Declaração de conteúdo dos Correios e etiqueta de envio. Como fazer?

Por Miriam Barros

Se você está pensando em empreender, investindo em uma loja virtual, não tenha dúvidas: os Correios são um dos principais canais logísticos do país e determinantes para os resultados do e-commerce. Mas, para fazer um envio pelo sistema dos Correios, você precisará seguir alguns passos, incluindo, em muitos casos, o preenchimento da declaração de conteúdo e da etiqueta de envio de suas mercadorias. 

Se você ainda não conhece essas etapas ou tem dúvidas sobre como preparar esses documentos, esse post é ideal para você. Nele, você verá:

  • O que é uma declaração de conteúdo dos Correios;
  • Todas as etapas para preencher e anexar suas declarações;
  • Para que servem as etiquetas de envio.

Mas não é só isso! Separamos também algumas dicas para você otimizar as entregas e gerar ainda mais resultados para sua loja virtual!

Vamos lá?

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O sistema de envio dos Correios

Mas antes, que tal conhecer um pouco mais sobre o sistema de envio dos Correios

Antes de tudo, vale reforçar que os Correios são uma empresa pública responsável por todo o sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil.

Com uma história ampla, a companhia foi fundada oficialmente em 1663, com o título de Correio-Mor e sede no Rio de Janeiro.

Desde então, passou por diversas transformações e, em 1969, a companhia estatal passou a denominação atual – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Presente em mais de 5 mil municípios, além do envio de correspondências, a companhia é um importante meio de entregas para lojas físicas e e-commerces.

Para abarcar este amplo sistema de entrega, os Correios contam com uma estrutura de mais de 6 mil agências próprias e de 100 mil funcionários

No âmbito dos envios, basicamente, a logística dos Correios segue três etapas principais:

 

Passo 1

Na primeira etapa, a mercadoria, documento ou carta é acondicionada na agência dos Correios em que é recebida, através do remetente ou responsável pelo envio.

Nesta etapa são verificados os dados de preenchimento, é feita a selagem e, na maioria dos casos, a cobrança pelo envio no ato.  

 

Passo 2

Em seguida, o frete é destinado ao centro de tratamento responsável pela distribuição do envio até a cidade ou CT mais próximo do destino. 

 

Passo 3

Por fim, no último centro de distribuição, o objeto é entregue ao endereço do destinatário. 

Vale salientar que, além desses passos, o remetente terá que escolher a modalidade de entrega para o item destinado. 

Neste sentido, em relação aos modelos de envio, basicamente, os Correios contam com duas principais formas de envio:

 

SEDEX

O Sedex é o serviço expresso dos Correios e a opção mais ágil para lojistas e consumidores que desejam uma entrega de curto prazo.

Com prazos que variam de entregas na data da postagem até 5 dias úteis após o envio, o SEDEX, consequentemente, conta com precificações mais altas.

 

PAC

PAC é a sigla para (Prático, Acessível e Confiável), sendo hoje a modalidade mais em conta dentre os tipos de envio dos Correios.

É também a de maior abrangência e conta com prazos de entrega de até 10 dias úteis.

Vale salientar que, independentemente da modalidade, em muitos casos, será necessária a emissão de declaração de conteúdo e da etiqueta de envio dos Correios.

Vejamos então do que se tratam esses importantes documentos!

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O que é a declaração de conteúdo dos Correios?

Quando pensamos na logística de um e-commerce, é importante ficar atento para a questão burocrática e dos documentos que devem acompanhar os envios

Neste sentido, para toda entrega que não necessitar de uma nota fiscal, é obrigatório que seja anexada a declaração de conteúdo, que, basicamente, explicita:

  • Que a mercadoria em questão está isenta de ICMS e, portanto, não necessita de Nota Fiscal;
  • Os itens que estão sendo distribuídos;
  • Os dados de remetente e destinatário.

Quem pode utilizar a declaração de conteúdo?  

A declaração de conteúdo poderá ser utilizada por pessoas físicas que estão enviando uma mercadoria sem fins comerciais ou pelos Microempreendedores Individuais (MEIs).

Sobre os microempreendedores, vale salientar que eles estão isentos, conforme a legislação vigente, da necessidade de emissão de Nota Fiscal em vendas para pessoas físicas.

E isso vale, naturalmente, para os MEIs que possuem um e-commerce

De todo modo, em caso de dúvida, é sempre recomendado que o lojista consulte seu contador.  

Como fazer, preencher e anexar a declaração de conteúdo dos Correios

Há diversas formas de fazer e gerar uma declaração de conteúdo e uma etiqueta de envio para sua mercadoria, sendo as mais comuns:

  • De modo automatizado, através de uma plataforma de envio ou loja virtual;
  • Por meio de um modelo pronto de declaração de conteúdo em PDF ou Word;
  • Em geradores online de declarações.

