Como o uso do WhatsApp influencia nos resultados do e-commerce?

Por Miriam Barros

Prender a atenção do público consumidor é um desafio, e isso vem se tornando cada vez mais difícil. Entretanto, uma das ferramentas que mais chamam a atenção das pessoas é o WhatsApp.

Sendo assim, você pode utilizá-lo na comunicação com seus clientes, seja B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Consumer).

Essa solução garante muito sucesso no atendimento ao cliente e possíveis novos clientes, pois a troca de mensagens acontece de maneira rápida e prática.

Afinal, por se tratar de um aplicativo de smartphone, o cliente poderá te contatar a qualquer hora e em qualquer lugar.

Com isso em mente, você pode alavancar as vendas de serviços e produtos de diferentes tipos e segmentos, como uma batedeira industrial, por exemplo. Explicaremos como utilizar o WhatsApp como seu aliado no e-commerce neste conteúdo. Boa leitura!

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Aquisição de novos clientes

O grande avanço da internet é notável. Consequentemente, as redes sociais se tornaram importantes pontos de contato e interação humana, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), onde as pessoas não podiam interagir pessoalmente, utilizando o meio online.

Entretanto, o WhatsApp, por exemplo, se tornou um excelente aliado do e-commerce

Afinal, é possível utilizar o aplicativo para participar de grupos informativos, criar listas de transmissões para clientes e ainda gerar respostas automáticas através de menus numéricos, onde o público poderá tirar dúvidas sobre o item vendido, como tutoriais sobre como configurar seu amplificador de som, por exemplo.

Com isso, é preciso lembrar que existem alguns possíveis inconvenientes. Os principais seriam o excesso e a constância de mensagens, grupos com pouquíssima ou muita interação ou até mesmo algumas falhas na programação do sistema de respostas automáticas.

Jornada de vendas

Você também pode utilizar o WhatsApp como uma ferramenta estratégica voltada para a jornada de vendas.

Sendo assim, é possível educar, esclarecer e despertar o problema do seu cliente. Em seguida, poderá inclusive apresentar a solução para o consumidor, sendo ela o produto oferecido, como uma bisnaga de plástico, ou um serviço específico.

Porém, para que essa estratégia seja efetiva, é preciso focar em uma comunicação clara, evitando a evasão do público.

Portanto, é preciso ter noção do timing para realizar o envio de mensagens, realizando sempre uma boa revisão das etapas.

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Cuidados importantes

Apesar de ser uma ferramenta de fácil acesso, é preciso tomar alguns cuidados importantes no envio de mensagens, respeitando seus clientes e mantendo uma excelente relação com eles.

Isso ocorre pelo fato do WhatsApp possibilitar uma relação próxima com o público. Entretanto, sem a devida atenção, o efeito pode ser contrário, afastando os contatos do seu negócio.

Algumas regras de conduta que auxiliam na boa relação com seus clientes são:

  • Dias e horários pré-estipulados e comunicados para o envio das mensagens;
  • Aguce a vontade do leitor, mantendo intrigado em próximas mensagens;
  • Evite o excesso de mensagens;
  • Ofertas em grande quantidade podem acabar desinteressando o cliente.

Além disso, após um certo tempo, é importante realizar a higienização de contatos, evitando que clientes insatisfeitos acabem bloqueando seu contato.

Com nossas dicas, você já sabe como utilizar o WhatsApp em seu e-commerce, causando impactos positivos para suas vendas.

Que tal apostar na ferramenta e garantir negócios mais assertivos, criando uma proximidade com seu público-alvo?

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Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.