Como a decoração pode influenciar o ambiente empresarial

Por Miriam Barros

Esqueça aquela velha história de que as corporações não podem investir em tendência de decoração, já que precisam mostrar credibilidade. A verdade é que sim, é possível inovar e mostrar seriedade. 

Com um pouco de criatividade, bom gosto e muita personalidade, é possível desenvolver um ambiente referência, também no ramo da decoração. 

E as vantagens não param por aí, viu? Mais do que algo criativo, a decoração pode gerar qualidade de vida e ajudar a administrar o espaço, por isso é um tema tão debatido nos últimos anos. 

Por isso, vamos apresentar a importância do conceito do dia a dia e como isso pode influenciar na qualidade de vida. Vamos lá?

Demonstração Confere

Qual a importância da decoração?

Infelizmente, as pessoas ainda tem uma ideia equivocada de que a decoração só é destinada apenas para quem tem dinheiro.

Inclusive, muitos empreendedores deixam de investir em tendências pois acham os custos desnecessários. 

É fato que um ambiente agradável desperta muitas sensações a equipe e visitantes. É possível promover aconchego, praticidade, convivência, produtividade e lazer. 

Sendo assim, um profissional qualificado consegue analisar a sua necessidade e foca na mistura bem dosada dos elementos. 

Com isso, é possível criar ambientes cada vez mais belos. E pare com essa ideia de que deve contemplar os espaços, essa fase já passou.

Hoje, o ambiente deve ser desfrutado ao máximo. É importante encontrar a melhor relação entre o design, estrutura, conforto e, principalmente, praticidade.

Você pode, inclusive, fazer um jardim com grama sintética decorativa para proporcionar um cantinho verde para os seus funcionários.

Essa missão pode ser executada por um profissional de interiores ou por um arquiteto que trabalha com decoração.

Não existe uma fórmula mágica para promover conforto a sua equipe. Sim, trata-se de um processo com algumas etapas. E, a mais importante delas, é ter um bom projeto, já que ele guiará todo processo.

É nesse momento que as modificações físicas do espaço entram, as mudanças de paredes, ajustes de elétrica e hidráulica, entre outras. 

É imprescindível entender alguns aspectos da empresa, como o tamanho e proporção, revestimentos, cores, texturas e iluminação.

Aliás, é a combinação mesclada de todos esses pontos que irá promover aquelas sensações que falamos no começo, lembra?

Um bom projeto de decoração pode mudar uma empresa completamente conforme a necessidade do gestor, da equipe e, principalmente, dos clientes.

Bom, é nesse poder que reside a importância da decoração. Entretanto, quando falamos de importância, logo pensamos em qualidade, certo? 

Planilha Controle de cartões

Como a decoração pode influenciar a qualidade de vida?

Pense na nossa vida pessoal. Quando planejamos armários e estantes, por exemplo, organizamos os objetivos para encontrar as roupas, livros, sapatos e etc.

Imagine a seguinte realidade: um móvel mal escolhido. Pense que o sofá da sua sala foi mal planejado, como vai sentar nele todos os dias?

Por isso, um móvel deve ser escolhido de acordo com seu tamanho do ambiente, peso e quem irá usá-lo. 

Outro exemplo é a cadeira do seu escritório. Quando mal adaptada, pode te causar alguns transtornos, como problemas de coluna, falta de conforto, entre outros.

A iluminação também é outro aspecto importante. Um ambiente mal iluminado ou com iluminação inadequada pode gerar problemas de visão, depressão e, no caso das empresas, baixa produtividade. 

Fazer o cálculo da luz adequada para cada ambiente não é nada complicado. Inclusive, a própria cor da parede pode influenciar diretamente o comportamento das pessoas. 

Para isso, é preciso estudar como funciona as cores na decoração do ambiente e, investir em alguns dispositivos, como um domus para telhado que garante a iluminação natural e, ainda, proporciona um ar super sofisticado para o ambiente.

