E-mail marketing: como ele pode impulsionar suas vendas?

Por Miriam Barros

Toda empresa que atua com venda online pode conseguir vantagens com uma boa campanha de e-mail marketing.

Embora novas mídias tenham ganhado espaço nas estratégias de mercado, o correio eletrônico ainda é uma ótima ferramenta de comunicação entre consumidores e marca. 

Inclusive, por muito tempo, ele foi uma ponte de contato via internet que simplificava o processo de responder dúvidas e solucionar problemas dos clientes.

No entanto, as empresas viram novas oportunidades surgindo, e a publicidade tomou conta da comunicação entre a marca e o público-alvo. 

Nesse sentido, nasceu o e-mail marketing. Afinal, as organizações viram que a internet pode beneficiar na redução de custos e nos resultados com as campanhas mais segmentadas. 

Assim, o e-mail mostra todo o seu potencial. Porém, a sua estratégia não é tão simples quanto parece.

Existem algumas coisas que devem ser consideradas para que a sua campanha tenha um impacto desejado. Ficou curioso? Acompanhe!

Nova call to action

Como aumentar as vendas com e-mail marketing 

Embora o e-mail marketing possa aprimorar o seu relacionamento com o cliente e, consequentemente, aumentar o número de vendas, de nada adianta disparar e-mails sem uma estratégia definida. 

Por isso, é fundamental definir um objetivo para acompanhar as etapas da sua campanha.

Dessa forma, existem maneiras para possibilitar o alcance dos resultados. Dentre elas, temos as 4 principais: 

 

1. Foque na necessidade do consumidor

Antes de disparar as campanhas pela internet, é preciso identificar quais são as reais necessidades do seu público-alvo.

O consumidor busca por elevador de escada, por exemplo? Ou por um serviço de manutenção?

Nesse sentido, é preciso saber como a marca pode influenciar na rotina do consumidor, atendendo e solucionando o seu problema.

Caso contrário, será apenas mais uma empresa oferecendo um produto sem nenhum diferencial competitivo. 

Por isso, identifique o público-alvo que o seu negócio atinge e elabore um plano de ação baseado nas necessidades dos consumidores. 

New call-to-action

 

2. Segmentação

Como falamos anteriormente, é fundamental identificar o público-alvo que o seu negócio atinge.

É nesse momento que você precisa segmentar a sua lista de contato de acordo com as características do consumidor. 

A segmentação pode ser feita de acordo com dados demográficos (idade, nacionalidade, sexo e renda) ou se baseando em situações voltadas a personalidade (faz esporte, vegetariano etc). 

Nesse momento, é muito importante que você fique atento a sua lista e tenta mantê-la em constante atualização. 

Podemos notar a importância da segmentação na personalização da campanha de acordo com a sua lista de contato.

Afinal, não adianta você criar uma campanha incrível de projeto spda para um destinatário que trabalha com projeto arquitetônico. 

 

3. Faça testes 

Provavelmente você já deve ter ouvido aquela famosa frase ‘’quem não arrisca não petisca’’, certo?

Nesse sentido, ela cai super bem na estratégia de e-mail marketing. Basicamente, a empresa só conseguirá ter acertos constantes quando realizar inúmeros testes assertivos ao público-alvo. 

Dessa forma, permita-se errar no início do processo para chegar a um modelo de comunicação ideal.

Busque por novas alternativas, faça diferentes testes, implemente novas estruturas de texto e analise como isso pode fazer sucesso. 

Planilhas

4. Crie um cronograma

O cronograma é uma das principais etapas para criar uma campanha de e-mail marketing de sucesso.

Dessa forma, organize as tarefas com antecedência, ou seja, elabore uma agenda um bom tempo antes dos disparos. 

Nesse cronograma, tenha escrito os melhores horários para publicar e os dias com o maior engajamento.

Isso vai facilitar o desenvolvimento  da campanha e aumentar o retorno dos consumidores. 

O ponto fundamental em um cronograma é a definição dos temas.

Quais assuntos você vai abordar nos conteúdos? Prefere falar sobre ventilador umidificador industrial ou máquinas empresariais? 

Essa prática vai acelerar os processos de criação e facilitar a gestão dos resultados. Além do mais, é importante levar em conta as pessoas que estão na sua lista de contato. 

Aposte nessa ferramenta!

Conseguiu perceber como é fácil potencializar as suas vendas com o e-mail marketing? Além disso, você pode buscar por softwares de gestão para facilitar as suas estratégias digitais!

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Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