Na hora de preencher sua declaração de conteúdo dos Correios, basicamente, você terá que seguir três passos principais:

 

Passo 1

Primeiro, registre os dados completos do remetente (o endereço fiscal de sua loja online, por exemplo) e do destinatário (seu cliente, pessoa física).

Não se esqueça de incluir, em ambos os casos:

  • Nome;
  • Endereço;
  • Cidade e Estado (UF);
  • CEP;
  • CPF ou CNPJ.

 

Passo 2

Em seguida, descreva objetivamente o conteúdo, ou seja, cada uma das mercadorias que estão sendo enviadas para o destinatário.

Também será preciso incluir os valores (no caso de um envio comercial feito por um MEI), a quantidade e o peso total dos itens. 

 

Passo 3

Finalmente, a declaração que informa que o conteúdo é isento de tributação e não necessita de Nota Fiscal é padronizada e assinada no fim do documento, que, como vimos, é obrigatório para todos envios de mercadorias dos Correios e também de outros canais logísticos. 

Anexando sua declaração de conteúdo

Mas onde devo anexar a declaração de conteúdo para um produto de meu e-commerce

A declaração de conteúdo deve ser fixada visivelmente na parte externa da embalagem ou pacote da mercadoria.

O mais comum é a utilização de sacos canguru, que são afixados com fita adesiva.

A importância da etiqueta de envio

Além da declaração de conteúdo, outro documento que faz parte do dia a dia de uma loja online é a etiqueta de envio. 

Também conhecida como etiqueta de frete, estes documentos são fixados no pacote em que será enviado a mercadoria e auxilia os entregadores e operadores logísticos (transportadoras, Correios, etc.) na localização do destinatário, de modo que não haja problemas na entrega. 

Na geração de uma etiqueta de envio, o lojista também poderá calcular preços de frete, escolhendo a melhor opção, conforme a necessidade de seu cliente.

Na etiqueta, constam informações gerais de contato e endereço do remetente (loja virtual) e do destinatário (cliente). 

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Bônus: 3 dicas para otimizar os envios de sua loja virtual

A logística é uma área fundamental para o sucesso de qualquer negócio, incluindo um e-commerce

Assim, antes de concluirmos, separamos três dicas que irão impulsionar as entregas de sua loja, melhorar a experiência de seus clientes e gerar mais resultados.

Confiram!

 

Invista em uma plataforma de loja online gratuita

Uma das vantagens do e-commerce é a possibilidade de dar tração para um negócio a partir de um baixo investimento inicial.

Para tanto, uma das alternativas consiste em investir em uma plataforma de loja virtual gratuita!

A Confere SHOP, por exemplo, é uma plataforma gratuita para lojas online com todos os recursos para a estruturação e otimização das vendas de seu e-commerce.

Confira os benefícios que a Confere oferece para você:

  • Você poderá fazer a distribuição de seus produtos nos principais canais logísticos do país, incluindo os Correios;
  • Contar com diferentes transportadoras e soluções para gestão de fretes como a Melhor Envio; 
  • Configurar uma loja com usabilidade e identidade visual atrativas;
  • Contar com os principais meios de pagamento do e-commerce;
  • Divulgar seus canais de contato nas redes sociais;
  • Dispor de ferramentas de gestão financeira, fluxo de caixa e conciliações bancárias.

 

Trabalhe com diferentes formas de distribuição

Além disso, é importante contar com diferentes opções de entrega para aumentar a satisfação de seus clientes e atender vários perfis de público.

Na Confere, seu cliente terá acesso a entrega por uma série de modelos de transporte, incluindo:

  • Motoboys;
  • Transportadoras;
  • Envios pelos Correios;
  • E até retirada em loja física!

Gere automaticamente suas etiquetas de envio e declarações

Para quê usar o Word ou tornar complexa a geração de uma declaração de conteúdo dos Correios?

Com a Confere, sua loja online poderá gerar declarações de modo automatizado e simples, sempre que finalizar um novo pedido.

A partir da integração com a Melhor Envio, também é possível gerar suas etiquetas de frete automaticamente. Tudo para facilitar sua gestão, visando novas vendas

Conclusão

Neste post, você pode perceber a importância da declaração de conteúdo e das etiquetas de envio e frete para uma loja virtual.

Principalmente para os microempreendedores individuais que estão começando um negócio digital, saber as etapas de preenchimento e de como anexar uma declaração são fatores decisivos.

Por sua vez, as etiquetas de envio são fundamentais para evitar contratempos em uma entrega e garantir a plena satisfação do seu consumidor.

Nesse sentido, seja via transportadora ou Correios, não deixe de ficar atento à declaração de conteúdo e as etiquetas, inclusive ao vender pela internet. Deste modo, você garantirá crescimento, segurança fiscal e padronização logística para o seu e-commerce

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Este texto foi escrito por João Barros.