Diferenciais de uma empresa com propósito

Por Miriam Barros

Quando o assunto está relacionado ao propósito de uma empresa, não estamos falando apenas de sonhos e objetivos pouco táteis.

Até porque ter propósitos e metas simplórias não faz com que uma empresa tenha sucesso em questão de comparação.

Uma pesquisa feita pela  Korn Ferry concluiu que as empresas com times focados em um propósito bem elaborado tem taxas de crescimento quase três vezes maiores do que a média de seu segmento.

Ou seja, o propósito de uma marca se tornou um elemento fundamental para as empresas se destacarem de seus concorrentes e se relacionarem de forma engajada com o seu público.

O propósito possibilita uma aproximação maior com os seus consumidores, guia a empresa aos seus objetivos e faz com que ela tenha sustentabilidade e retorno de estratégia.

Além disso, independentemente do seu segmento, seja comércio, indústria de circuito impresso, escritório de contabilidade, entre outros, o propósito da marca também deve ser levado em consideração pelos colaboradores.

Pensando nisso, neste artigo você verá porque deve se preocupar com o propósito do seu negócio e quais são os diferenciais que ele promove à cultura da empresa. Continue lendo!

Fluxo de Caixa Confere

O propósito gera mais possibilidades para seu negócio

O propósito de uma marca não é apenas um conexão entre os seus funcionários e clientes. Ele também faz com que a sua empresa venda mais e encontre oportunidades com parceiros e fornecedores!

Afinal, o papel do propósito é posicionar sua empresa e mudar a visão dos seus clientes e parceiros de maneira positiva

Assim, se você vende lavadora de piso, entre outros, quando a sua marca é vista de forma engajada e comprometida, as chances são ainda maiores de encontrar boas negociações com fornecedores, arranjar parcerias que geram retorno e mais clientes interessados em seus produtos e serviços!

O propósito aumenta a produtividade

Empresas com um propósito bem definido vão muito além do que elas produzem ou fazem. Elas sabem exatamente o que e em qual momento realizar as suas atividades para se desenvolver no mercado.

Além disso, uma empresa com propósito também tem mais facilidade de incentivar os colaboradores e realizar campanhas e ações eficazes.

Quando sabemos quais são as nossas metas e objetivos, naturalmente produzimos mais focados e somos mais produtivos!

O propósito alavanca a competitividade

Com um propósito, também é possível cativar e fidelizar os seus consumidores, uma vez que a sua marca terá mais identidade e poderá se destacar da concorrência do seu segmento.

Busque a melhoria constante com o propósito

Por fim, ter uma empresa com um propósito significa ter uma boa orientação para seguir em frente. Por essa razão, é possível saber o que pode ser melhorado sempre.

Uma empresa que trabalha com caldeiraria industrial, por exemplo, e que tem um propósito claro e objetivo, irá sempre monitorar se os seus resultados e analisar se os seus processos estão sendo condizentes para o cumprimento dos seus objetivos!

Agora que você já sabe como uma empresa pode se diferenciar com o propósito, o que acha de planejar o propósito do seu negócio e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Demonstração Confere

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.