E-mail marketing: como essa ferramenta pode impulsionar seu e-commerce

Por Miriam Barros

As estratégias de marketing digital vêm sendo grandes aliadas para o aumento das vendas em diferentes tipos de negócios, como uma empresa de aluguel de compressor parafuso ou um escritório de advocacia.

Sendo assim, devido ao grande número de usuários de e-mail por todo o mundo, o e-mail marketing se tornou uma estratégia forte quando falamos sobre divulgação de serviços e produtos.

Portanto, para entender mais sobre essa ferramenta, continue conosco neste conteúdo e saiba como alavancar os acessos e as vendas do seu e-commerce. Boa leitura!

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O que é e-mail marketing?

Segundo a pesquisa do site Statista realizada em 2019 e atualizada em 2021, o número de usuários de e-mail vem crescendo a cada ano que passa, chegando em 4,1 bilhões de usuários.

Dessa forma, errado está quem pensa que o e-mail está sendo substituído pelo uso das redes sociais.

Sendo assim, apostar em estratégias de marketing utilizando e-mails como plataforma se tornou uma excelente escolha.

Entretanto, a abordagem no corpo da mensagem deve variar de acordo com o objetivo do seu negócio e etapa da  jornada do cliente. Explicaremos isso de maneira mais específica no decorrer deste artigo.

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Tipos de e-mail marketing

Como dissemos, é muito importante adaptar o corpo do texto do seu e-mail marketing de acordo com a estratégia. Para saber como fazer isso de maneira correta, conheça os principais tipos de e-mail marketing a seguir.

 

Newsletter

A Newsletter é o tipo de e-mail criado para que assinantes da sua página da web se mantenham atualizados em relação às novidades e posicionamentos do seu negócio. Esse modelo é muito importante para o e-commerce, pois auxilia no contato e proximidade com leads e clientes.

 

E-mail de boas vindas

Os e-mails de boas vindas são enviados para prospects assim que se tornam leads ao assinarem o recebimento de novidades e ofertas do seu site. Ela deve ser bem entusiasmada, com foco em aproximar o cliente do seu negócio.

Você também pode enviar esse tipo de e-mail marketing para clientes inativos.

Assim, vale a pena apostar em ofertas especiais, com foco em itens já pesquisados pelo cliente, e pesquisas para identificar quais são os interesses desses consumidores, auxiliando na criação de novas estratégias.

 

E-mail transacional

Muito provavelmente você - como consumidor- ao realizar uma compra online, como um amplificador de som, por exemplo, fica ansioso pela chegada dos pedidos, não é mesmo? 

Por essa razão, as empresas podem apostar no e-mail marketing para tranquilizar seus compradores, ou seja, vale a pena enviar e-mails transacionais, indicando o andamento da entrega do pedido.

Esse formato de e-mail também pode ser utilizado como notificações sobre cadastro, troca de senha, status de pagamento e mais!

 

E-mail sazonal

Esse tipo de e-mail marketing é enviado em épocas específicas, como datas comemorativas, aniversário do cliente e etc.

Sendo assim, você pode enviar uma mensagem comunicando a oferta de bisnaga de plástico utilizada em lanchonetes durante a época de festas juninas, onde serão muito utilizadas, por exemplo.

 

E-mail promocional

O e-mail marketing promocional foca 100% na divulgação de seus produtos, visando a conversão.

Portanto, ele precisa ser enviado para o seu público-alvo de maneira bem objetiva. Ou seja: foque em textos curtos, abuse do uso de imagens e brinque com sua criatividade ao redigir mensagens atrativas.

Agora que você conhece os diferentes tipos de e-mail marketing e como a ferramenta pode auxiliar no impulsionamento do seu negócio, chegou a hora de escolher qual o modelo de mensagem que mais combina com seus clientes e começar a disparar suas campanhas, alavancando suas vendas!

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Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.