Guia do e-commerce: dicas para otimizar sua loja virtual pelo celular

Por Miriam Barros

A ampla adesão do celular na vida cotidiana movimentou diversos setores, incluindo o e-commerce. Além de compras, hoje em dia já é possível gerenciar uma loja virtual pelo celular, aumentando o controle e a eficiência nos processos dos empreendedores.

E esse impacto não é por acaso. Dados da FGV apontam que existem no Brasil 234 milhões smartphones: mais de um aparelho móvel por pessoa!

Com esses dispositivos presentes de forma tão expressiva atualmente, as mudanças de comportamento de consumo e oportunidades de negócios surgem a todo momento. 

Outra tendência que impacta as lojas online é o da responsividade. A experiência do usuário pelo celular virou um pilar importante para o mundo digital.

Nesse sentido, pensar em como otimizar seu e-commerce para que possa atender as demandas de vários dispositivos se faz necessário.

Pensando nisso, neste artigo, separamos cinco dicas para te ajudar a otimizar a sua loja virtual e não perder as vendas iniciadas pelo celular.

Acompanhe a leitura!

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O universo mobile e as vendas online

O e-commerce se encontra em um momento de expansão. 

De janeiro a março deste ano, por exemplo, o setor teve um faturamento de 25,2 bilhões de reais em vendas.

Esse crescimento se deve a vários fatores, incluindo a flexibilização das formas de pagamento, o aumento da confiança do consumidor e os novos hábitos adquiridos no contexto de pandemia.

No meio deste cenário, os aparelhos móveis surgem impactando de forma única o varejo nacional. O mobile commerce, ou m-commerce, tornou-se um forte nicho.

Se configura como mobile commerce quando todo o ciclo de venda é feito por um aparelho móvel, podendo ser um smartphone ou tablet.

O salto do comércio móvel no Brasil se deu de 2015 para 2016, quando saiu de 41% para 71% de pessoas que compravam por smartphone em lojas online.

Em 2019, o m-commerce cresceu 85%, e no ano passado, deu mais um salto de 78%, conquistando um faturamento de R$ 45,9 bilhões.

Com estes dados fica claro que comprar online pelo celular é uma tendência e será uma atividade cada vez mais corriqueira no mercado.

Por isso, empreendedores do e-commerce devem ficar atentos, e observar como é a dinâmica e comportamento de compra nos dispositivos móveis.

Além disso, ele precisará responder algumas questões importantes, como:

  • O empreendedor criará um aplicativo de vendas online para sua loja virtual ou irá investir em uma plataforma?
  • Quais as estratégias de posicionamento de marketing voltadas para m-commerce que ele pretende desenvolver?
  • O site da plataforma de loja virtual (ou o app de vendas) é responsivo para navegação fluida pelo celular?

Analisar essas questões é um ponto essencial e pode influenciar o posicionamento comercial de sua loja online.

Se deseja desenvolver um aplicativo próprio de vendas online, por exemplo, é importante se preparar para investir um volume significativo de recursos financeiros significativo.

Afinal de contas, para desenvolver um app eficiente, será preciso contar com programadores e desenvolvedores capazes de criar um um m-commerce atrativo. 

O objetivo deve ser sempre que seus clientes possam fazer compras em sua loja virtual pelo celular de modo simples e fácil. 

A boa notícia é que hoje, já é possível contar com plataformas responsivas gratuitas e completas, permitindo que novos empreendedores contem com uma série de recursos para impulsionar suas vendas. 

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Como criar e gerenciar sua loja virtual pelo celular em 5 passos 

Antes de tudo, no cenário ideal, uma loja virtual acessada pelo celular conta com as mesmas funcionalidades e qualidade de navegação do acesso via desktop.

Além disso, é importante que, ao trabalhar com um posicionamento multicanal e multiplataforma, o empreendedor se planeje com etapas, como:

  • O desenho de um plano de negócios estratégico; 
  • Ações para o fortalecimento da identidade visual e do branding da loja;
  • A gestão de estoque, logística e qualidade dos produtos; 
  • O plano de marketing do negócio.

Estes são os pilares que sustentam uma loja virtual, atraem novos clientes e são válidos tanto para as vendas pelo celular, quanto para outros canais digitais.

Feitas essas observações, veja algumas dicas para iniciar suas vendas no universo do m-commerce.

 

#01. Invista em uma plataforma responsiva

Seja em aplicativo ou versão web, a sua loja virtual deve estar preparada para qualquer dispositivo que for acessada.

Ou seja, ao colocar um banner na página inicial do site, é preciso verificar como ficará a visualização em um celular, tablet, ou até mesmo numa smart tv.

Ao não ter essa preocupação, as artes criadas para telas de computadores, quando acessadas por um smartphone, podem ficar ilegíveis, atrapalhando uma jornada de vendas.

Isso geralmente ocorre quando a própria plataforma não oferece outras maneiras de visualização ou não se adapta perfeitamente ao dispositivo mobile.

Pensando nisso, a Confere SHOP integra o mundo mobile e dos desktops para nossos lojistas. 

Em apenas três minutos você cria sua loja virtual pelo celular, já dispondo de integração com diferentes canais digitais como a sacolinha do Instagram, Google Shopping e Facebook.