Agora você já está com a faca e o queijo na mão, em? Mas sabe como introduzir a decoração dentro da corporação? Não? Que tal descobrir?

Planilha Fluxo de Caixa

5 dicas de decoração para ambientes corporativos 

É certo que o seu tipo de negócio influencia na produtividade da sua equipe. Por isso, separamos algumas dicas para você implementar dentro da sua empresa. Vamos lá?!

Escolha a imagem que o ambiente vai transmitir 

O segmento do seu negócio influencia diretamente em todo o projeto de decoração, pois desenvolve a visão que você quer projetar aos envolvidos.

Por isso, tenha em mente qual imagem você deseja passar para os seus colaboradores e clientes. A partir disso, será possível criar um design diferenciado e adequado às suas necessidades.

Por exemplo, se você deseja transmitir uma imagem mais sofisticada, deve trabalhar com itens clássicos elaborados em cima da modernidade; se o foco for a inovação, a aposta são os itens criativos e coloridos em cada espaço.

 

Defina a mobília

O mobiliário é o responsável por adequar o espaço de acordo com as necessidades de empresa, por isso, ele precisa de um ótimo planejamento.

É importante ter uma estética agradável, funcional e mostrar muita praticidade.

Dessa forma, muitos detalhes e revestimentos podem não ser indicados. 

Opte por móveis planos, em tons claros e estrutura reta.

Se quiser investir em detalhes diferenciados, utilize vidros e espelhos, trazem beleza e sofisticação. Detalhes em plástico podem ajudar a dar um ar mais descontraído ao ambiente.

Para poltronas, sofás e cadeiras, a dica é escolher opções com estrutura grande, mas também com muito conforto. 

 

Iluminação 

A iluminação é fundamental para ambientes empresariais.

Afinal, um espaço bem iluminado é tudo! E, por mais que não pareça, esse é um dos pontos mais fortes na decoração de uma organização.

Isso pois a iluminação consegue mostrar cada detalhe especial, apresentando a beleza do ambiente.

Com um projeto bem elaborado, a imagem transmitida fica ainda mais fundamental.

Nesse momento, as luzes claras são indicadas (de led, por exemplo), pois, além de serem ecologicamente sustentáveis, promovem amplitude para o ambiente. 

planilha capital de giro

 

Pesquise as cores

Você sabia que as cores podem transmitir emoções e até simular algumas ações humanas? Pois é, isso não é um mito!

Inclusive, existem vários estudos que comprovam a influência das cores nas sensações humanas. 

Olhe só:

  • Cores mais quentes, como o laranja e amarelo, despertam apetite, por isso, é a melhor opção para restaurantes;
  • O azul, por exemplo, transmite credibilidade, é comum o seu uso em escritórios de advocacia e contabilidade;
  • Já o verde, transmite tranquilidade e harmonia, por essa razão é a escolha ideal para ambientes médicos.

 

Sendo assim, a dica especial é escolher as cores que mais representam o seu empreendimento, mesclando com cores mais tradicionais, como o preto, o branco e o cinza.

 

Acessórios 

Utilizar acessórios mais criativos é outra possibilidade na decoração de ambientes empresariais, sem perder a seriedade nesses espaços.

São os acessórios que ajudam a representar a personalidade da empresa e as novas tendências do design.

Quando se cria um ambiente mais leve, são os objetos em seu interior que desenham a sua imagem.

Tapetes, quadros, puffs, porta-retratos e até a instalação câmera de segurança precisam ser elaborados em cima do conceito que deseja criar. 

O que você está esperando?

Pensando em todas essas questões, a decoração empresarial tem tudo para fazer sucesso, mostrando toda a sofisticação e credibilidade da sua organização. 

Por isso, aproveite todas essas dicas de decoração que você recebeu, mas lembre-se: empregue sempre segundo o seu estilo e sua personalidade!

Nova call to action

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.