Conheça mais sobre o Customer Success e como ele pode transformar a sua empresa

Por Miriam Barros

Antes de entender o porquê você deve implantar o Customer Success em sua empresa, é necessário entender o que é o CS e como ele pode te ajudar a reter seus clientes e elevar a sua receita.

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O que é Customer Success?

Costumam dizer por aí que Customer Success ou CS é um departamento dentro de uma empresa focado em melhorar a vida do cliente por meio de serviços oferecidos e um atendimento customizado. Porém, essa definição está certa apenas em partes.

Como o próprio nome sugere, CS é responsável pelo ‘sucesso do cliente’. Ou seja, é mais que um departamento focado em realizar atendimento ou suporte ao cliente, é parte da filosofia de uma empresa, que coloca seus consumidores em primeiro plano, sempre.

As principais funções do CS são:

  • Consultoria: com conhecimento profundo do seu mercado, o profissional ajuda os clientes a tomarem as decisões mais assertivas de acordo com o seu projeto e investimentos;
  • Reduzir a taxa de churn: o objetivo é guiar o cliente ao sucesso. Então, se isso ocorre, os clientes tendem a permanecer na casa por mais tempo e comprar mais;
  • Acompanhar o ciclo de vida dos clientes: este acompanhamento é feito para gerar engajamento entre as duas partes e assim entender melhor os clientes para que a progressão do projeto ocorra;
  • Onboarding: ele é feito para assegurar que os clientes tenham a melhor experiência possível com seus produtos ou serviços contratados. Isso inclui contato frequente a fim de receber feedbacks e também a disponibilização de materiais como FAQs, manuais ou até conteúdos explicativos.

Quais são os principais benefícios de aderir à filosofia Customer Success na sua empresa?

Pois é, ninguém implementa um processo ou metodologia em uma empresa se junto dela não vier a possibilidade de resultados.

Pense bem, o cliente é o bem mais valioso de uma empresa, afinal, sem ele é impossível as portas continuarem abertas, não é mesmo?

Agora, se o CS prioriza o cliente, obviamente traz consigo inúmeras vantagens. Sendo as principais:

Proximidade com o cliente

É justamente para isso que o CS existe!

Colocar o cliente como prioridade fará com que ele se aproxime, sinta-se  satisfeito e ainda recomende o seu serviço.

Ter uma boa relação com o seu cliente fará com que ele ‘seja fiel’. Ou seja, sempre procurará pela sua empresa antes de pensar em comprar do concorrente.

Inovação

Investir em CS significa também estar à frente da concorrência.

O conceito desenvolvido por Lincoln Murphy embora já tenha adeptos no mundo inteiro, é relativamente novo aqui no Brasil, o que significa que: nem todos andam valorizando os clientes, hein?

Pois é…

Aqui no país, a Doutores Da Web é uma das empresas que já incluiu o CS nos seus planos há um certo tempo.

A Doutores da Web é uma empresa de Marketing Digital que está no mercado há mais de 10 anos e é conhecida por ter fundado o MPI, metodologia desenvolvida para posicionar empresas nas primeiras posições do Google.

Segundo o próprio site da Doutores da Web, a empresa já conta com mais de 2 mil clientes que adotaram o MPI em seus negócios, uma marca e tanto para quem tem pouco mais de 10 anos de história.

Depoimentos dos clientes da Doutores da Web.

Melhoria do serviço

Se a sua empresa está disposta a ouvir a engrenagem mais importante dela (o cliente), ela consequentemente irá melhorar o serviço oferecido.

Levar em consideração os apontamentos do cliente é a melhor maneira de saber o que ele realmente necessita e como entregar isso efetivamente. Além disso, a ideia é compreender cada caso como único (até porque é) e oferecer soluções ou ações específicas a cada um.

Customer Success é o caminho mais viável para levar sua empresa a outro patamar

O exemplo da Doutores Da Web citado no conteúdo prova como a mentalidade CS pode proporcionar feitos grandiosos a uma empresa, independente do segmento em que ela atua. 

Investir em CS são traz vantagens! Veja só: se toda empresa precisa de clientes, por que não propor a eles a melhor experiência possível e que seja capaz de levá-los ao sucesso? 

Pois é, conceito inovador, o CS é uma excelente estratégia à empresa quer quer fidelizar seus clientes, atrair novos e assim se consolidar no mercado.

Quer saber mais? Conheça os canais da Doutores da Web: Site, Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e LoveMondays

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