. São elas:

  • Cursos online;
  • Bijuterias e acessórios;
  • Roupas e artigos de moda;
  • Produtos de beleza e cosméticos (incluindo desde marcas tradicionais do mercado como Avon, Jequiti, Mary Kay, por exemplo, até itens de produção própria);
  • Delivery de comida;
  • Artesanato;
  • Decoração;
  • Eletroeletrônicos;
  • Cama, mesa e banho. 

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As melhores práticas para vender pelo WhatsApp 

Agora que você já sabe o que vender e a importância do WhatsApp para suas estratégias de expansão no e-commerce, confira algumas dicas que podem te ajudar a usar o WhatsApp para vender mais!

 

Use o Whatsapp Business

O Whatsapp Business é a versão para negócios do Whatsapp.

Ela também é gratuita e possui diversas ferramentas para te ajudar a vender mais, como: 

  • A possibilidade de divulgar uma vitrine virtual de seus produtos;
  • Categorizar seus clientes de acordo com os estágios de venda;
  • Além de trazer mais credibilidade para o seu posicionamento institucional e de marketing.

Em outras palavras: o WhatsApp Business te ajuda na separação que falamos acima de sua conta pessoal da conta de sua loja, profissionalizando seu negócio online e te apoiando na hora de vender pelo app.

 

Crie um catálogo de produtos

Sabe quando você recebe aqueles folhetos impressos com os preços dos produtos de um mercado ou uma loja em sua caixa de correio? 

O catálogo online segue a mesma linha, porém, com mais liberdade e maior potencial alcance de clientes, facilitando a experiência de compra no e-commerce.

O catálogo online de produtos grátis é essa “vitrine” que viabiliza ao seu consumidor um primeiro contato com a loja.

Ele contém, geralmente, a descrição dos produtos e o preço. Mas, além disso, este mostruário é a porta de entrada para a jornada de seu cliente. 

Por isso, questões como o branding são essenciais.

Se você já tem um catálogo impresso e pretende torná-lo digital, busque trabalhar questões como fotos, fontes e cores para ter mais chances de gerar novas vendas.

Para o WhatsApp, o catálogo virtual pode ser um grande aliado para quem deseja vender pelo aplicativo. 

Isso porque você pode deixar catálogos pré-prontos e sempre disponíveis em seu perfil comercial, facilitando o acesso de seu consumidor a seus produtos.

Mais a frente, separamos algumas dicas adicionais para que você crie seu próprio catálogo virtual e otimize a experiência de seus clientes.

 

Crie lista de transmissões

Uma das ferramentas principais para quem possui uma loja virtual que o WhatsApp oferece é a criação de uma lista de transmissão.

Ela possibilita organizar os seus contatos em uma lista – não confundir com os grupos do app – para que você divulgue novos produtos, promoções, para todos os seus contatos e em um único clique. Muito bom para quem deseja vender mais pelo WhatsApp, não é mesmo? 

A facilidade em enviar mensagens proporciona a otimização de tempo, além de te dar um melhor controle das mensagens enviadas. 

Portanto, lembre-se de sempre salvar novos contatos e atualizar a sua lista de transmissão!

 

Crie respostas rápidas

Criar respostas rápidas para interações que acontecem com frequência também vai otimizar seu tempo e facilitar a experiência de compra dos seus clientes.

Para usá-las, você só precisa apertar em “/Entrega” ou “/Devolução” e a resposta já aparecerá. 

 

Use saudações automáticas

Criar mensagens automáticas te ajudará a criar uma conexão instantânea com os clientes que lhe mandaram mensagens e facilita uma primeira tratativa independentemente do horário.

Pense em perguntas dentro de alguns cenários, como “Qual o seu nome e como posso ajudá-lo?”.

Eventualmente, você pode inclusive criar links com promoções, sorteios e campanhas de marketing da sua loja.

