Edição de fotos para bombar no Instagram: veja aplicativos gratuitos!

Por Miriam Barros

Diferente de outdoors e revistas, campanhas publicitárias no Instagram tem menos de um segundo para chamar atenção do usuário. Por isso, aplicativos de edição de fotos são essenciais.

A dinâmica das redes sociais faz tudo ser acelerado, diferente da dinâmica das fotos comerciais da mídia imprensa ou mesmo dos comerciais televisivos.

Entretanto, isso não é necessariamente uma desvantagem. Produzir para pequenas telas possui seus desafios, mas as vendas estão a um clique de distância.

Está aí o motivo pelo qual é preciso investir em uma boa foto que realce o produto e atraia seguidores para a sua loja.

Alguns lojistas, especialmente pequenos empreendedores, acreditam que dominar as técnicas de edição é algo restrito a profissionais, afinal, estes levam anos para aperfeiçoar essa habilidade.

Contudo, uma boa edição de fotos para o Instagram pode ser feita por qualquer pessoa em um simples celular, sem necessidade de equipamentos caros ou especialização.

Neste artigo, mostramos como alcançar bons resultados utilizando aplicativos e ferramentas gratuitas de edição de fotos para aperfeiçoar o Instagram da sua loja.

Por que vender pelo Instagram?

A ampla adesão do celular na vida cotidiana movimentou diversos setores, incluindo o e-commerce.

O grande uso de dispositivos móveis impulsionou um salto no chamado mobile commerce (m-commerce) no Brasil. De 2015 para 2016, a quantidade de pessoas comprando pelos smartphones, aumentou em 30%.

Em 2019, o m-commerce cresceu 85% e no ano passado se expandiu em 78%, chegando a um faturamento de R$ 45,9 bilhões.

Com estes dados fica evidente como os celulares, junto a popularização das redes sociais, se tornaram importantes vetores do varejo online brasileiro. 

Segundo estudo do CETIC.BR, 57% das empresas pesquisadas utilizam as redes para realizar vendas online. 

E neste contexto, o Instagram se destaca, ao liderar o comércio nas redes sociais. O aplicativo, aliás, nasceu para ser utilizado em smartphones.

Conforme dados divulgados pela própria plataforma, 70% dos consumidores dizem procurar compras no Instagram, enquanto 52% já compraram a partir de descobertas na rede.

Outra pesquisa recente constatou que 54% dos consumidores seguem perfis das marcas preferidas, e 21% buscam essas páginas antes de comprar.

Nesta onda, e com o surgimento do Instagram Shopping, estamos falando de uma plataforma fundamental para quem tem uma loja.

Além de ser um canal de interação com o público, o Instagram também serve de portfólio e como uma vitrine das lojas nativas digitais ou das híbridas, presentes em espaços físicos e online.

Nesse sentido, a edição de fotos é um elemento indispensável para chamar a atenção no Instagram. Saiba mais abaixo o porquê. 

Por que a edição de fotos é tão importante no Instagram?

Quem vende pela internet não tem um representante a postos para abordar e argumentar com o cliente. Portanto, todos os truques são válidos para tornar a venda mais fácil. 

As fotos cumprem esse papel, ajudando o cliente a se apaixonar mais pelo produto e sair daquela zona de dúvida sobre a compra. 

Boas fotos também geram credibilidade. Basicamente, se você não tem uma imagem, deixa o cliente na dúvida. Ele pode pensar: será que esse produto realmente “existe”? 

Sem fotos no e-commerce, a sensação de insegurança por parte do internauta é muito maior. Isso naturalmente prejudica o processo de negociação. 

Fora isso, às vezes o cliente tem receio de comprar porque tem alguma dúvida sobre o aspecto do produto. 

Com a foto você consegue facilitar isso, mostrando a ele como é o produto que está sendo vendido.

Pensando nisso, logo abaixo, separamos algumas soluções para você fazer uma edição impecável de suas fotos no Instagram.

Aplicativos e ferramentas de edição para o Instagram

Iluminação, cenário, contraste, ângulo, composição, estes são alguns dos tópicos que observamos quando fotografamos.

Entre os cliques, não são todos que saem como o planejado, aí entra o poder da edição.

Seja para corrigir brilho, sombra, seja para criar efeitos especiais, as ferramentas de edição nos ajudam a alcançar o resultado desejado e impactar a audiência.

Pela sua utilidade cada vez mais rotineira, as plataformas de edição estão mais acessíveis e intuitivas e valem para todos os usuários do Instagram.

Em seguida, apresentamos uma lista de aplicativos para dar um up nas fotos do Instagram do seu e-commerce.

 

#1. Edição pelo Instagram

O próprio Instagram possui ferramentas de edição de imagem no seu app, que são dispostas quando o usuário seleciona a foto que deseja postar.

As opções são básicas, pois são filtros, recursos de redimensionamento e ajustes básicos de imagem – nada que retire o fundo ou apague um elemento indesejado, por exemplo.

Entretanto, as funcionalidades são bem práticas para quem busca editar iluminação, saturação, realçar alguma cor, elementos mais simples da edição.

 

#2. Canva

Não poderíamos deixar de fora da lista a ferramenta que possibilitou que qualquer pessoa pudesse fazer um trabalho bonito com seus templates.

O que poucos sabem, é que, além de ser uma plataforma de design gráfico intuitiva e simples, no Canva há opções de edição de fotos que podem ser usadas para seus posts no Instagram.

