Como funciona o processo de entrega no e-commerce?

Por Miriam Barros

Hoje, precisamos sair de dentro de nossa cabine primária e avaliar que o e-commerce está presente em nosso dia a dia. O comércio eletrônico evoluiu e mudou drasticamente ao longo dos anos. 

Transformou a forma como fazemos compras, vivemos, trabalhamos e fazemos negócios. Com a recente pandemia, passamos a contar e depender do e-commerce para quase tudo, inclusive itens básicos e essenciais. 

A pandemia também fez com que grupos de pessoas, que não estavam acostumados a fazer compras on-line, recorressem a esta ferramenta para atender às necessidades do dia a dia.

Quer saber mais e melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

Mais sobre e-commerce

Esta indústria continua a crescer e as empresas, sejam elas de moda ou de bucha de aço, estão se aventurando neste segmento e explorando os benefícios que ele oferece.

Numa pesquisa, foi constatado que as vendas globais de comércio eletrônico tiveram quatro vezes mais lucros do que no ano anterior. 

Essa tendência veio para ficar, com os consumidores percebendo a facilidade das compras on-line e da entrega em suas casas.

Para pequenas e médias indústrias, o e-commerce oferece maior alcance de clientes e a chance de crescer e se tornar mais lucrativo. 

Os pedidos devem ser rápidos, precisos e entregues sem problemas. Ou seja, esta é a principal etiqueta de segurança para o gestor ficar atento. Os comerciantes podem optar por implementar seus próprios mecanismos de entrega.

E-commerce e envio de e-commerce

O e-commerce nada mais é do que as compras e vendas de seus produtos e serviços a partir de um site ou app, onde os clientes recebem as compras no conforto de seu lar.

O envio é a maneira pela qual os produtos encomendados on-line, são entregues no endereço estabelecido antes do fechamento do negócio.

As marcas contam, cada vez mais, com canais online para vendas e gerenciamento.

Em muitos casos, a logística e a entrega não são uma competência central da empresa, e eles preferem fazer parcerias para atender seus pedidos e entregá-los com segurança ao cliente.

É uma forma fácil e sem grandes problemas para ambos os lados.

Tipos de entrega

Não existe uma fórmula única, onde apenas um tipo específico de sistema de envio e entrega funciona.

Com base em especificações como: a natureza do negócio, os clientes-alvo, o tipo de produto e as estratégias de envio, isso irá variar. 

Normalmente, as empresas podem trabalhar com fornecedores de logística para entender o que funciona melhor para seus negócios.

As empresas podem esperar variações destes:

  • Envio em dois dias;
  • Entrega no mesmo dia;
  • Envio noturno;
  • Envio internacional.

Os custos também são um fator a ser considerado. Estes, geralmente, são baseados em requisitos como: volumes esperados, destino, tamanho, valor dos conteúdos. 

Às vezes, as empresas de e-commerce também oferecem 'frete grátis' e incluem isso no custo do produto.

Estude todos os pormenores para ter um equilíbrio de ganhos tanto para você quanto para os clientes.

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Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.