Como um bom controle financeiro pode impactar o seu negócio

Por Miriam Barros

É quase impossível que uma organização tenha sucesso no mercado, sem realizar um bom controle financeiro.

Não há dúvida que não aplicar essa prática pode impactar o seu negócio de modo negativo. Se você atua com estrutura metálica para telhado, produtos personalizados, entre outros segmentos, saiba que é indispensável controlar suas finanças.

Afinal, existem inúmeros processos empresariais, a maioria relacionado ao fluxo de caixa, ou seja, tudo que entra e o que sai da organização.

Dito isto, é imprescindível aplicar de modo correto o controle financeiro a fim de proporcionar uma boa saúde financeira do seu empreendimento e evitar impactos negativos.

Quer saber mais sobre o controle financeiro? Continue acompanhando este post e fique por dentro de tudo! Vamos lá?

A importância de realizar um bom controle financeiro

Se você ainda não sabe a importância de um bom controle das finanças do seu empreendimento, fique tranquilo, pois vamos te explicar!

Qualquer gestor que visa o sucesso organização, basicamente, visa o aumento de receitas financeiras, diminuição de custos, desperdícios e assim por diante.

Um mau controle e acompanhamento financeiro pode contribuir para gastos desnecessários e obter um melhor planejamento.

Neste contexto, imagine que você vende estruturas metálicas. Decerto, será necessário obter o controle do fluxo de caixa, além do controle de esquete, custos e afins.

Dito isso, um bom controle financeiro é essencial para conquistar melhor desempenho com bons planejamentos, proporcionar lucro e evitar dívidas empresariais. 

Confere Shop loja online grátis

Como um controle financeiro pode impactar o seu negócio?

Ao entender a importância de um bom controle de finanças no seu negócio, confira a seguir como essa prática pode impactar o seu negócio.

 

1. Controle do fluxo de caixa

Quer saber a situação da saúde financeira da sua indústria de martelete demolidor? O fluxo de caixa contribui para analisar os resultados e permitir tomadas de decisões assertivas no seu empreendimento.

Ou seja, um bom controle contribui significativamente para definir estratégias de acordo com as necessidades da organização, a fim de potencializar os resultados. 

Logo,é indispensável para as empresas manter a competitividade sem a necessidade de solicitar empréstimo, utilizar o capital de giro e entrar em endividamento.

 

Planilhas

 

2. Torna as decisões mais assertivas

Como já mencionamos anteriormente neste post, um bom acompanhamento das finanças possibilita que um gestor tome decisões estratégicas e assertivas na empresa.

Ter uma visão da saúde financeira através da análise do fluxo de caixa é primordial, por isso, as decisões de investimentos só serão tomadas se realmente houver necessidade.

Em meio aos imprevistos, as decisões também podem ser assertivas para obter melhor controle do fluxo de caixa e capital de giro.

 

3. Um bom controle financeiro influencia no planejamento da organização

Por fim, um bom controle das finanças de uma empresa influencia diretamente no planejamento estratégico e financeiro da empresa. 

Isso porque cada organização possui um objetivo, seja em relação a superar a concorrência no mercado, bater metas de vendas, entre diversas outras.

Contudo, planejar a longo prazo se torna possível ao ter ciência do cenário atual, a fim de estabelecer quais ações serão aplicadas para os investimentos durante o período estabelecido.

Agora que você sabe como um bom controle financeiro pode impactar o seu negócio, não deixe de aplicar as ferramentas para controlar o fluxo de caixa e capital de giro. Gostou do nosso post? Então, compartilhe com os seus colegas!

New call-to-action

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais