Como ser empreendedor em meio a crise

Por Miriam Barros

Apesar de empreender ser um grande desafio, para o povo brasileiro, basta criatividade, inventividade e muita atitude para desafiar o cenário e alcançar resultados positivos.

Especialmente com a chegada da crise provocada pelo novo coronavírus, também conhecido como Covid-19, o empreendedorismo passou a ser um combustível necessário para que a economia retomasse a todo vapor.

No entanto, sempre existe aquele medo de ser um empreendedor em meio a crise.

Mesmo que alguns setores cresçam no momento atual, o fato das mudanças acontecerem mais rapidamente e a instabilidade econômica podem tornar a tarefa de empreender ainda mais complicada.

Pensando nisso, nós elaboramos este post para te mostrar que, com algumas dicas e estratégias essenciais, é possível ser um empreendedor de sucesso e identificar todas as oportunidades.

Seja para montar uma loja de produtos de decoração, realizar serviços de eletroerosão a fio, ou até mesmo ser um nômade digital, neste post, você vai encontrar todos os detalhes de como conquistar seu mercado! Vamos lá?

New call-to-action

Analise o mercado

Primeiro de tudo, é essencial observar com o máximo de detalhes sobre tudo o que está acontecendo ao seu redor.

Seja na economia, no comportamento dos consumidores, nas novas tecnologias, na educação, entre outros.

Perceba as atuais necessidades e se a sua proposta consegue se adequar ao seu setor de interesse.

Nesse momento, é importante pensar de forma criativo. O segredo não é necessariamente inovar no mercado, mas sim, oferecer soluções compatíveis com as necessidades existentes no mercado.

Se você pretende realizar serviços de manutenção em disjuntores, analise se o setor continua atuando em meio o surto, como está a demanda, quais serão as tendências, etc.

Planilhas

Tome cuidado com as dívidas

Um dos erros mais comuns entre os empreendedores que iniciam sua jornada em meio a crise é acabar se endividando com os custos de abertura do negócio ou com o investimento publicidades tradicionais.

Planeje bem as suas decisões e desenvolva um plano de negócios com todos os gastos, respeitando sempre o seu orçamento.

Uma dica para quem está iniciando sua jornada em meio a crise é optar por abrir um e-commerce. Além da diminuição da burocracia, é possível alcançar um público abrangente e desenvolver ações de marketing digital por um baixo custo!

Criatividade é o diferencial

Para ser empreendedor em meio a crise e em todos os momentos, é essencial mostrar aos seus clientes que o produto ou serviço oferecido pela sua empresa possui diferenciais.

A inovação e os diferenciais competitivos são os que estão garantindo a sobrevivência da maioria das empresas no mercado.

Por essa razão, se você quer atuar com serviços de comissionamento de equipamentos, por exemplo, não se esqueça de avaliar o seu nicho e criar soluções essenciais para seu público!

Agora que você já sabe como é possível se tornar um empreendedor em meio a crise, o que acha de seguir essas dicas e ter sucesso? 

New call-to-action

 

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.