Como começar uma loja virtual? Guia completo!

Por Miriam Barros

Abrir um negócio online é a iniciativa perfeita para quem quer lucrar muito sem ter que trabalhar oito horas por dia para uma empresa. Para começar uma loja virtual que mudará a sua vida em 2022 é preciso entender e seguir alguns passos essenciais para ter sucesso. 

Já está a tempos com a ideia de começar uma loja virtual, mas não sabe nem por onde começar? 

Veio ao lugar certo! As compras online já são uma realidade na nossa vida e mesmo com a concorrência acirrada, você pode começar a sua agora mesmo e tornar um negócio de sucesso.

Neste texto vamos explicar tudo! Diremos quais são todas as etapas essenciais para quem quer começar sua própria loja virtual e as ferramentas necessárias para tornar seu sonho realidade. Confira!

Panorama do mercado digital 

Além dos pontos apresentados anteriormente, o cenário do mercado eletrônico está promissor para quem deseja começar a empreender online ou trabalhar em formato híbrido em 2022.

Numa retrospectiva do comércio eletrônico ao longo dos anos, podemos dizer que 2021 foi um ano de muitas transformações. 

Em primeira instância, as mudanças no perfil do consumidor e na forma de comprar fizeram o e-commerce brasileiro bater recordes.

Uma pesquisa da eMarketer anterior a pandemia, já apontava o Brasil como o segundo no ranking de países com maior crescimento previsto para o e-commerce.

Ainda em 2019, o crescimento do comércio digital no país apresentava dados relevantes. As vendas online tiveram um faturamento de R$ 61,9 bilhões.

Já em 2020, o mercado digital fechou com um índice de 73,88% de crescimento. 

Com os dados do primeiro semestre de 2021, temos também recordes: aumento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Por sua vez, a Statista prevê um faturamento de US$ 5,6 bilhões no comércio eletrônico do país, com crescimento estimado de 7,25% entre 2021 e 2025. 

Projeta-se ainda uma receita aquecida de US$ 7,4 bilhões no fim deste período.

Esses dados mostram a transformação que o varejo está vivenciando e como a presença online é fundamental para atrair clientes, aumentando as oportunidades de negócio.

Com esse ambiente e previsões promissoras, elaborar estratégias para abrir uma loja, é uma das maneiras mais eficientes de explorar o potencial do e-commerce.

Porque você deve criar uma loja virtual?

Se você ainda está em dúvidas se realmente deve abrir uma loja virtual, principalmente com tanta concorrência, vamos listar algumas vantagens desse formato e porque você deve apostar nele.

A primeira vantagem, sem dúvidas, é o custo. No ambiente online, você corta muitos custos e burocracias de uma loja física. Afinal, é preciso um espaço para funcionar, funcionários, pagamentos de taxas municipais, etc.

Além do menor custo, também é possível começar sua loja com pouco investimento e produtos, com altas perspectivas de crescimento, isso porque as vendas não ficam limitadas a um lugar só.

Os custos com marketing e divulgação também podem ser menores se você souber usar as ferramentas certas e estratégias de alcance orgânico.

Hoje as redes sociais oferecem espaços exclusivos para lojas exporem seus produtos, como o Instagram Shopping (vamos falar disso mais à frente).

O que é preciso para começar uma loja virtual?

Antes de colocar sua loja no ar, é preciso dar atenção a algumas coisas para fazer tudo certo e não ter dor de cabeça no futuro.

Primeiro de tudo é o plano de negócio, que é onde você irá descrever todos os detalhes da sua loja, como os objetivos a serem alcançados e uma análise do mercado que você entrará.

Depois, é preciso também se preocupar em criar uma identidade visual que seja bonita e fácil de ser identificada. Você pode fazer contrato com um designer ou com a ferramenta Canva, que possui algumas opções já prontas, onde só basta você ir e alterar.

Detalhamos a seguir os primeiros passos que um empreendedor precisa passar para criar uma loja virtual.

