4 passos para enfrentar os desafios financeiros no e-commerce

Por Miriam Barros

O mundo está cada vez mais digital, por isso, para uma empresa se desenvolver e ter sucesso no mercado, é essencial investir em sua presença digital, seja ela uma empresa fabricante de bisnaga de plástico ou uma rede farmacêutica.

Há muitas formas de estar presente no mundo digital, isto é, na web, como por exemplo disponibilizar a venda de seus produtos e serviços por meio de um e-commerce ou comércio eletrônico.

O e-commerce é altamente eficiente, mas assim como qualquer modelo de negócio, tem seus desafios, sobretudo em questões financeiras.

Neste texto, iremos apresentar 4 passos para enfrentar os desafios financeiros no e-commerce. Fique conosco e acompanhe.

Confere Shop loja online grátis

Por que investir no e-commerce?

Antes de falarmos sobre os desafios financeiros do e-commerce, vamos falar sobre boas razões para investir neste modelo de negócio.

Em primeiro lugar, como mencionado no início do texto, o mundo está cada vez mais digital, isso significa que a maioria da população está presente na web.

Portanto, se você quer ter sucesso em seu negócio, precisará estar onde o seu público está.

Na atual conjuntura pandêmica, onde a compra on-line teve um crescimento exponencial, permitindo que o consumidor fizesse suas compras sem precisar sair de casa, ter um e-commerce para oferecer os seus produtos e serviços pode significar também um aumento de suas vendas.

Com o e-commerce cada vez mais em alta, pode-se citar também como benefício o fato de ser uma das melhores oportunidades de investimento do país nos últimos anos.

Trata-se de um mercado em expansão, portanto, apesar de todos os desafios, ainda pode ser um investimento seguro.

Uma empresa de amplificador de som, por exemplo, que disponibiliza seu produto on-line consegue vender mais sem precisar fazer grandes investimentos como o que seria necessário em uma loja física.

Nova call to action

Enfrente os desafios financeiros do e-commerce em 4 passos

Agora que já vimos alguns motivos para investir no e-commerce, vamos falar sobre alguns desafios financeiros desse modelo de negócio e como enfrentá-los. Acompanhe.

  • 1. Escolha uma plataforma adequada: para otimizar os custos, é importante usar uma plataforma adequada para o seu negócio com as ferramentas necessárias para controle financeiro e administração de estratégias;
  • 2. Faça um planejamento financeiro e acompanhe-o: o planejamento financeiro e seu acompanhamento é fundamental.

    Uma empresa distribuidora de luva de vaqueta, por exemplo, precisa planejar as finanças e acompanhá-las mês a mês registrando tudo o que entre e sai como despesas ordinárias, gastos com funcionários, custos fixos como internet, estoque, frete e outros;
  • 3. Negocie com os fornecedores: é ideal que a parceria com fornecedores seja diversificada para ter mais opções de negociação.

    É essencial cultivar boas relações com esses parceiros para conseguir bons benefícios que irão inclusive se estender aos seus clientes;
  • 4. Tenha uma boa gestão de estoque: a gestão de estoque é essencial para evitar custos desnecessários.

    Uma boa gestão no estoque evita produtos encalhados e o pagamento de preços acima do normal em matéria-prima.

Esses foram alguns passos para enfrentar os desafios financeiros no e-commerce. Esperamos que tenham sido úteis para você. Continue acompanhando nosso conteúdo para saber mais.

New call-to-action

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.