8 dicas imperdíveis para vender muito na Páscoa

Por Miriam Barros

Durante o ano, existem datas que são de extrema importância para a movimentação do comércio no país.

Algumas delas vêm à nossa mente quase que instantaneamente: dia das mães, dia dos pais, das crianças, natal... E, certamente, a páscoa!

Para diversos varejistas, essas datas são oportunidades imperdíveis para alavancar vendas, pois o apelo é claro: é hora de presentear pessoas queridas, ou de fazer aquele mimo para si mesmo. Resumindo, é hora de consumir!

Porém, como se destacar em meio a um grande número de concorrentes que também está em busca do destaque de sua loja?

Neste post, vamos focar em estratégias de venda voltadas para supermercados. Mas todas essas estratégias podem ser utilizadas e adaptadas para qualquer tipo de negócio!

Siga nossas dicas e saia na frente da concorrência. #confereai :)

 

Nova call to action

1. Páscoa não se trata apenas de chocolate!

Sabemos que o chocolate é extremamente simbólico na páscoa.

São muitos os motivos que podem levar o seu cliente a comprá-lo: ele pode, simplesmente, ser apaixonado por chocolate e aproveitar as promoções da época. Assim como também pode estar buscando um presente para uma pessoa querida, afinal, quem não gosta de receber chocolates?

Porém, muitas vezes, os mercados se voltam apenas para ofertas de chocolates, quando poderiam também trabalhar em outros produtos simbólicos da páscoa.

Então, nesse momento, é importante pensar: o que é possível oferecer para o seu cliente além de um chocolate?

A simbologia da data está muito atrelada ao coelho da páscoa, por exemplo. Então, que tal criar uma imersão em seu ambiente que envolva estes outros símbolos, para além da disposição de centenas de ovos de chocolate pelas gôndolas?

Busque oferecer também produtos relacionados à data que não sejam exatamente comestíveis, mas que tenham uma estética voltada para este momento.

Lembre-se também que páscoa envolve outros hábitos alimentares, como o consumo grande de produtos à base de coco e peixes da estação. Por isso, preste atenção a estes itens e ofereça boas ofertas para o seu cliente!

2. Prepare o ambiente para o seu público

Muitos supermercados e outras diversas lojas se limitam a oferecerem os produtos típicos da data e não se preocupam em criar um ambiente que envolva seus clientes para que estes entrem no clima da páscoa.

A criação de uma ambiência voltada para a data faz com que o cliente entre na energia da data antes que ela chegue de fato. Isso é extremamente importante, visto que muitas pessoas não estão atentas às datas comemorativas e acabam deixando para comprar itens em cima da hora.

Com a imersão de um ambiente voltado para a páscoa, você estará guiando seu cliente para que ele se prepare para o que está por vir. Pode ser que ele não compre na primeira vez que se deparar com a sua decoração, mas certamente ele saberá onde ir quando estiver pronto para adquirir todos os produtos da época.

Lembre-se que, para esse momento, não podem faltar coelhinhos, cenouras, ovinhos e tudo o que envolva estes símbolos.

Neste momento, é bom ter em mente que todos os sentidos podem ser estimulados. Por isso, invista em músicas temáticas para transformar ainda mais o ambiente.

Caso o seu estabelecimento não se adeque a essa estratégia, você também pode cogitar investir em brindes temáticos que façam com que o seu cliente se sinta especial, além de trazê-lo para o clima da data. Estes brindes podem ser bastante simples, como um cartão desejando "Boa Páscoa", ou adesivos em formato de coelhinhos, cenouras e o que mais for visualmente interessante para ser dado de presente.

Este tipo de ação faz com que as chances de sua loja ser lembrada posteriormente como um espaço atencioso e que oferece uma experiência além do consumo de itens, cresça potencialmente.

Planilha Controle de cartões

3. Promova ações em sua loja

Esta dica (assim como todas as outras) não se aplica apenas a supermercados: qualquer estabelecimento pode praticá-la, desde que não comprometa a fluidez dos processos internos e o seu capital de giro.

Uma ótima forma de entreter seus clientes, principalmente o público infantil, é organizar "caça aos ovinhos".

Para realizar esta ação, é muito simples: basta espalhar vale-ovinhos pela loja e estimular os clientes a participarem da brincadeira.

A maior parte dos envolvidos serão, provavelmente, crianças. Encantar os filhos dos clientes que possuem o poder de decisão de compra é uma ótima forma de conquistá-los e de mostrar que a sua loja se preocupa com uma experiência completa voltada para esta data.

4. Prepare bem o seu time de atendimento

A sua equipe precisa estar preparada para atender qualquer demanda, seja em qual período for. E cada período possui suas particularidades, ou seja, este atendimento precisa ser personalizado.

O time de atendentes deve estar pronto para esclarecer qualquer dúvida sobre produtos, promoções e ações relacionadas à páscoa para os seus clientes.