 

Definição do que que irá vender

Existem vários tipos de produtos que podem ser comercializados em um e-commerce. E para definir seu portfólio, é preciso pensar em algumas questões, tais como:

  • O que eu poderia revender?
  • Quem seria meu fornecedor? 
  • Qual produto tem maior custo-benefício?
  • Qual produto, na venda mínima, conseguiria manter os custos da loja/produção?

Estas são algumas perguntas que podem te ajudar na definição do produto, estratégia de marketing e até na esfera logística.

 

Planejamento financeiro

De modo objetivo, o planejamento envolve a análise de todo o contexto financeiro de uma empresa: suas entradas, saídas, potenciais faturamentos e potenciais gastos. 

Em outras palavras, estamos falando de uma etapa decisiva da gestão financeira.

A partir disso, pode-se prever, por exemplo, quanto é preciso vender para manter a viabilidade econômica de um negócio ou mesmo estratégias para a redução de custos.

Deste modo, o gestor consegue elaborar ações que darão suporte às decisões tomadas no planejamento.

Para ser bom e eficiente, o planejamento deve ser contínuo, amplo, e nenhuma das operações essenciais da gestão financeira podem ser esquecidas, como a precificação de produtos e ou a gestão das contas a pagar e a receber.

Quanto você deve investir ao começar sua loja?

O investimento inicial depende de muitas variáveis. A primeira delas é a plataforma escolhida, que existem de todas as formas e preços diferentes. 

É uma escolha que deve ser feita com muito cuidado, já que onde toda sua operação estará concentrada.

É possível encontrar opções com custo muito baixo, como Wix, Duda e também pelo Wordpress, que vamos explorar melhor mais a frente. Ao fazer a escolha, fique de olho em algumas coisas:

  • A capacidade de tráfego mensal;
  • Como integrar opções de pagamento;
  • Segurança do site;
  • Opções de atendimento (comentários, chat, etc).
  • Sim, é melhor fazer um investimento inicial em uma plataforma 100% confiável para evitar problemas no futuro.

Ao escolher a ferramenta, você também deve comprar o domínio da loja, que deve ser curto e fácil de lembrar. Você pode comprar pelo Registros.br, por exemplo. 

Vale lembrar de verificar se o nome também está disponível nas redes sociais.

Falando em redes sociais, também é preciso se preocupar como irá expor os produtos, não é mesmo? Invista também em boas fotos e uma montagem para trazer a experiência do produto para o cliente logo de cara.

Agora sobre preços e formas de pagamento, você decide! Mas calcule com calma para garantir uma boa margem de lucro para garantir um crescimento sustentável do seu negócio.

Porém, mais do que dinheiro, você também deve investir tempo e dedicação!

 

Como sair na frente da concorrência? Fazendo seu plano de negócio

Na internet, você concorre com milhares de outras lojas, o que parece algo bastante negativo para quem está começando, mas como dissemos acima, é preciso fazer um plano de negócio antes de começar e isso irá te ajudar a sair na frente da concorrência!

Não é incomum ver empreendedores com dificuldades nos primeiros meses de negócio por terem planejado corretamente. 

Por meio do plano de negócio, você terá todas as informações necessárias sobre seu nicho, produtos, serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e principalmente, entender os pontos fortes e fracos da sua loja.

Vale reforçar que o plano de negócio é essencial tanto para quem está começando quanto para quem pretende expandir seu negócio, que não ficará à prova de erros e riscos, mas com certeza ajudará a diminuir as incertezas sobre sua loja.

Outros benefícios do plano de negócio são:

  • Organiza todas as ideias sobre a sua nova loja;
  • Ajuda na expansão;
  • Apoia toda a organização e administração do negócio;
  • Facilita a comunicação entre parceiros e sócios;
  • Para montar seu plano de negócio, abra um documento no Word ou Google Docs e detalhe os seguintes pontos.

