Embalagens para loja virtual: veja dicas e tenha sucesso no e-commerce

Por Miriam Barros

As embalagens têm um papel decisivo para um negócio, afinal de contas, além de garantir a segurança de um produto, elas estimulam o desejo de compra dos consumidores. E esses pontos, sem dúvidas, também valem para o e-commerce.

Além disso, quando pensamos em uma loja virtual, temos que considerar também o desafio das entregas de longa distância.

Justamente por essa questão, os produtos precisam ser acondicionados em embalagens que ofereçam proteção e preservem todas as características da mercadoria.

Caso contrário, os itens da entrega poderão apresentar avarias, gerar devoluções e maiores custos de logística reversa e a experiência de seus clientes será afetada.

Diante de tantos desafios, muitos empreendedores do e-commerce se perguntam sobre como escolher as melhores embalagens para os seus produtos.

Se você também se questiona sobre esse ponto, veio ao lugar certo! No post de hoje do blog da Confere, poderá analisar:

  • O que levar em consideração na hora de escolher uma embalagem;
  • Quais os diversos tipos de embalagens e como enviar mercadorias com segurança;
  • Uma lista com diferentes fornecedores que podem lhe apoiar no planejamento logístico e de marketing do seu e-commerce.  

 Então acompanhe essa leitura com atenção e veja tudo que preparamos para você!

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O papel das embalagens nos resultados de sua loja

Antes de mais nada, você deve ter em mente que uma embalagem é muito mais do que um invólucro para armazenar seus produtos temporariamente durante uma entrega.

Embora elas tenham, realmente, uma função determinante para a proteção e distribuição de mercadorias em diferentes canais logísticos, seus papéis não se resumem a isso. 

Além dessa característica funcional, as embalagens são importantes elementos do marketing de uma empresa e seu design deve se comunicar com os propósitos daquela organização.

Para tanto, você precisará considerar, dentre outras questões:

  • As cores e características visuais a serem aplicadas na embalagem;
  • O formato da embalagem – que deve ser, ao mesmo tempo, adequado para o produto e atrativo para o consumidor;
  • O uso de adesivos e elementos identificadores da marca;
  • A qualidade da embalagem para garantir a segurança de seu envio.

Ao se atentar a pontos como esses, o branding de sua loja virtual também será reforçado, assim como seu posicionamento no e-commerce.

E não é só isso: uma embalagem bonita, segura e coerente com a mensagem de sua marca irá reforçar a experiência de compra dos seus clientes.

Nesse sentido, vale a pena se atentar para pequenos itens que, juntos, podem transformar o "unboxing" de um produto em algo ainda mais satisfatório para os consumidores.

Incluir uma carta com o nome do cliente nas embalagens de seu e-commerce, agradecendo pela compra, por exemplo, contribui para a personalização da experiência.

Outra dica é optar por embalagens sustentáveis, que vão de encontro ao maior interesse dos consumidores por empresas preocupadas com questões ambientais.

Você pode, até mesmo, investir em embalagens que podem ser reaproveitadas pelos clientes graças a sua qualidade, durabilidade e beleza.

Tudo isso pode influenciar os consumidores a indicarem seu e-commerce, aumentando suas vendas. E agora, deu para perceber o poder das embalagens no seu negócio?

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Como escolher embalagens no e-commerce? 

Quem nunca teve a experiência de escolher um produto em uma loja virtual e, ao recebê-lo, ver que está mal embalado ou mesmo com avarias?

Para evitar esse tipo de problema no seu e-commerce, confira agora algumas dicas para escolher embalagens de modo inteligente e pensando na satisfação dos consumidores:

 

Leve em consideração os produtos comercializados em sua loja virtual

Para cada segmento de mercadorias de seu e-commerce, você precisará dispor de diferentes tipos de embalagens que acondicionem bem essas mercadorias e garantam um transporte sem transtornos. 

Se você possui e-commerce de roupas, por exemplo, além das embalagens, vale a pena trabalhar com papel pardo para proteger as peças.

Além disso, considere caixas ou cartonados que protejam as dobras das peças, de modo que as roupas não cheguem amassadas para os clientes. 

Já no caso de produtos frágeis, nunca deixe espaços vazios nas caixas, pois os itens poderão quebrar ao longo do transporte.

A rigor, o recomendado é que sua embalagem seja de um tamanho adequado – nunca grande demais para o produto – pois isso irá contribuir para avarias. 

 

Analise os elementos de proteção das mercadorias

Não são só os produtos frágeis que necessitam de elementos internos às embalagens que funcionam como camadas de proteção para os itens.

Conforme citamos acima, para o envio de roupas em um e-commerce, vale a pena considerar o uso de papel pardo como invólucro das peças.

Já itens que podem quebrar com mais facilidade durante o trajeto logístico poderão ser envoltos em plástico-bolha e os espaços vazios preenchidos com papel.

Outra opção são as placas de isopor, muito comuns no envio de eletroeletrônicos e itens maiores.

E claro, não esqueça da boa e velha fita adesiva para envolver embalagens de papelão que, sem essa proteção extra, poderiam se romper. 

 

Foque na personalização

Se você deseja encantar seus clientes com uma embalagem bonita e que reforce o posicionamento de sua marca, não deixe de considerar a personalização das embalagens do seu e-commerce.

Embora incrementem o custo dos seus envios, embalagens personalizadas devem ser encaradas como um investimento que pode se transformar em novas vendas.

Hoje em dia, há diversas gráficas digitais e com custos competitivos que podem apoiar seu e-commerce a dar um toque de personalização para suas embalagens. 