Além disso, você tem acesso a todos os recursos para a estruturação e otimização das vendas de seu e-commerce, a partir de diferentes canais.

Confira outros benefícios que a Confere oferece para você:

  • Você poderá fazer a distribuição de seus produtos nos principais canais logísticos do país;
  • Contar com os principais meios de pagamento do comércio virtual;
  • Divulgar seus canais de contato nas redes sociais.

Ficou interessado? Então aproveite para saber como começar uma loja virtual neste guia completo!

 

#02. Use um aplicativo para a gestão de sua loja 

Como falado no tópico anterior, a plataforma para hospedar sua loja online deve ser escolhida com cautela.

É importante observar seus recursos, e como as informações da loja virtual e imagens dos produtos podem ser visualizadas pelo celular.

Um layout visualmente agradável, aliás, pode ser determinante para um cliente completar o ciclo de uma venda.

Na Confere SHOP, por exemplo, além de uma navegação fluida para os clientes, os lojistas contam com um aplicativo intuitivo que possibilita que toda a gestão da sua loja virtual seja feita pelo celular.

Dentre outros recursos, com o aplicativo da Confere, você poderá:

 

#03. Gerencie estoque e adicione produtos

Mas não é só isso. A gestão de estoque é um fator determinante para o sucesso de uma loja virtual e, com a Confere, também é possível fazer essa gestão pelo celular.

Afinal de contas, ao acessar sua loja virtual e não ver um produto disponível, provavelmente, seu cliente irá buscá-lo em algum concorrente. 

Por isso, para não perder clientes, gerenciar estoque e adicionar produtos deve ser uma tarefa simples no dia a dia da gestão de um e-commerce.

A Confere SHOP oferece de forma intuitiva o cadastro de produtos por categorias, variações e até com a criação de kits promocionais. 

Estas ferramentas estão disponíveis tanto para a versão web quanto para a versão mobile de sua loja.

 

#04. Trabalhe a partir de qualquer lugar 

Com uma loja virtual gerenciada pelo celular, o empreendedor aumenta também o controle sobre sua loja.

Isso permite que urgências sejam respondidas mais rapidamente, além do conforto de não precisar carregar um dispositivo maior, como um laptop.

Quando sua loja virtual possui um aplicativo como o oferecido pela Confere, tudo isso se torna ainda mais fácil.

Assim na hora de avaliar as plataformas de e-commerce do mercado, opte por soluções responsivas que te dão a opção de trabalhar de onde você quiser. 

 

#05. Tenha maior controle dos seus resultados

Outro ponto positivo em otimizar a sua loja virtual pelo celular é o acompanhamento dos resultados e a medição do desempenho de seu e-commerce a partir de diferentes canais.

Isso irá facilitar sua gestão e lhe permitirá trabalhar, inclusive, a partir de dois dispositivos diferentes.

Por exemplo, para acompanhar a saúde financeira de sua loja, você pode abrir os dados pelo celular enquanto atualiza uma planilha no excel.

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3 dicas para impulsionar as vendas via celular

Agora que você já sabe como criar e gerenciar uma loja virtual pelo celular, que tal algumas dicas para impulsionar suas vendas no m-commerce?

Veja agora como esse canal pode ser mais uma fonte de recursos financeiros e crescimento para o seu negócio online!

 

#01. Reforce seu posicionamento mobile para os clientes

A comunicação é a alma do negócio e um ponto determinante para sedimentar sua proposta de valor, alcançar público e, consequentemente, gerar vendas.

Por isso, utilize seu site, e-mail marketing, redes sociais, entre outros canais, para falar sobre a possibilidade de compras pelo celular oferecida pela sua loja virtual.

Ao estreitar esse laço com os consumidores, você poderá fidelizá-los, trabalhando novas jornadas de compra com os clientes.

 

#02. Crie campanhas de marketing customizadas

Para reforçar suas vendas pelo celular, uma boa dica é criar campanhas de marketing customizadas de sua loja virtual voltadas ao universo mobile. 

Você poderá, por exemplo, pensar em sorteios, cupons de desconto, frete grátis e outros formatos de promoções para quem concluir uma compra pelo celular. 

 

#03. Invista em boas fotos dos produtos

As fotos do produto são essenciais para conquistar o cliente. Afinal, é inegável que esse é o primeiro elemento que olhamos numa página, seguindo de descrição.

Sendo assim, pense em imagens que mostram os detalhes do produto e tenham alta qualidade para uma boa navegação a partir de diferentes canais.

Conclusão

O e-commerce é um mercado em franca expansão que abre espaço para diversos segmentos econômicos.

Ao mesmo tempo, para crescer nesse ambiente competitivo, é fundamental que seu negócio se adapte às novas tendências de consumo.

O e-commerce, nesse sentido, surge como a bola da vez do universo digital e uma loja virtual responsiva consegue aproveitar a tendência e as oportunidades que se abrem no mercado. 

Para vender pelo celular, como vimos, sua loja virtual poderá seguir por diferentes caminhos. O importante é adotar uma estratégia inteligente e bem planejada que poderá ser determinante para o seu sucesso no e-commerce.

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Este texto foi escrito por João Barros.