 

Sumário executivo

O sumário executivo dá uma visão geral sobre seu negócio e seus planos. Vem sempre em primeiro lugar, mas o recomendo é escrevê-lo por último (parece contraditório, mas vamos explicar).

Essa parte deve incluir:

  • Uma descrição completa da sua loja é o principal diferencial dela.
  • A missão do seu negócio;
  • Descrição do seu perfil como empreender;
  • Quais serão os produtos e os principais benefícios;
  • Quem é o público-alvo da sua loja;
  • Investimento inicial.

 

Visão geral do negócio

Aqui, é detalhado mais sobre a proposta de valor. Primeiro, é colocado qual a necessidade do mercado e como sua loja ajuda a resolver este problema, apresentando a solução encontrada.

Também é detalhado sobre o mercado e o cliente ideal. Se você tem uma loja de vestidos de noiva, por exemplo, não adianta ter como cliente ideal toda mulher que está noiva.

É preciso especificar se são mulheres que procuram vestidos de luxo, vestidos mais baratos, etc.

É nessa parte que você também conhece mais sobre seus concorrentes. Pesquise e selecione seus principais concorrentes, como eles atuam no segmento, como divulgam os produtos, quem são os clientes etc. 

Se não conhece nenhum concorrente, abra o Google e vá pesquisando ou pergunte a conhecidos se conhecem lojas parecidas.

Procure principalmente por lacunas nos concorrentes. Veja no que eles estão falhando e como sua loja pode cobrir. Todo mundo tem pontos fortes e pontos fracos.

 

Plano de marketing

O marketing é o coração de todo negócio. Afinal, sem uma estratégia de marketing sólida, como gerar vendas no mundo virtual?

A primeira parte do seu plano de marketing e vendas é a declaração de posicionamento. Ou seja, como sua loja irá se apresentar para os clientes. 

Qual é o preço mais baixo do mercado? Ou produtos premium, que não serão encontrados em qualquer loja? Ou que você oferece algo que seus concorrentes não tem?

Antes de definir seu posicionamento, tire um tempo para responder às seguintes perguntas:

  • Quais são os benefícios que sua loja possui e seus concorrentes não?
  • Quais são as principais necessidades e desejos dos seus potenciais clientes?
  • Como seus concorrentes se posicionam?
  • Porque o potencial cliente deve escolher você e não a outra loja?

Com essas perguntas respondidas, agora é hora de colocar seu posicionamento em todos os lugares possíveis: no seu e-commerce e nas redes sociais.

 

Plano de vendas e promoção da sua loja

Com o posicionamento resolvido, é hora de pensar em como vender seus produtos. Não basta colocar no e-commerce e esperar as vendas caírem do céu. 

Vender envolve muito mais que isso. Você precisa saber como e onde se comunicar com seus potenciais clientes.

E outra coisa importantíssima é definir os preços dos produtos, como já dissemos mais cedo. Calcule o preço que irá cobrir seus custos e que seja atrativo para o cliente final.

Recado importante: continue com a gente que vamos ensinar mais à frente como criar um plano de marketing completo para ajudar nas suas vendas!

 

Escolha os seus fornecedores

Imagine o quão ruim seria encomendar uma quantidade grande de produtos, ter clientes esperando para comprar, mas não conseguir efetivar as vendas devido a demora de entrega dos fornecedores

Por isso escolher quais serão os seus fornecedores com cuidado é essencial para começar uma loja virtual com sucesso. 

Pesquise quem poderá atender a sua loja melhor, além disso entenda também quais são as condições de pagamento de cada fornecedor, os prazos de entrega e qual a sua reputação no mercado. 

Além disso, não deixe de verificar qual a qualidade do produto vendida por aquele fornecedor, pois após a compra os seus clientes avaliaram a sua empresa também pela qualidade da sua mercadoria.

