Contrato com os Correios: vale a pena? Veja como fazer

Por Miriam Barros

Será que vale a pena fazer um contrato com os Correios? Se você possui uma loja virtual, com certeza deve ter essa dúvida.

Sabemos que nem todo empreendedor se identifica com os serviços prestados pelos Correios. Embora fazer contratos com transportadoras, dependendo do seu negócio, pode acarretar em custos desnecessários.

Então, para saber mais dessa modalidade de serviços de postagens de encomendas e documentos, bem como modalidades de postagens, preparamos este post para te orientar.

Neste artigo, confira tudo sobre como funciona o contrato com os Correios, se vale a pena e como fazê-lo. Vamos lá!

Loja online gratuita Confere Shop

Como funciona o contrato com os Correios para e-commerce?

O contrato com os Correios é um acordo firmado entre uma empresa e a estatal.

Trata-se de uma modalidade de prestação de serviços, onde o seu estabelecimento pode ter acesso a tarifas mais vantajosas, sistemas de gestão das encomendas e outras vantagens para quem assina o contrato.

O pagamento pelos serviços não é realizado no momento do envio e sim mensalmente. Isso até ajuda o gestor a ter maior controle dos custos por período.

Se o acordo for feito, isso pode trazer reflexos positivos para o seu serviço de logística, ajuda a controlar custos e ainda contribui na redução de compras que não são concluídas.

Há o sistema próprio e o sistema de retirada de mercadorias. Vamos conferir como funciona cada um?

  • Sistema próprio: com o acordo com os Correios, o empreendedor vai ter acesso a um sistema completo, onde ele cadastrar previamente o produto a ser enviado, imprime a etiqueta etc.

Desse modo, quando ele chega nos Correios, é preciso somente pesar a caixa, para confirmar medidas. Então, isso otimiza o tempo do gestor ou do colaborador da empresa.

  • Retirada de mercadorias: já nesse sistema, os Correios permitem que o gestor contrate o Disque Coletas, que é um serviço de busca de encomendas no endereço do remetente.

Então, há maior vantagem para a empresa contratante, pois não há necessidade em ir até uma agência dos Correios para despachar o produto.

 

Quanto custa ter um contrato com os Correios?

O Correios Fácil não possui um custo mensal para a loja contratante, mas há um valor mínimo que deve ser desembolsado pela empresa em serviços dos Correios. 

Não há um número definido para isso, pois isso muda conforme o contrato. Por isso, sempre avalie as condições do contrato.

Quanto ao valor mínimo para firmar o contrato, atualmente, as tarifas são de R$ 127,43 para SEDEX e de R$ 1.142,11 para o e-SEDEX.

Então, sua loja precisa desembolsar esses valores mínimos para firmar um contrato com os Correios.

Para conhecer outras modalidades de contratos, é necessário entrar em contato com um representante dos Correios. Assim, ele vai te orientar conforme suas necessidades.

 

Quais são as vantagens da parceria?

Dentre as principais vantagens de ter um Contrato com os Correios, estão: 

  • Postagens em agências próprias.
  • Acesso ao DNE dos Correios: DNE é o Diretório Nacional de Endereços, um banco que disponibiliza dados com quase mil CEPs e isso é atualizado continuamente. Assim, fica mais fácil o cliente informar o endereço correto, de modo que não tenha erros na entrega.
  • Taxas reduzidas em 12% sobre os valores de balcão.
  • Ingresso no SIGEP WEB, que é um sistema de gestão de postagens, com ele você prepara e gerencia as encomendas, como seleção de destinatários etc.
  • Logística reversa para caso precise devolver mercadorias.

O Código de Defesa do Consumidor permite que o comprador possa se arrepender da compra e devolver a mercadoria em até 7 dias.

Desse modo, o cliente pode fazer a devolução do produto de modo seguro, fazendo com o que o item comprado retorne para o fornecedor.

  • O pagamento do contrato pode ser feito mensalmente.
  • Rastreio de encomendas, pois sabemos que o cliente ao fazer uma compra, fica ansioso pela entrega. Por isso, ter o código de rastreamento é uma informação muito útil. Isso porque os clientes dos Correios têm acesso a um sistema de modo que seja possível rastrear a entrega da loja virtual.
  • A coleta das mercadorias pode ser programada. E, ainda, se você não tem tempo ou não pode ir aos Correios, você pode usar o serviço de Disque Coleta. Você pode acessar esse serviço e economizar seu precioso tempo.

 

Em quais casos não compensa o contrato?

Se sua loja vende produtos que não estão alinhados às exigências dos Correios, geralmente, não compensa fazer um contrato com eles.

Quanto aos limites colocados para as encomendas são estes:

  • Peso de até 30kg;
  • Não passar de 200 cm, o que inclui comprimento, largura etc.

Você pode conferir outras restrições acessando o site dos Correios.

Planilha gratuita controle de estoque

As formas de envio dos Correios

Os Correios possuem diversas formas de envio, atendendo a expectativa de cada cliente. Confira cada uma delas:

 

SEDEX Hoje

Trata-se de um serviço de envio expresso com entrega na mesma data de despacho pelo cliente.