Basta criar um projeto e fazer upload do arquivo que você gostaria de adicionar ao seu projeto. Com ela é possível retirar o fundo e adicionar elementos à foto.

 

#3. Photoshop Express

Versão gratuita do Photoshop, o Express é uma excelente opção para quem está começando a se aventurar no universo da edição de fotos e quer dar um up no Instagram.

Por ser intuitivo e simples, os usuários conseguem efeitos surpreendentes, sem precisar dominar o Photoshop Adobe.

O aplicativo conta com mais de 45 efeitos visuais para enriquecer sua produção fotográfica, fazer recortes e pequenas correções.

 

#4. Gimp

GNU Image Manipulation Program (GIMP) é um editor de imagens gratuito de código aberto. 

Isso significa que sua instalação permite opções de personalização e plugins de terceiros.

O programa oferece diversas ferramentas de edição, como manipulação do retoque à restauração de composições criativas, criação de artes e elementos gráficos.

Por ser um software livre, periodicamente há diversas opções disponíveis feitas pelos próprios usuários da plataforma.

 

#5. Fotor

Para quem busca fazer edição de fotos online sem ter que instalar programas ou aplicativos, o Fotor com certeza te servirá bem.

Suas funcionalidades são amplas, e o usuário pode: cortar imagens, redimensionar, adicionar texto e fazer colagens.

E não para por aí. Você pode melhorar fotos, retocar retratos, remover fundos, aplicar efeitos, remover rugas e manchas.

 

#6. VSCO

Um dos aplicativos mais populares na edição de fotos, o VSCO é um ferramenta completa que contribuirá com seus posts no Instagram.  

Oferece desde recursos básicos, como editar contraste e aplicar filtros, até recursos avançados, como modificar tons das imagens.

Para desbloquear mais recursos do VSCO, como ferramentas mais avançadas, é preciso fazer o upgrade e pagar uma mensalidade para ter acesso a tudo.

 

#7. Unfold

O Unfold possui uma gama de templates para criação de montagens de fotos. 

É possível também adicionar fundos, texturas e colagens personalizadas, criando um visual diferenciado para seu perfil.

O aplicativo possui uma versão gratuita e outra paga, com mais recursos.

 

#8. Adobe Lightroom

Com o Adobe Lightroom, será mais fácil adicionar efeitos e filtros para suas fotos, deixando-as com um visual mais profissional.

O aplicativo contém vários recursos gratuitos, como a opção de deixar filtros pré-definidos e tutoriais voltados para quem não possui experiência.

Através do Lightroom, você consegue editar fotos de forma avançada, adicionando filtros, efeitos, contraste, exposição e outros recursos.

Bônus: aplicativos que irão te ajudar a vender mais no Instagram!

Outros aplicativos também são fundamentais para acelerar e facilitar a produção de conteúdos para o Instagram, principalmente os de vídeos – foco atual da rede social.

Em 2019, dados do Content Trends já mostravam que o vídeo é o formato mais consumido, superando as postagens com imagens em redes sociais.

A pesquisa também mostrou que o marketing em vídeos já representa 52,8% dos esforços em Marketing de Conteúdo nas empresas pesquisadas.

Dessa forma, segue uma pequena lista com alguns apps para te ajudar nessa jornada.

 

InShot

O InShot é uma ferramenta super bacana. No Instagram story não há opção de editar vídeos, como fazer cortes, inserções e ajustar o áudio.

Este aplicativo vai te ajudar a ajustar o vídeo da maneira que você deseja antes de postá-lo. Sua interface é intuitiva e nele também é possível editar fotos.

 

CapCut

Disponível para IOS e Android, o aplicativo tem todas as funcionalidades básicas para produzir um material de qualidade, como cortar, inserir texto e imagem, entre outras.

Além disso, ele também cria legendas automáticas permitindo que o vídeo seja acessível para mais pessoas e trazendo um bom posicionamento para as empresas.

 

Magisto

Magisto é uma ferramenta de edição de vídeo simples, possui funcionalidades bem completas, para editar vídeos de forma rápida, adicionando imagens e trilha sonora.

Além disso, há templates para serem adicionados nos vídeos, que podem ser editados para colocar dentro da sua paleta de cores.

 

Life Lapse

O Life Lapse é um aplicativo rico em recursos para a criação de vídeos mais longos e stop-motion para mostrar seus produtos.

Você pode tirar quantas fotos quiser, personalizar o tamanho do seu vídeo, ajustar a velocidade entre as imagens e até adicionar música isenta de direitos autorais. Em outras palavras: recursos completos de edição para você aplicar no seu Instagram.

Conclusão: edição de fotos para o Instagram na prática

Como vimos, você não precisa ser um mago do Photoshop para fazer edição de fotos. Com aplicativos gratuitos, já é possível fazer um bom trabalho para se fortalecer no Instagram.

Para aprender a usar essas ferramentas, você pode encontrar inúmeros tutoriais na internet, que ensinam os comandos básicos para deixar suas fotos mais chamativas. 

E lembre-se, seu feed é sua vitrine, e você tem apenas segundos para realmente chamar atenção no mundo digital.

Deste modo, pense no seu Instagram como um catálogo online, aplique uma boa edição nas fotos dos seus produtos para expandir seu negócio e atrair mais clientes.

Este texto foi escrito por João Barros