Os principais desafios da gestão pós pandemia

Por Miriam Barros

Além de pegar todas as pessoas e empresas desprevenidas, a crise gerada pela pandemia do Covid-19 conseguiu trazer diversas mudanças significativas e, ainda, muitas incertezas.

E junto com todos esses impactos, a gestão de negócios foi um dos principais fatores.

Afinal, como medida de combate ao vírus, enquanto algumas empresas, como indústrias de silestone, entre outros, tiveram que suspender suas atividades temporariamente, outras companhias adotam novos métodos de forma repentina, como a adesão ao home office.

Ou seja, nessa pandemia, a gestão e todos os processos das empresas tiveram que se adaptar à nova realidade.

Identificar quais os melhores caminhos que favoreçam e otimizem a gestão, mesmo durante o período de pós-pandemia, é essencial.

No entanto, para conhecer esses caminhos, precisamos primeiro entender quais são os principais desafios enfrentados pelas empresas em relação a gestão e administração dos seus negócios pós-pandemia.

Pensando nisso, nós elaboramos este post para te mostrar quais são esses desafios. Que saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

New call-to-action

Colaboradores e saúde mental

A saúde mental tem sido um tópico cada vez mais discutido e que se relaciona diretamente com a qualidade de vida dos funcionários.

Mesmo antes da pandemia, realizar medidas essenciais ao bem-estar dos empregados sempre foi uma questão de necessidade.

No entanto, essas ações se tornaram mais delicadas devido à pandemia do Covid-19.

Além de muitos negócios que optaram pelo home office, como empresas de manutenção de elevadores, terem dificuldades em gerir o estado emocional dos seus funcionários, a preocupação dos mesmos também se tornou mais elevadas.

Entre as preocupações causadas pelo novo coronavírus, as mais comuns encontradas pelos funcionários são:

 

  • Preocupações financeiras;
  • Neuroses relacionadas à saúde devido a inexistência de vacina contra o Convid-19;
  • Insatisfação pelas falta de estrutura no trabalho em casa, e até mesmo de ítens como aquecedor de água elétrico, por exemplo.
  • Ansiedade pela ausência de convívio social.

 

Tudo isso acaba refletindo na produtividade, e por isso, a gestão deve ser especialmente focada neste tema pós-pandemia.

Planilhas

Desafios de liderança no pós-pandemia

Em complemento com a saúde mental, a liderança também se tornou um tema abordado na gestão pós-pandemia.

Em momentos de crise, o profissional que está à frente das decisões também precisa se adaptar a todas as mudanças, além de que as chances de erros e acertos ficam ainda mais evidente.

Durante e após a pandemia do Covid-19, espera-se dos líderes mais comunicação e controle sobre a situação atual. Além disso, a delegação de tarefas e monitoramento dos funcionários se torna mais complexa diante do modelo home office.

Por isso, a responsabilidade de liderança passou a ser mais exigente e cobrada pelos empreendedores e gestores.

Nessa situação, estabelecer uma rotina com todas as atividades, ser participativo e compreensivo com a equipe, integrar funcionários e criar metas e estratégias serão fatores valorizados no pós-pandemia.

Agora que você já sabe quais são os principais problemas da gestão pós-pandemia, acredita que sua empresa passa por algum desafio em comum? 

Maquininhas Demo

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.