Treine sua equipe para que o seu público se sinta especial. Essa sensação pode partir de um atendimento atencioso, ou da imersão no ambiente que você criou, caso você tenha seguido a nossa dica número 2.

Lembre da importância do bom humor e das felicitações pela data que está chegando. Todos os seus clientes devem receber, no mínimo, um desejo de "boa páscoa".

5. Prepare o seu estoque!

Já falamos aqui em nosso blog sobre a importância de uma boa gestão de estoque, seja ela sazonal ou não.

Um bom planejamento de estoque é um fator imprescindível para que qualquer empresa possa obter o sucesso desejado dentro de qualquer ramo que seja.

Como já comentamos em outras publicações, a compra exagerada de itens pode resultar em grandes prejuízos para as empresas. Presenciamos, todos os anos, a queima de estoque dos ovos de páscoa que excederam o número ideal de compra de estoque. A prática de esperar o fim da páscoa para comprar ovos mais baratos se tornou, inclusive, bastante comum.

Porém, comprar menos do que o necessário resulta, também, em uma grande perda para a sua loja: afinal, você poderia estar vendendo muito mais! E, convenhamos, a experiência de buscar um produto e não encontrá-lo nunca é legal. E pode acreditar: a concorrência vai ter esse produto que talvez falte no seu estoque.

Para evitar estes erros, é importante ter uma visão sólida de como foi o comportamento dos seus clientes em períodos passados.

Através de uma análise detalhada da páscoa dos anos anteriores, você poderá prever de forma adequada as necessidades do seu estoque. Os dados levantados servirão de base para que você saiba quanto deve investir no seu estoque.

Essa prática se aplica a qualquer data comemorativa. Tenha em mente que sempre é necessário analisar períodos anteriores para compreender como se dá o fluxo interno de mercadorias de sua empresa.

Essa análise proporciona planejamentos mais assertivos e evita prejuízos maiores para o empreendimento!

Planilha controle de estoque

6. Ofereça degustação para os clientes

Todo cliente gosta de participar de degustações, seja de qual produto for.

Nessa hora, vale a pena inovar. Não se prenda aos chocolates: pães, peixes e bolos podem também participar desse momento degustativo.

Caso você deseje adotar esta prática, é importante lembrar que a degustação não envolve apenas provar o produto que está sendo oferecido. Os funcionários responsáveis pela degustação devem estar atentos para explicar as propriedades do produto, tirar dúvidas e incentivar a compra.

Caso o seu supermercado produza itens próprios (como produtos de padaria por exemplo), ofereça ao público receitas que casam com a época.

Lembre-se de sempre ter nas prateleiras os produtos que estão sendo degustados, afinal, a pior experiência seria criar o desejo pelo produto e não poder oferecê-lo.

7. Catalogue suas ofertas

Se você pretende trabalhar com ofertas especiais para a data, ofereça catálogos impressos para que os clientes possam saber quais são os itens que estão em promoção.

Lembre-se de destacar os itens próprios da época, como chocolates, vinhos, peixes etc.

O fato de ser páscoa não impede que você utilize este veículo para divulgar outras ofertas. Afinal, o investimento em material impresso deve atender as expectativas de venda que estes catálogos vão proporcionar.

8. Utilize a tecnologia a seu favor: automatize-se!

Se você está se preparando para a páscoa, significa que você espera um bom desempenho das vendas de seus produtos em sua empresa. E esse é o caminho que devemos seguir sempre!

O investimento em tecnologia para realizar o controle financeiro da sua empresa pode ser um grande ganho em diversas áreas.

Algumas tarefas financeiras, além de serem burocráticas, tomam muito tempo de quem as realiza. Este tempo poderia ser otimizado com outras tarefas que são mais difíceis de automatizar.

A automação garante uma segurança muito maior em relação aos dados trabalhados nestas atividades, visto que falhas humanas podem ocorrer e acabar gerando um cenário irreal para o empreendedor. Estes cenários podem confundir gestores e empreendedores, por se basearem em uma visão falha da própria empresa.

Por isso, caso você ainda realize seu controle financeiro com planilhas e anotações em papel, chegou a hora de pensar em possíveis investimentos para facilitar e otimizar estas tarefas.

A Confere, por exemplo, atua com o objetivo de tornar parte dessas tarefas financeiras mais simples e rápidas de serem realizadas no dia a dia.

Através de nossa plataforma, é possível fazer conciliação bancária (integrada ou não a um ERP), conferência de vendas, acompanhamento de taxas cobradas por operadoras e controle de chargebacks.

Ou seja, tarefas que seriam feitas em muito tempo e em diversos locais diferentes agora podem ser realizadas em um único lugar e de forma totalmente automática.

Se você aceita cartões em sua empresa, confere aqui a nossa solução. ;)

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