Outro ponto importante aqui também é não deixar verificar se o fornecedor oferece bom suporte para os seus clientes

Isso acontece porque de nada adianta você encomendar produtos de qualidade, receber um prazo de entrega e quando esse chegar não ter nenhuma resposta do seu fornecedor. 

 

Escolha entre marketplace e estrutura própria

Para as pessoas que vendem exclusivamente online, existem duas possibilidades. A primeira é a criação de uma estrutura própria de vendas e a segunda é o uso de plataformas para e-commerce

Para quem escolher ter uma estrutura própria de vendas há a possibilidade de começar a sua própria estrutura de vendas do zero. 

Ou seja, você não ficará refém da infraestrutura da plataforma e assim poderá definir o design da loja, além de decidir valores em taxas, formas de pagamento e estrutura do SAC. 

Porém, se você não se sente seguro ou não tem tempo para investir na criação de uma estrutura completa para a sua loja, uma ótima opção são as plataformas de e-commerce

Essas já apresentam todas as ferramentas mencionadas acima prontas e o vendedor somente precisa adicionar todas as informações. Apesar da vantagem, essas cobram taxas dos vendedores e limitam as formas de pagamento e entrega. 

 

Escolha em qual plataforma você venderá

Se você escolheu começar loja virtual em uma plataforma de e-commerce, nesse momento precisará analisar todas as opções disponíveis para definir qual a melhor para o seu negócio. 

Sendo assim, é preciso que a plataforma tenha os seguintes componentes para ser adequada: 

  • Ter um setor de organização das formas de pagamento e entrega;
  • Ter SAC 24 horas;
  • Permitir o cadastro e a inclusão de produtos;
  • Gerenciar estoque e preços;
  • Proteger as informações pessoais dos clientes e garantir a segurança no envio dessas informações.

Caso você queira personalizar a sua loja com mais ferramentas, ter atendimento mais personalizado e outras vantagens, vale a pena investir e criar sua conta em uma plataforma própria.

Caso não seja possível investir em uma estrutura paga, há (poucas) opções de plataformas gratuitas que oferecem suporte base para ter sucesso em seu negócio.

Uma das opções é a Confere Shop, onde você consegue montar sua loja online em apenas 3 minutos e de graça. 

Ou seja, sem mensalidades! Além disso, você tem a opção de integrar sua loja virtual com Instagram, Google e Facebook, o que é essencial para divulgar seus produtos nessas plataformas.

É bem simples: você cadastra seus produtos em categorias variadas, pode também montar kits promocionais e ações para sua loja. O próximo passo é configurar o frete e envio, onde você terá várias opções e agora só montar sua lojinha e vender em todos os lugares que quiser.

Conheça mais sobre a Confere Shop e comece já sua loja virtual!

 

Invista em páginas rápidas e responsivas

Páginas responsivas são aquelas que se adequam a todo tipo de dispositivo pelo qual for acessada, garantindo uma boa visualização das informações do site.

Também é importante considerar o tempo de resposta, ou seja, até carregar todos os elementos (textuais e imagéticos), para melhorar a experiência do cliente.

Para você ter uma ideia, em celulares, 53% dos usuários abandonam o site se levar mais de três segundos para carregar. 

No desktop esse tempo é ainda mais curto: 87% das pessoas saem se o carregamento levar mais de dois segundos.

E porque esses pontos são importantes para o SEO? Porque os mecanismos de busca levam em consideração o engajamento do site, fator que indica a relevância de sua loja online

Logo, caso os visitantes não fiquem na página, menos engajamento ele terá e seu site será prejudicado no ranqueamento.

Consequentemente, sua loja virtual pode perder vendas e impactar negativamente na saúde financeira do negócio.

Para verificar a velocidade do site, o PageSpeed Insights do Google é uma ótima ferramenta. Ele indica o tempo e quais erros estão deixando seu site mais lento.

