Os principais desafios da indústria no momento pós crise

Por Miriam Barros

Que a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) impactou os negócios, não restam dúvidas. Afinal, muitas empresas necessitam encerrar suas atividades, gerando a demissão em massa de colaboradores, ou seja, aumentou o número de desemprego.

Com o avanço da pandemia no ano de 2020, a indústria foi o principal segmento a ser mais afetado. Isso porque, houve a redução de trabalho, além disso, faltou material para os processos produtivos.

De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) no começo de março, 70% das empresas associadas já apresentavam problemas com o abastecimento de componentes, que no caso, são produzidos na China e em outros países asiáticos.

As indústrias de vassouras magnéticas, por exemplo, buscam recuperação no momento pós crise da pandemia. Aliás, diferentes tipos de segmentos das empresas visam superar os desafios pós pandemia, mas já estão preparados com as mudanças repentinas.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te mostrar quais são os principais desafios da indústria no momento pós crise. Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo e fique por dentro de tudo!

Experimente Confere PRO

1. Novos hábitos dos consumidores

Durante a pandemia, os consumidores adotaram o hábito de comprar online, visto que muitos comércios estavam fechados devido ao isolamento social, e o e-commerce permite comprar sem sair de casa.

Logo, se você tem uma indústria de envasadora de líquidos, por exemplo, pode investir nas lojas virtuais e redes sociais para atrair o público-alvo para o seu negócio.

Esses novos hábitos adquiridos pelos consumidores durante a pandemia, tendem a continuar no momento pós crise e influenciam nas formas de fazer negócio, pois muitas organizações necessitam recuperar-se no mercado e financeiramente.

Experimente Confere PRO

2. Uso da tecnologia

Sabemos que a tecnologia permite facilidade e agilidade nos processos produtivos da indústria. 

No momento pós crise, a indústria 4.0 permite que isso aconteça. Afinal, os investimentos em tecnologias atualmente são imprescindíveis para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado.

Para as indústrias de purgador de vapor, por exemplo, o uso das tecnologias é fundamental para manter o processo produtivo ágil, reduzir erros e custos. Além disso, permite que a organização tome decisões rápidas e assertivas.

Por isso, com o uso de e-commerce pelos consumidores, entre outros hábitos que influenciam nas organizações, a tecnologia é uma delas.

Aliás, alguns setores foram necessários aderir ao home office, ou seja, trabalhar em sua casa, que é possível graças ao avanço tecnológico e tende a continuar após a pandemia.

Planilhas

3. Digitalizar cadeia de suprimentos

Durante a pandemia foi possível notar alguns produtos em falta no mercado. Isso acontece quando há problemas na cadeia de suprimentos, que nada mais é que o abastecimento para que as indústrias realizem as produções.

Logo, se há falta de insumos, não há produção. Assim, foi evidente a crise durante a pandemia, e no momento pós crise, o desafio da indústria será digitalizar a cadeia de suprimentos.

Dessa forma, as indústrias conseguem fazer a combinação de dados do negócio e localização em um único painel. Com isso, possibilita uma melhor análise operacional para os líderes da organização. 

Portanto, com a digitalização da cadeia de suprimentos a indústria consegue ter previsibilidade dos insumos em relação ao estoque, tendo o tempo suficiente para fazer um planejamento e programação de modo que não impacte em seu negócio. 

Gostou do nosso post sobre os principais desafios da indústria no momento pós crise? Então, compartilhe com os seus colegas e deixe o seu comentário!

New call-to-action
Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ Thais Teixeira,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