Como um controle financeiro pode fazer a diferença na sua gestão

Por Miriam Barros

O sucesso de uma empresa começa com um bom planejamento e controle financeiro, pois ao realizar o acompanhamento de todos os registros de finanças realizados na organização, sem dúvida, é a chave do sucesso!

Isso porque auxilia a manter a saúde financeira saudável do negócio, criar novas estratégias, além de auxiliar em tomada de decisão mais assertiva sobre investimentos em novos equipamentos, como uma máquina para produzir estrutura metálica para telhado, por exemplo.

Assim, o controle financeiro serve como base para auxiliar os processos da gestão financeira nas organizações, logo, permite acompanhar o fluxo do que entra e o que sai, e prevenir a empresa de sofrer impactos em situações de imprevistos.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te explicar como um controle financeiro pode fazer a diferença na sua gestão. Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e fique por dentro de tudo!

New call-to-action

O controle financeiro registra todas as finanças da empresa

Um controle financeiro é imprescindível para garantir melhores resultados na empresa e ainda auxiliar na gestão de qualquer negócio.

Com isso, em uma fábrica de embalagens plásticas é possível registrar o que entra e o que sai da organização, a fim de obter um detalhamento eficaz para acompanhar o fluxo de caixa e fazer uma gestão assertiva.

Basicamente, é a ferramenta que auxilia um gestor a ter uma visão ampla das finanças da empresa de modo otimizado, além de garantir melhores resultados para a companhia.

O controle financeiro é fundamental para auxiliar a gestão e influência na lucratividade

Já parou para pensar como um bom controle financeiro pode impactar nos resultados da sua empresa?

Essa prática é considerada como a principal chave para gerar o sucesso organizacional, pois um gestor tem a visão ampla das finanças e assim, toma decisões assertivas para o melhor desempenho da empresa.

Dessa maneira, controlar as finanças é indispensável em qualquer negócio, seja em fábrica de placa de circuito impresso, prestadores de serviços, entre outros. Isso porque o processo envolve todas as finanças como:

  • Controle de caixa;
  • Controle de contas a receber;
  • Controle de estoques;
  • Controle de bancos;
  • Fluxo de caixa.

Logo, registrar todos esses processos podem fazer a diferença na gestão financeira, afinal, é possível obter uma visão detalhada de todos os fatores e a real situação da saúde financeira da organização.

Assim, o controle financeiro permite evitar desperdícios e solucionar os problemas para não impactar no capital, e também, realizar o gerenciamento dos orçamentos com mais assertividade.

Além disso, em caso dos resultados de metas e objetivos que não estão de acordo com o esperado em relação às finanças da empresa, um bom controle financeiro permite identificar as ações que geram esses impactos.

Portanto, por essas e outras razões, um controle financeiro pode fazer a diferença na gestão financeira, a fim de ocasionar melhores resultados devido aos detalhamentos das finanças para a tomada de decisões assertivas.

Então, não deixe de achar todos os fluxos financeiros do seu negócio, para auxiliar na gestão e, consequentemente, diminuir custos, desperdícios e conquistar a lucratividade!

Planilhas

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.