Algumas dicas para melhorar o tempo de carregamento:

  • Simplifique os elementos e minimize as requisições HTTP;
  • Reduza o tempo de resposta do servidor;
  • Ative a compressão e o caching de navegador;
  • Minimize recursos;
  • Otimize imagens, especialmente para páginas com muitas fotos de produtos;
  • Reduza o número de plug-ins e redirecionamentos.

 

Analise seus concorrentes

Não basta somente analisar o seu público-alvo e entender quais são as suas necessidades. É preciso também avaliar quais são as lojas que são concorrentes para o seu negócio. 

Desse modo, você entenderá quais são os pontos fortes e os que podem ser melhorados em seu negócio a partir da concorrência de mercado.

Aqui é importante dizer que não há necessidade de copiar o que os concorrentes estão fazendo. A pesquisa serve como base para entender o quanto o seu negócio está adequado ao mercado que vende os mesmos produtos que você. 

Além disso, caso encontre algumas lojas que vendem o mesmo produto por um preço muito mais alto ou baixo não pense em subir ou abaixar os valores do seu sem estudos. 

É certo que um dos componentes que ajudam a definir os valores do seu produto é o valor de mercado, entretanto esse não deve ser o único e deve ser usado somente como parâmetro para que seja cobrado um valor justo do cliente final.  

 

Entenda qual a legislação para e-commerce 

Além de todas as etapas descritas acima, é essencial entender qual a legislação vigente para e-commerce no Brasil. 

Desse modo você poderá regularizar a sua empresa de forma adequada e assim não correr risco de pagar multas ou outras sanções. 

Para comércios que funcionam totalmente online, a Lei do E-commerce (Decreto 7.962/13) deve ser seguida. Ela obriga que informações como a razão social, o endereço físico, CNPJ, telefone, formulário de contato e e-mail estejam claros no site. 

Além disso, na página de cada produto é primordial que todas as informações estejam claras. 

Assim, é preciso que estejam detalhadas as medidas e material de fabricação do produto. Também precisam ser detalhadas as opções de pagamento (parcelamentos e juros) e os prazos de entrega. 

Por fim, na modalidade e-commerce, o cliente pode se arrepender em até sete dias após a entrega da compra. 

Desse modo, ele pode devolver o produto sem custo nenhum, sem apresentar nenhuma justificativa desde que o produto esteja em perfeito estado. 

 

Crie um CNPJ

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, ou CNPJ, é um registro que se assemelha a uma certidão de nascimento, só que para empresas (virtual ou estabelecimento físico). 

Neste sentido, o registro, então, comprova que a empresa existe de fato. Porém, isso não significa que ela pode começar a operar.

Para tal, deve ser feito o registro legal da loja na Junta Comercial do estado ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica.

O registro público da empresa garante alguns direitos, benefícios voltados para incentivar o empreendedorismo, assim como deveres.

O CNPJ, deste modo, garante aos clientes, fornecedores e parceiros a legitimidade legal, pois compras, vendas, notas fiscais e taxas são registradas a ele.

Como mencionado, há os incentivos governamentais, como redução de impostos e acesso a crédito.

Sem o devido registro, sua loja virtual seria um fantasma para o Estado, e perderia as transações por desconfiarem de uma possível fraude ou mesmo de uma improbidade fiscal. 

Além de não conseguir emitir notas fiscais e parcerias com transportadoras, que exigem o documento, por exemplo, e estar exposto a multas entre outras sanções.

Outro caminho ainda mais simples para ter o CNPJ de sua loja é via MEI, que conta com um modelo simplificado para certificação de seu negócio, valendo muito a pena para pequenos e-commerces. 

Quer saber mais? 

Acesse esse artigo com um Guia Completo de Como abrir um MEI.

 

Cuidado com o visual. A primeira impressão é a que fica!

Já falamos aqui, mas não custa reforçar: todo cuidado é pouco quando se trata do visual da loja e de como irá expor os produtos. 

