O desafio de uma gestão financeira eficiente

Por Miriam Barros

Manter o equilíbrio financeiro de qualquer negócio é sempre desafiador e ao mesmo tempo fundamental para que a empresa continue viva e saudável. A premissa básica é que conta entre despesa e receita deve fechar positiva, e para que isso acontece é importante otimizar custos e agregar valor ao seu produto ou serviço. Uma crise financeira sempre deixa os grandes, pequenos e microempresários em alerta e muitas vezes leva os negócios para rumos não esperados.

Outro ponto que sempre vem à tona quando falamos em gestão é o capital de giro, e para mantê-lo ativo é importante planejar-se também para os períodos de crise, onde o cenário pode decair bastante. Além de o empresário brasileiro enfrentar uma série de entraves, tanto do ponto de vista trabalhista, quanto tributário para manter seu negócio de pé, ainda precisa fazer manobras para deixar as contas em dia na atual situação do país.

Então para a viabilidade da empresa, é fundamental apostar em estratégias de gestão contábil e financeira, e para isso é possível utilizar a tecnologia a favor, através de sistemas de gestão, como o Bling, que mantém controlados desde o estoque, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais até a parte da logística. Ou seja, o ecossistema como um todo deve funcionar e manter a empresa organizada, para novos grandes passos.

Nova call to action

Tecnologia para facilitar os processos

Um dos pontos em que a maioria das empresas afirma, quando questionadas sobre a eficiência da sua gestão, é que pensam em investir em tecnologia. Mas a implementação acaba muitas vezes assustando, pois se imagina que modificar o sistema de gestão pode acarretar muito trabalho, mas é o contrário, organizar com tecnologia facilita os processos e garante maior aproveitamento de tempo e eficiência também. A otimização permite à empresa reduzir estoques de materiais ou mercadorias excedentes e diminuir os prazos de recebimentos de vendas. Além, claro, de realizar ações efetivas de cobrança e melhoria no crediário para reduzir os valores em atrasos com as vendas a prazo. Tudo de forma automatizada.

Integrar as operações, efetuar conciliação bancária e de cartões é fundamental para evitar perdas financeiras. Além disso, visualizar o fluxo de recebimentos futuros permite adequar e atender necessidades e auxiliar os gestores nos processos de tomada de decisão, o que impacta diretamente no momento atual e futuro do negócio.

Os desafios do e-commerce

Quando falamos em gestão financeira em e-commerce sempre vem à tona os processos de logística, que são custosos e demorados. Neste contexto, a Inteligência Artificial (IA), envolvida na parte de gestão financeira do e-commerce, é uma conquista pois com tecnologia é possível calcular tributos e analisar as melhores taxas para antecipação de duplicatas. Ou seja, a tecnologia está a favor na facilitação de processos o que reflete em evolução e otimização de custos e tempo. O nível de assertividade também é um avanço para o setor financeiro, que é considerado o coração das empresas.

A aposta é em inovação

Apesar de já ser uma tendência há alguns anos, as carteiras digitais (Digital Wallets), devem ganhar ainda mais força em 2019. É nada mais do que um dispositivo eletrônico que permite um indivíduo de fazer transações eletrônicas. Isso pode incluir a compra de itens on-line usando um computador ou um smartphone para comprar algo em uma loja. A conta bancária também pode ser vinculada à carteira digital. Os pagamentos contactless também devem ter novos adeptos. O sistema permite fazer pagamentos sem a necessidade de inserir o cartão na máquina, apenas por aproximação sem contato.

As soluções em Pontos de Venda (PDVs) também ganham contornos mais significativos, como incluir mecanismos que possam combinar diferentes formas de pagamento dentro de um mesmo sistema, e gerar integração online com offline em sistemas de gestão.

planilha capital de giro

Resumindo

O controle financeiro da empresa está diretamente ligado a organização do trabalho e dos processos. Acompanhar os resultados e o fluxo de caixa é fundamental para não ter surpresas negativas no final de um período. Automatizar a gestão é um caminho seguro e que simplifica o trabalho e melhora o desempenho da equipe. O cenário é promissor para quem não tem medo de utilizar tecnologia a seu favor, projetando sempre a construção de um negócio inteligente para auxiliar tomadas de decisão que vislumbram o crescimento do negócio e, consequentemente, da economia do país.