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Bônus: crie um catálogo digital para vender ainda mais pelo WhatsApp 

Se você aplicar bem as dicas que listamos até aqui, temos certeza que suas chances de vender mais pelo WhatsApp se multiplicarão. 

Antes de finalizarmos, que tal alguns passos para montar um catálogo online completo, intuitivo e – o melhor – inteiramente grátis?

#1. Busque uma plataforma de loja online gratuita

Para criar um catálogo online de produtos grátis para a sua loja virtual, o caminho ideal é investir em uma plataforma gratuita para seu negócio.

Na Confere, por exemplo, além de dispor de recursos para compartilhar um catálogo e links de pedidos de modo ágil, você conta com outra série de vantagens para potencializar seus resultados.

Confira os benefícios que a Confere SHOP oferece para você:

  • Você poderá fazer a distribuição de seus produtos nos principais canais logísticos do país;
  • Configurar uma loja com usabilidade e identidade visual atrativas;
  • Contar com os principais meios de pagamento do e-commerce;
  • Divulgar seus canais de contato nas redes sociais e ter integração para vendas no Instagram e Facebook;
  • Dispor de ferramentas de gestão financeira, fluxo de caixa e conciliações bancárias.

Isso sem falar que, com a Confere, você abre sua loja em apenas 3 minutos!

 

#2. Crie um link de pedidos

Em seguida, para ofertar diferentes itens para os seus clientes pela Confere, crie um link de pedidos.

Você poderá compartilhar o pedido de vendas como um catálogo virtual para efetuar uma venda nas redes sociais ou WhatsApp. 

Após receber a mensagem do cliente com o pedido, basta selecionar o(s) produto(s) e a(s) quantidade(s) na plataforma e em seguida compartilhar.

Com os itens e a quantidade no carrinho, salve a compra e copie o link de seu navegador. 

Assim, o consumidor só precisará incluir o frete de sua residência, escolher a forma de pagamento e finalizar a compra.

Quer mais dicas? Veja esse vídeo exclusivo que preparamos para você! 

 

#3. Kits de Pedidos

Caso possua algum produto que costuma vender bastante, você também poderá deixar o link pré-pronto para futuras compras.

Uma dica é salvar os links com nomes como“kit de produtos A”, "kit de produtos B", etc., para que o processo fique ainda mais fácil e você crie diferentes catálogos e pedidos de venda, de acordo com sua necessidade.

 

 #4. Confira todos os dados

Antes de encaminhar o link para o cliente, confira se todos os dados estão corretos. Por exemplo, cor do produto, quantidade e modelo.

 

#5. Compartilhe com seus clientes e aumente suas vendas

Agora é só enviar o link do carrinho pelo WhatsApp e pronto: novos leads poderão surgir com mais frequência em sua loja virtual. 

Sem dúvidas, as chances de fechar uma venda a partir desse simples processo são muito significativas.

Conclusão 

Observamos aqui que o WhatsApp pode ser um grande aliado dos negócios a partir do momento em que  passamos a vê-lo como uma ferramenta estratégica para quem deseja vender mais.

No entanto, não basta ter vontade de vender pela ferramenta, é preciso seguir alguns direcionamentos importantes, como criar uma conta corporativa para o seu negócio.

Lembre-se de baixar o WhatsApp Business, de criar um catálogo de produtos, uma lista de transmissão, programar respostas rápidas e saudações automáticas.

Tudo isso deixará a sua conta ainda mais profissional e bem vista por seus consumidores!

Aproveite, também, as diversas possibilidades que o app oferece, como a estratégia de pós-venda, por exemplo.

Esteja sempre próximo de seu cliente. Acompanhe seu nível de satisfação e seja solícito para que ele volte a comprar com você outras vezes.

Assim, vender pelo WhatsApp será uma realidade que pode alavancar o seu negócio e potencializar suas vendas online. Esperamos que tenha curtido esse conteúdo e até a próxima!

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Este texto foi escrito por João Barros.