A primeira impressão é a que fica e o visual faz toda diferença para gerar vontade de comprar algo.

Por isso, quem empreende com e-commerce precisa sempre prestar atenção com a estética, assumindo um pouco do cargo de diretor de arte para si. Pense também nas cores para criar um visual coeso e bonito.

Essa parte é essencial também para o marketing da sua loja. Afinal, você deve sempre se destacar da multidão, certo?

Criando um plano de marketing completo para sua loja virtual

Depois de deixar pronta toda a estrutura da sua loja virtual, chegou o momento de a tornar conhecida e lucrativa! Para isso você pode investir em marketing digital

Embora esse segmento do marketing seja muito difundido atualmente, ele ainda não é bem conhecido e utilizado pelas empresas que desejam marcar a sua presença online e assim adquirir mais clientes. 

Sendo assim, podemos dizer que o marketing digital é a divulgação de marcas e produtos realizada totalmente online. 

Ao contrário da publicidade tradicional, em que as empresas pagavam por espaço para anúncios e não conseguiam comunicar-se diretamente com os clientes, com o marketing as empresas conseguem atingir efetivamente o seu público-alvo. 

Sendo assim, podemos citar como benefícios do os seguintes pontos:

  • Interatividade: é possível realizar campanhas e acompanhar em tempo real qual a sua reação por meio de comentários, número de curtidas e opiniões deixadas pelos seguidores;
  • Análise e mensuração: ao realizar campanhas de marketing online é possível a obtenção e análise de dados por meio do ROI (Retorno Sobre investimentos) e o CAC (Custo e Aquisição de Clientes).
  • Mais oportunidades: não importa qual o tamanho da empresa, com o Marketing Digital qualquer uma pode realizar campanhas de ótimo alcance.
  • Direcionamento: ao usar a internet para realizar campanhas é possível para a empresa direcionar a sua campanha especificamente para o seu público-alvo e assim a tornar mais efetiva. 

 

 Como realizar estratégias de marketing digital para lojas virtuais?

Como foi dito anteriormente, todas as empresas, de todos os portes, podem realizar estratégias de marketing. Sendo assim, começar a investir em estratégias para tornar a sua loja conhecida é possível investir nas seguintes estratégias:

 

Inbound marketing

Sinônimo de marketing de atração, o inbound marketing refere-se à criação de uma estratégia em que o objetivo não é encontrar pessoas que podem comprar do seu negócio, ao contrário a estratégia busca fazer com que o público-alvo encontre o seu negócio.

A maneira mais comum de colocar em prática uma estratégia de inbound é através da nutrição de e-mail. Por exemplo: uma loja tem um pop-up exclusivo, onde oferece um desconto em troca do contato da pessoa. Ao se cadastrar para ganhar o desconto, a pessoa se torna um lead.

Esse leads vai receber conteúdos estratégicos da loja, incentivando ele a comprar pela primeira vez ou comprar mais vezes.

Ou seja, ele foi atraído por um desconto e se tornou um potencial comprador. Com essa estratégia, você consegue contatos mais qualificados para se tornarem clientes.

 

Marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo tem como objetivo fazer com que sua marca esteja presente no ponto certo da jornada de compra do seu cliente. 

Para isso, o objetivo é produzir conteúdo de qualidade para educar os internautas em relação às funcionalidades do seu produto, mesmo que ele não queira comprar no momento. 

Isso para que, quando ele se tornar cliente, lembre-se de sua loja. O marketing de conteúdo é normalmente realizado em blogs, e-mail e redes sociais.

Qual a importância dessa estratégia? Educar cada vez seus clientes e se tornar uma fonte confiável no seu nicho. Assim, quando alguém precisar do produto que você vende, irá se lembrar da sua loja.

 

SEO

O SEO é a estratégia para direcionar tráfego para a sua loja. É uma estratégia que traz resultados a médio/longo prazo, mas com resultados duradouros e poderosos. Muitos associam SEO a blog, mas é totalmente possível aproveitar essa estratégia para otimizar sua página inicial e as páginas de produtos.

