Como os empreendedores estão reinventando os seus negócios

Por Miriam Barros

Não é mais novidade que o avanço da pandemia do novo coronavírus em todo o Brasil tem se mostrado um grande desafio por parte dos empreendedores.

Afinal, com o intuito de manter as suas atividades, mas evitando a disseminação do doença, os empreendedores tiveram que adaptar os seus hábitos e investir em ações repentinas, como a adoção o modelo home office, ou até mesmo, em casos de indústrias de chapa de acrílico, por exemplo, a redução da jornada e mão-de-obra.

Para manter o funcionamento de suas atividades, certamente é preciso se reinventar, e não apenas para manter o negócio ativo, mas sim, para continuar alcançando clientes e permanecer com uma margem adequada de faturamento, mesmo durante a crise.

Segundo o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto: “Com a mudança de comportamento do consumidor na crise, muitos empresários vão ter que repensar como seu produto pode resolver o problema do cliente”.

Ou seja, o momento de investir nas oportunidades do momento é agora. A maior prova disso é que inúmeros empreendedores já começaram a criar estratégias e ações para reinventarem os seus negócios e continuarem a todo vapor no mercado, tudo isso com adaptações modernas.

Pensando nisso, nós criamos este post para te mostrar algumas dicas que vão te ajudar a reinventar o seu negócio e fazer com que você tenha sucesso. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

Fluxo de Caixa Confere

Invista em marketing digital

Muito antes da crise, o marketing digital já estava em expansão. A sua infinidade de estratégias faz com que muitas empresas tenham resultados altamente positivos e, além disso tudo, com um custo baixo e em curto prazo.

Para uma empresa de tratamento de efluentes, os resultados podem ser: melhorar o posicionamento da plataforma na internet no Google, atrair e se relacionar com novos clientes, maximizar as chances de vendas, ampliar os seus canais de divulgação, entre outros.

Tudo dependerá dos seus objetivos e intenções. E com a crise, o marketing digital está ainda mais importante para se aproximar do seu público e mantê-lo informado.

Maquininhas Demo

Aposte nas campanhas solidárias

Outra ação que milhares de negócios estão apostando são as campanhas solidárias. Ajudar o próximo e quem necessita, especialmente nesta situação de pandemia é um fator que vale todo reconhecimento e atenção, além de ser um ato que irá contribuir com o bem-estar de todos.

Por essa razão, multinacionais e empresas de grande porte ao redor do mundo já se reinventaram: O Facebook, por exemplo, anunciou a criação de um fundo de U$100 milhões que apoiará empresas de 30 países, incluindo o Brasil.

Empresas como a CNC, Sesc e Senac também anunciaram um plano de R$ 1 bilhão para combate ao coronavírus e conscientização nos próximos três meses.

E se você fornece produtos como rachador de lenha, entre outros, nada impede que a criatividade faça com que você crie campanhas solidárias que ajudem a sociedade e torne seu negócio mais visível!

Agora que você já sabe como os empreendedores estão se reinventando em época de Covid-19, o que acha de apostar nessas estratégias para se desenvolver e crescer? Gostou do post? Conta pra gente!

Nova call to action

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.