Mais a frente, separamos uma lista com alguns dos principais nomes do mercado. Siga a leitura para conferir!

 

Não se esqueça dos documentos obrigatórios para um envio

Independentemente da embalagem que você irá escolher para proteger seus produtos, elas precisarão sempre estar acompanhadas dos documentos obrigatórios para um envio no país.

Estes documentos incluem itens que fazem parte das leis que regem o ambiente logístico do país e fiscal, incluindo:

  • Nota Fiscal (esse documento tributário é obrigatório para a maior parte dos e-commerces, exceto para os MEIs);
  • No caso de um MEI, será necessário adicionar a declaração de conteúdo que informa, basicamente, que a mercadoria não necessita de uma NF;
  • Além da declaração de conteúdo, outro documento que faz parte do dia a dia de uma loja online é a etiqueta de envio. Também conhecida como etiqueta de frete, estes documentos são fixados no pacote ou embalagem em que será enviada a mercadoria e auxilia os entregadores e operadores logísticos (transportadoras, Correios, etc.) na localização do destinatário, de modo que não haja problemas na entrega

Quais os principais tipos de embalagens para o e-commerce?

Para escolher as melhores embalagens para o seu e-commerce, também é importante conhecer os principais tipos utilizados no mercado. 

Confira uma seleção com alguns tipos diferentes de embalagem:

 

Caixa de Papelão

Possivelmente, um dos tipos mais comuns de embalagens, as caixas de papelão são ótimas pedidas para quem busca baixo custo e versatilidade.

Com diferentes tipos e formatos, hoje em dia, é possível contar com caixas personalizadas que darão um brilho a mais para suas entregas.

 

Embalagem de madeira

As embalagens de madeira são bastante utilizadas por lojas online que trabalham com a comercialização de hortifruti e de itens que precisam de uma separação mais cuidadosa.

Além disso, elas ganham pontos com os clientes pois podem ser reaproveitadas para o uso doméstico e para a proteção de objetos.

 

Embalagens laminadas

Se você produz alimentos como snacks, biscoitos, doces ou tem uma cafeteria artesanal, as embalagens laminadas irão dar mais charme e elegância para os seus produtos e ainda garantir a segurança dos envios no e-commerce

 

Embalagens artesanais ou recicláveis

Você também pode investir no embrulho de seus produtos com papéis artesanais, uso de fitas e dar uma cara ainda mais personalizada para os envios. 

 

Sacolas cartonadas

Finalmente, o uso de sacolas cartonadas é uma ótima pedida para roupas, acessórios e itens que não correm maiores riscos de avarias no transporte logístico. 

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5 fornecedores de embalagens para uma loja virtual

Confira agora, uma lista com 5 fornecedores de embalagens que poderão desenvolver um design personalizado para as embalagens do seu e-commerce.

Desse modo, conforme reforçamos acima, a experiência de seu cliente será impulsionada com mais cuidado e atenção.

Veja a lista:

 

#1. Printi

A Printi é uma das maiores gráficas digitais do país. Presente no mercado desde 2012, conta com diversos tipos de embalagens para o e-commerce. 

 

#2. Fraspaper

A Fraspaper, por sua vez, é especializada em embalagens e caixas personalizadas de roupas para o e-commerce.

 

#3. Atual Card

A Atual Card é uma gráfica digital que permite que o cliente personalize diferentes tipos de embalagem para a sua loja.

 

#4. Zap Gráfica Online

A ZAP conta com opções de embalagens para joias, canetas, presentes, roupas e bijuterias, com pedidos que podem ser personalizados de modo online.

Como enviar suas mercadorias com segurança para o cliente?

Antes de finalizarmos, que tal 5 dicas adicionais para aumentar ainda mais a segurança logística do seu e-commerce? Confira! 

 

Faça um planejamento logístico

O primeiro passo para garantir a segurança de suas entregas é definir um planejamento logístico que deve considerar:

  • Os distribuidores logísticos de sua loja online;
  • Modais de entrega que serão utilizados;
  • A escolha das embalagens para seu e-commerce;
  • Os custos envolvidos no frete;
  • Os tipos de entrega que serão disponibilizados para o cliente final.

 

Defina o parceiro de distribuição

Neste ponto, o ideal é que sua loja tenha diferentes parceiros de distribuição. E a boa notícia é que, hoje em dia, esse processo é mais simples do que se imagina.  

Com uma plataforma de loja online como a Confere SHOP, por exemplo, você terá todos os recursos para a otimização de sua distribuição logística, incluindo:

  • Contar com diferentes transportadoras e soluções para gestão de fretes como a Melhor Envio
  • Conexão direta para distribuição com os Correios;
  • Possibilidade de entrega com motoboys;
  • Retirada em loja.

Tudo isso e ainda a facilidade de abrir sua loja virtual completa em apenas 3 minutos!

 

Conte com uma rede de fornecedores de embalagens 

Além da rede de parceiros logísticos, é importante cotar diferentes fornecedores para suas embalagens e manter uma rede de contatos para conseguir os melhores preços.

Desse modo, além de trabalhar a personalização, você irá garantir um retorno financeiro mais lucrativo para a sua loja online. 

Conclusão

Ao longo desse artigo, você pode perceber a importância das embalagens para a realidade de uma loja virtual

Atração de consumidores, experiência do cliente, segurança nas entregas, branding fortalecido. 

Estes são apenas alguns dos pontos que sairão fortalecidos a partir do investimento em boas embalagens. Nesse sentido, dê uma atenção especial para esses itens e potencialize suas chances de crescimento no e-commerce!

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Este texto foi escrito por João Barros.