Segundo levantamento da Backlink, os três primeiros resultados (sites) em pesquisa no Google recebem cerca de 75,1% do total de cliques da internet.

Dessa forma, otimizar sua loja virtual para SEO significa investir para que ganhe mais visibilidade se destacando nas pesquisas, aumentando o tráfego do site e as vendas online

Vale destacar que esse posicionamento é orgânico: ou seja, além de aumentar as chances de sucesso da sua loja, você economizará recursos com mídias pagas.

Algumas dicas para aproveitar o poder do SEO:

  • Crie títulos das suas páginas de acordo com as palavras-chaves selecionadas. A sua página principal deve ter a palavra-chave principal do seu negócio. Exemplo: “Noiva Especial - Aluguel de vestidos de noiva de luxo”;
  • Coloque boas descrições dos produtos internamente e externamente, também com palavras-chaves. (conhecida como meta descrição);
  • Otimize as imagens para que elas apareçam no Google Imagens;
  • Crie URLs amigáveis e curtas, para os mecanismos de buscas entenderem do que a página se trata.
  • Coloque avaliações de clientes, isso ajuda na construção de autoridade da sua loja.

 

Entendendo melhor a palavra-chave

Quando se trata de SEO (para qualquer plataforma, incluindo uma loja online), a palavra-chave deve ser a primeira a ser pensada. 

Afinal de contas, é por meio dela que o Google – e outros mecanismos de busca – acham sua página e indicam aos usuários.

Sendo assim, definir uma estratégia para as palavras-chaves e suas disposições dentro do site é um passo primordial. 

Primeiramente, você precisa entender quais termos se encaixam mais com o seu produto ou serviço, assim como, o comportamento dos consumidores.

Para isso, é possível utilizar ferramentas online para analisar quais termos são mais buscados, e quais possuem maior volume de páginas.

Podemos citar o Search Console, SEMRush, Keyword Planner, Ubersuggest, ou até mesmo pesquisando pelo Google.

Lembre-se também que sua loja online está competindo com diversos outros no universo da otimização de SEO para um bom rankeamento digital.

Deste modo, vale entender os dois tipos existentes de palavras-chave: as head tail e as long tail. 

Basicamente, o primeiro termo significa o uso de palavras curtas e genéricas, enquanto o segundo é relativo a termos mais específicos.

Na prática, “cosmético” seria um termo genérico, pois não especifica a finalidade e nem características. Logo, nas pesquisas, seria mostrado um volume bem maior de resultados.

Já “cosmético para o rosto”, seria mais específica, disputaria em menor volume e seria indicada para pessoas que já sabem o que querem.

Portanto, pense em estratégias, e se seria mais vantajoso competir com um volume maior ou menor de links

Vale pontuar que 70% de todas as pesquisas online são de long tail. Além disso, essa prática ajuda também os usuários a entender o que sua loja oferece.

Após entender e planejar quais termos serão usados, o segundo passo consiste em inseri-los ao longo dos seus anúncios de produtos.

Cada título de página, descrição de produtos, precisa de uma palavra-chave diferente. 

Isso ajuda o SEO a posicioná-las nos resultados dos mecanismos de busca e, consequentemente, dar mais destaque para sua loja online.

Tente diversificar os termos entre as páginas da sua loja virtual, assim, você aumenta as chances de sair nas pesquisas.

Por fim, estas são as partes importantes para destacar palavras-chave:

  • URL (amigáveis, descritivas, curtas, diretas e compreensíveis);
  • Títulos das páginas;
  • Meta títulos (títulos das páginas no buscador);
  • Descrição dos produtos dentro da loja;
  • Meta descrições (descrições das páginas no buscador);
  • Nome dos arquivos das imagens (texto alt - texto alternativo, legenda e títulos).

