Descubra 10 vantagens de utilizar a conciliação bancária automática

Por Camila Honda

O aspecto financeiro é um dos mais importantes para gestão e sobrevivência do negócio.

Para que seja possível entender e conhecer, detalhadamente, as movimentações financeiras como recebimentos, pagamentos, depósitos e outras operações que fazem parte das finanças da empresa, é preciso utilizar a conciliação bancária automática como uma aliada.

Aqui, é importante entender: mais do que prevenção de erros e fraudes, a conciliação bancária permite que o gestor tenha um controle financeiro do negócio, oferecendo suporte ao fluxo de caixa e facilitando assim, a visibilidade dos valores disponíveis para as necessidades da empresa.

Ou seja, a conciliação bancária permite que você saiba também quanto tem disponível em caixa.

Além dos fins financeiros e contábeis, a conciliação bancária também é uma excelente ferramenta de auxílio ao planejamento e orçamento empresarial, pois permite a elaboração de análises de tendência e projeção de futuro da organização.

A partir das análises da conciliação bancária automática é possível verificar, entender e organizar os serviços, tarifas, movimentação e tempo de relacionamento com o banco, e assim utilizá-los para negociar melhores condições e taxas.

Podcast: Educando seu Bolso com o CEO da Confere Cartões, Ricardo Cici. Confira!

Conciliação Bancária Confere

Conciliação Bancária Automática

Muitas empresas desconhecem os benefícios da utilização da conciliação financeira automática.

Pensando nisso, separamos as 10 principais vantagens que o sistema oferece e como utilizá-las para mudar a gestão geral da organização.

Se neste momento você está se perguntando o que realmente é conciliação bancária automática - Nós vamos te explicar agora!

O processo de conciliação bancária, no geral, é muito simples.

Ele visa garantir que todas as operações financeiras realizadas estejam reconhecidas nos extratos bancários e na movimentação contábil da empresa, por meio da verificação e confronto das vendas feitas pelo cartão de débito, crédito e os valores de fato recebidos.

Ou seja, se o valor recebido realmente bate com o valor faturado.

Para isso, o sistema de conciliação bancária verifica os extratos de cartões, analisando todas as transações realizadas no mês e apurando se existem inconsistências, fraudes e contradições entre os valores declarados nos relatórios da operadora de cartão e os valores recebidos das empresas adquirentes.

Este processo pode ser realizado manualmente, porém, há métodos automatizados extremamente eficazes e rápidos que facilitam, agilizam e otimizam o processo.

Agora que você já entendeu o que é a conciliação bancária, vamos te mostrar algumas das vantagens que ela pode oferecer para a sua empresa. São elas:

Vantagens da Conciliação Bancária Automática

1. Otimização do Tempo

A administração do tempo é um dos maiores problemas das organizações.

Organizar o tempo ajuda não somente a otimizá-lo, mas também é uma das formas de desenvolver processos eficazes, eliminando todo tipo de retrabalho.

Se o seu objetivo é ter uma gestão financeira eficiente e ágil, a implementação da conciliação bancária automática é uma forma eficaz de atingir esse objetivo.

O uso do software de conciliação bancária faz com que as conferências, que geralmente duram dias ou até meses, sejam realizados em poucos minutos.  

 

2. Geração de Relatórios Financeiros

A gestão financeira é uma das principais dificuldades enfrentadas pelas empresas.

Conseguir desenvolver, organizar e analisar relatórios financeiros com informações consistentes e precisas é um desafio para muitas organizações.

Se a sua empresa tem sofrido com divergências e inconsistências nos relatórios financeiros, implementar o sistema de conciliação bancária automática pode te ajudar a acompanhar com frequência as informações geradas com as entradas e saídas.

Além disso, com o sistema você pode gerar relatórios financeiros para acompanhar todas as movimentações contábeis e financeiras geradas pela empresa, possibilitando a intervenção prévia em casos de inconsistência de dados e fraudes.

 

3. Gestão de Fluxo de Caixa

Praticamente todas as empresas passam por problemas de erros recorrentes no fluxo de caixa.

Realizados em planilhas, com informações colhidas e transmitidas manualmente, o controle acaba sendo prejudicado.

As análises e projeções feitas com base nesse relatório muitas vezes são divergentes e inconsistentes.  Por isso, a automatização desses serviços tem sido cada vez mais necessária.

Se você quer analisar o melhor período para realizar investimentos, ou até mesmo a quantidade e movimentação do dinheiro em caixa, então você precisa de um sistema de conciliação bancária automática.

Por meio dele, é possível analisar a gestão de vendas com cartões, constatando os valores nos respectivos lançamentos do fluxo de caixa e possibilitando uma visão precisa sobre as entradas e saídas financeiras, permitindo prever as entradas e valor disponível em caixa e facilitando a gestão do fluxo de caixa da empresa.

 

Planilha Conciliacao Bancaria

 

4. Redução do Cancelamento de Vendas

O cancelamento de uma venda feita por cartão de crédito é muito comum.

Falta de reconhecimento da compra por parte do cliente e não observação do regulamento ou dos contratos das administradoras são os principais motivos dos cancelamentos.

Porém, com a implementação de um sistema de gestão bancária automática é possível realizar a conciliação automática de cartões, reduzindo os chargebacks (cancelamento de venda), mantendo um acompanhamento frequente desse tipo de ocorrência, possibilitando a atuação na causa e antecipando os fatos e a solução do problema.

 

5. Redução de Erros nas Conferências

A conferência de transações realizadas manualmente pode causar demora no processo e aumento da chance de ocorrência de erros.

Além disso, o tempo dedicado a demanda é muito grande, gerando baixa na produtividade e dificuldades na execução de outros processos.

Se você busca a redução das falhas no controle de vendas com cartões, é preciso implementar um sistema automatizado de conciliação de cartão de crédito.

O controle de cartão de crédito automatizado possibilita a conferência considerando os dados das bases originais, trazidas de fontes próprias, sem que seja preciso a interação humana.

 

6. Otimização do Trabalho da Equipe

A contratação do sistema de conciliação de cartão de crédito, possibilita o acordo automático das transações.

A implementação de um sistema de cartão de crédito permite que os funcionários realizem as tarefas com mais agilidade e invistam menos tempo com questões burocráticas, oferecendo maior autonomia para o departamento de finanças da empresa.

 

7. Aumento da Produtividade

A conciliação bancária em excel é um método muito utilizado pelas organizações, mas pode não ser muito eficaz.

Com o apoio de um software, é possível agilizar os processos e otimizar o trabalho, aumentando a produtividade dos colaboradores.

 

8. Controle das Movimentações

A automatização possibilita o controle das movimentações.

Processos como o de fazer conciliação bancária passam a ser mais ágeis e práticos, possibilitando o controle das movimentações e prevenção de resultados de maneira rápida e otimizada.  

 

9. Segurança Financeira

O software de conciliação bancária auxilia no planejamento financeiro da empresa.

Além disso, assegura os lançamentos detalhados para o fluxo de caixa, controlando a previsão da situação financeira de maneira mais eficiente e segura.

 

10. Facilidade de Uso

Se você busca uma forma mais simples e prática de manipulação de dados financeiros e contábeis, a conciliação bancária automática é uma ótima solução. Com apenas alguns cliques é possível identificar e reparar erros, divergências e fraudes.

E aí, gostou de conhecer mais sobre todo esse processo? 

Lembre-se que todos esses pontos são entregues a partir do momento em que você adquire a Confere! Que tal solicitar uma demonstração para entender melhor a plataforma? Caso você tenha alguma dúvida, não hesite em entrar em contato conosco também!

 

Nova call to action