Como contornar as objeções na hora da venda

Por Miriam Barros

É fato: não é nada fácil lidar com as objeções na hora da venda. No entanto, mesmo a partir dos cenários nada favoráveis, com algumas táticas, é possível ter sucesso ao fechar um negócio com um cliente.

E não estamos falando em empurrar um produto até que isso dê certo. Mas sim, quando falamos em contornar objeções na hora da venda, estamos nos referindo em atrair uma compra por meio da demonstração de soluções.

Neste caso, ao contornar as objeções você estará fazendo com que o cliente reconheça os benefícios que os seus produtos ou serviços proporcionam.

Se você vende um ventilador umidificador industrial, quais são os seus maiores benefícios? Como ele pode solucionar as necessidades dos clientes?

Muitos vendedores não sabem muito bem como lidar com objeções em vendas, no entanto, nós elaboramos este post justamente para mudar essa situação.

Abaixo, você verá que, para vencer em uma negociação, é preciso observar o cliente como uma pessoa a quem você quer ajudar a resolver um problema.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Está preparado? Então vamos lá!

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1. Registre tudo sobre seu cliente

Antes de mais nada, registrar com detalhes sobre o seu cliente pode fazer toda diferença na hora de contornar uma objeção.

Nos dias de hoje, existem diversas ferramentas (inclusive digitais) que podem te auxiliar a registrar o comportamento e perfil do seu cliente.

E uma das mais utilizadas são os sistemas conhecidos como CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Por sua vez, o CRM tem como foco registrar e armazenar dados de leads (potenciais clientes) e consumidores, além de também registrar o histórico de atendimento dos mesmos.

Com todos os dados em mãos, você consegue utilizar as melhores abordagens e atingir com precisão as necessidades do seu cliente na hora da venda!

2. Ouça o cliente

Outro dos meios de contornar as objeções na hora da venda é a partir de uma boa escuta. Ouvir é um dos fatores que mais contribuem para o sucesso de uma venda. Por essa razão, é tão importante para um bom vendedor.

Se você está vendendo um etiqueta de segurança, quanto mais um cliente está disposto a falar e compartilhar as suas necessidades, mais tempo você terá para elaborar novas estratégias e contornar as suas objeções.

No entanto, lembre-se de, no momento das respostas, sempre ser objetivo e focar em suas necessidades, desejos, medos e interesses.

3. Atraia um bom negócio

Por mais que essa dica seja básica, ainda é muito comum ver muitos vendedores empurrando uma venda goela abaixo. 

Na posição do cliente, essa atitude é extremamente ruim e invasiva. Lembre que convencer não é o mesmo que invadir.

Por essa razão, crie estratégias para atrair o seu consumidor. Se você vende compressor de parafuso, por exemplo, comece falando sobre os seus benefícios e como o produto pode utilizado para acabar com os seus problemas.

A criatividade será a sua maior aliada na hora da venda, uma vez que os clientes querem soluções diferenciadas e objetivas.

Agora que você já sabe como é possível contornar as objeções de vendas, o que acha de investir nessas dicas? 

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Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.