 

Colaborações com Influenciadores

O marketing de influenciadores permite que você aproveite a relevância dessas pessoas para ajudar sua marca a crescer. Isso ajuda principalmente no início, quando você tem um público pequeno e deseja crescer de forma rápida.

De início, procure por influenciadores pequenos para fazer as parcerias, que costumam sair bem mais barato. Verifique também a taxa de engajamento desses influenciadores para não investir à toa.

Anúncios Pagos

Outra forma de crescimento mais rápida é através dos anúncios pagos. Embora exija um investimento alto, se bem feito, é algo que gera bastante retorno.

O Facebook (que também é o Instagram) é a maior fonte de receita para lojistas. Mas, para chamar atenção do público, é preciso ser bem criativo nos anúncios. 

Para pegar inspirações, utilize o Facebook Ad Library e Instagram for Business, que mostram anúncios de várias empresas.

A dica de ouro para lojas virtuais é fazer anúncios de remarketing, já que a grande maioria dos seus visitantes não se tornaram clientes. 

No Youtube, você encontra diversos tutoriais que explicam como fazer anúncios de remarketing e como instalar o Pixel do Facebook e do Google na sua loja!

 

Redes Sociais

Fazer marketing nas redes sociais não se resume a postar uma foto por dia e só. Cada plataforma possui um público específico, mas para lojas virtuais é recomendado se concentrar na qual seu público-alvo se encontra.

Nesta seara, uma pesquisa recente constatou que 54% dos consumidores seguem nas redes sociais os perfis das marcas preferidas e 21% buscam essas páginas antes de comprar.

Outra informação relevante é que 80% dos consumidores costumam ler as postagens de outros seguidores antes de efetuar uma compra pela primeira vez. 

Também é significativa a constatação de que 71% confia plenamente nas avaliações de outros clientes.

Assim, estar presente nas redes sociais, Facebook, Instagram, TikTok, faz toda diferença para gerar tráfego para o seu site, e aumentar conversões.

Outra rede interessante é o Pinterest. 85% dos usuários da plataforma visitam o site antes de iniciar novos projetos.

Segundo estudo do CETIC.BR, 57% das empresas pesquisadas utilizam as redes para realizar vendas online. 

E neste contexto, o Instagram se destaca, ao liderar o comércio nas redes sociais.

Conforme dados divulgados pela própria plataforma, 70% dos consumidores dizem procurar compras no Instagram, enquanto 52% já compraram a partir de descobertas na rede.

Outra pesquisa recente constatou que 54% dos consumidores seguem perfis das marcas preferidas, e 21% buscam essas páginas antes de comprar.

 

Bônus: crie uma loja online gratuita!

Geralmente se recomenda o uso de diferentes canais para maiores chances de sucesso no e-commerce, incluindo:

  • Vendas nas redes sociais;
  • Site próprio da loja;
  • WhatsApp Business;
  • Grupos e anúncios em veículos digitais;
  • Marketplaces;
  • Plataformas de loja virtual.

 

Sobre as plataformas do e-commerce, a vantagem consiste em poder controlar as entregas, cálculo de frete, gestão de produtos e atendimento em uma única interface. 

Na Confere SHOP, por exemplo, além de poder criar sua loja em poucos minutos, você tem acesso a todos os recursos para a estruturação e otimização das vendas de seu e-commerce sem pagar nada por isso!

Confira os benefícios que a Confere oferece para você:

  • Você poderá fazer a distribuição de seus produtos nos principais canais de logística do país;
  • Configurar uma loja com usabilidade e identidade visual atrativas;
  • Contar com os principais meios de pagamento do comércio virtual;
  • Divulgar seus canais de contato nas redes sociais;
  • Dispor de ferramentas de gestão financeira, fluxo de caixa e conciliação bancária e de cartões.

Ficou interessado? Temos certeza que, agora que você já sabe os principais passos para abrir sua loja virtual, suas chances de sucesso se multiplicarão!