 

SEDEX 10

Nesta modalidade, a entrega da encomenda é feita até as 10h do dia seguinte à postagem.

 

SEDEX 12

Esse serviço de entrega ocorre até as 12h do dia seguinte do despacho da encomenda.

 

SEDEX

É um serviço expresso de envio de mercadorias e de documentos. 

 

PAC

Este já é um serviço de envio não expresso e foi pensado exclusivamente para mercadorias. Ele tem preço mais acessível.

 

Correios Mini Envios

Este já é uma modalidade de entrega econômica para pequenas mercadorias e está disponível em todo o Brasil.

 

Logística Reversa

Trata-se da devolução de mercadorias e documentos por alguma desistência ou reparo, isso ocorre de volta para os fornecedores ou assistência técnica.

Para usar esse serviço de Logística Reversa é preciso ter um contrato com os Correios.

Como fazer o contrato com os Correios?

Para fazer um contrato com os Correios é fácil, isso pode ser feito pela internet ou indo até uma agência.

Veja agora as duas alternativas:

 

Faça o cadastro no Id Correios

Para o contrato por meio da internet, veja:

  • Entre e cadastre no IdCorreios; Geralmente, é preciso fornecer as principais informações do seu negócio, como número de CNPJ, inscrição estadual, CNAE, razão social e nome de fantasia, endereço do estabelecimento, dentre outras informações.
  • Assine o contrato que será disponibilizado pelo site, incluindo um certificado digital, um tipo de identidade digital.

Você vai receber no seu endereço seu cartão Correios Fácil, assim, já pode começar a fazer uso dos serviços contratados.

Para fazer o contrato de forma presencial:

  • Procure uma agência mais próxima do seu endereço;
  • Leve os documentos necessários, você pode descobrir quais são acessando aqui
  • E se você tiver dúvidas, ligue para 0800 200 0800.

 

Escolha os serviços de envio

Ao fazer um contrato com os Correios, você precisa escolher os serviços que são ofertados pelos Correios e analisar os termos de uso dos serviços.

Os Correios oferecem a você diversos tipos de entregas. Há aqueles mais dinâmicos, como os serviços da linha SEDEX, e ainda os não expressos como o PAC e Correios Mini Envios, estes últimos demoram um pouco mais para serem entregues.

Veja se a modalidade ofertada atende às suas necessidades.

Lembre-se de ler os termos e condições de adesão ao contrato para saber dos seus direitos e deveres, afinal, trata-se de um contrato que tem reflexos no futuro.

 

Assine o contrato

Agora é hora de baixar o PDF que o site ou os Correios te entrega e assinar o contrato com seu certificado digital.

Com isso, você tem a autenticidade do contrato e pode comprovar que realmente é seu empreendimento que está autorizando o serviço.

 

Espere o cartão Correios Fácil

Depois dessas etapas, espere receber seu cartão Correios Fácil no endereço informado no ato do cadastro.

Confere Shop loja online grátis

Afinal, o que é o SIGEP WEB?

Trata-se de um sistema de gestão de postagens dos Correios. Através dele, você tem um contrato com os Correios e faz o preparo das mercadorias antes de serem despachadas.

Você pode gerar listas com destinatários, dimensionar o peso dos produtos e selecionar os serviços de entregas de forma prévia.

O sistema SIGEP WEB dos Correios gera os códigos de rastreamento das encomendas. Os quais são relacionados em uma lista de postagens integrada ao sistema de envio dos Correios.

Desse modo, não é necessário esperar na fila sempre que você for despachar uma mercadoria. Basta que para isso, você a deixe no balcão dos Correios para que os colaboradores tenham orientações sobre como proceder.

Por que ter um contrato com os Correios?

Afinal, ter um contrato com os Correios ajuda quem vende pela internet, como é o caso dos e-commerces e lojas virtuais.

Pois é preciso pensar que o produto a ser vendido tem que chegar em perfeitas condições no endereço do comprador, pois toda a experiência de compra importa para a boa reputação da marca.

Então, a questão da logística é essencial para seu negócio, pois o bom relacionamento com o cliente deve estar na sua pauta diária.

E, a escolha em fazer um contrato com os Correios vai depender de qual é seu produto, como as características, tamanho, peso, dentre outras.

Hoje, existem as transportadoras que fazem entregas também, embora conforme a realidade de sua empresa e volume de vendas, contratar esse serviço pode não ser vantajoso.

 

Afinal, vale a pena fazer um contrato com os Correios?

Para lojas virtuais menores, ter os Correios como opção de entrega é sempre uma ótima opção. Afinal, com distribuição nacional, sua loja conseguirá atender muito mais pessoas, o que é um atrativo e tanto!

Neste artigo de hoje, você aprendeu mais sobre o contrato com os Correios, se vale a pena, como fazer a parceria, custos envolvidos, vantagens, dentre outros fatores.

Agora você tem mais informações sobre o assunto e sabe avaliar se é uma boa opção para sua empresa ou e-commerce

Então, que tal conhecer agora a ferramenta para e-commerce Mercado Envios? Vale a pena conferir e entender como funciona o envio pelo Mercado Livre!

Nova call to action

Este texto foi escrito por Luiza Cristina Sousa.