Conheça os principais desafios da gestão financeira

Por Miriam Barros

Conduzir uma empresa para o sucesso depende de diversos fatores.

A gestão financeira, por exemplo, é um dos mais importantes, e diz respeito diretamente a todos os braços do seu negócio. 

No Brasil, a cada 4 empresas abertas, 1 fecha antes de completar dois anos no mercado, segundo relatório liberado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2018.

Isso acontece principalmente por problemas que dizem respeito à administração.

A falta de planejamento e execução das ações de marketing gera dívidas que acabam afundando a empresa.

Considerando isso, preparamos este conteúdo para falar sobre algumas técnicas de administração para que você saiba antes de começar o seu negócio. Acompanhe! 

Demonstração Confere

Entenda a importância da gestão financeira

Para começar, devemos entender o motivo da gestão ser tão importante para todos os negócios. Cada área depende de uma análise específica e boas práticas de gestão.

Isso quer dizer que o setor de marketing e vendas depende de um trabalho específico que se diferencia do financeiro, por exemplo.

No entanto, um complementa o outro, sendo necessário um alinhamento entre todas as áreas. 

Por exemplo, imagine-se em uma empresa do ramo B2B (business to business) focada em indústrias.

Se você fornece produtos importantes para a indústria, como uma luminária a prova de explosão,  realiza a locação de guindaste ou instalação de assoalho de madeira, precisa controlar bem seus gastos. 

Essa é uma das funções da gestão empresarial!

Além de preparar a empresa como um todo para os crescimentos específicos de cada setor, impede que seu negócio encare problemas inesperados, além de se preparar contra futuras crises.

Entenda como realizar uma boa gestão financeira 

Tendo em mente a importância de uma gestão eficiente, creio que podemos falar sobre as formas de fazer isso. De modo geral os pontos a serem controlados sempre são: 

 

Monitoramento de processos

Os processos de uma empresa envolvem custos, e esses custos devem ser devidamente administrados para que o negócio se mantenha sempre em crescimento. 

No entanto, além de planejar, deve-se acompanhar o que está acontecendo. Isso significa que monitorar os processos permite evoluir e melhorar os processos. 

 

Corte de custos

Ao controlar os resultados é possível identificar alguns gastos desnecessários.

A verba pode ser reinvestida em ações que trarão resultados reais. 

Essa economia pode envolver os custos com transporte, fornecedores, aluguel, locais não utilizados ou qualquer gasto que possa ser reduzido ou descartado.

 

Utilização de um sistema de gestão

Por fim, a tecnologia é uma grande aliada para o controle das finanças.

Um software de gestão empresarial facilita essa administração e otimiza o tempo.

Com ele, é possível analisar dados, como valor gasto com mercadorias compradas, produtos guardados no estoque, gastos com o salário de funcionários e etc.

 

Planilha Controle de cartões

Realize uma boa gestão financeira

Como vimos neste conteúdo, a gestão financeira é indispensável para o crescimento do seu negócio, pois é uma maneira de controlar o destino dos negócios. 

Fora isso, abordamos alguns detalhes para que saiba como realizar uma boa gestão! Gostou das nossas dicas?

Seguindo esses passos, sua empresa prepara todas as áreas internas para as mudanças necessárias, liberando espaço para crescer cada vez mais.

Esses pontos modificam os processos internos, aumentando o fluxo de trabalho e trazendo resultados que, com essa estrutura sólida permite que seu negócio cresça cada vez mais, aumentando os lucros e sua relevância no mercado.

Controle o seu fluxo de caixa - ferramenta GRATUITA e automática!

Se você chegou até aquié porque busca desbravar o mundo do empreendedorismo. Uma das tarefas principais para quem deseja ter um negócio é controlar o fluxo de caixa dele.

Muitas pessoas utilizam planilhas para realizar esse controle.

Por mais que as planilhas sejam ferramentas que podem quebrar um bom galho na sua rotina financeira, elas ainda estão passíveis de erros, além de tomarem muito tempo de quem precisa atualizá-las constantemente.

Pensando nisso, nós da Confere criamos uma ferramenta totalmente gratuita para que você possa controlar o seu fluxo de caixa de forma segura e sem dificuldades! 

Na ferramenta, você vai ter uma visão completa das entradas e saídas da sua empresa. Você poderá visualizá-las por dia ou mês.

financeiro01

financeiro05

 

Você pode importar o seu extrato bancário na plataforma. Os dados de entradas e saídas serão automaticamente carregados e você poderá categorizar cada uma delas, para saber exatamente de que se trata cada lançamento.

financeiro03

financeiro06

 

Você também pode cadastrar entradas e saídas de forma manual, ao inserir a data do recebimento, conta, categoria, título, valor do lançamento e uma breve descrição. Isso vai te ajudar a visualizar melhor o que cada movimentação indica!

financeiro02

Também é possível cadastrar suas contas bancárias na plataforma. Basta preencher os dados do banco, agência, conta, saldo inicial, data do saldo inicial e de qual estabelecimento aquela conta é. Nós não temos acesso a sua conta, os dados são apenas para seu controle pessoal.

financeiro04

A plataforma é totalmente gratuita e ideal para pequenas/médias empresas e contadores/assessores financeiros que desejam otimizar a sua rotina de trabalho! Para acessá-la, basta preencher o formulário dessa página e concluir o seu cadastro na ferramenta!

 

Esse conteúdo foi escrito pela assessoria do Soluções Industriais em parceria com o blog Confere