Erro 06 do Cartão de Crédito

Por Camila Honda

As máquinas de cartão de débito e crédito são beneficiárias não apenas para os empreendedores, mas pra os consumidores também. Apesar das facilidades oferecidas pela maquininha, há diversos erros enfrentados por seus usuários.

Transição não permitida, venda não permitida, sistema do banco temporariamente fora de operação, entre outros.

Existem inúmeros erros frequentes nas maquininhas, e o erro 06 do cartão de crédito é um dos mais recorrentes.

O erro 06 surge quando há um problema na rede de dados ou na comunicação entre a administradora de cartão e o banco emissor.

Na busca por auxiliar os seus usuários, as operadoras das máquinas de cartão desenvolveram uma série de códigos.

Os códigos resumem e detalham os possíveis erros que podem ocorrer no sistema ou na conexão com a rede.

Além disso, cada um desses códigos possui um número de identificação, e cada número tem um significado que resume as informações, para facilitar a identificação por parte do vendedor e da central de atendimento do cartão.

O conhecimento prévio, por parte dos vendedores, pode ajudar os consumidores no ato da compra, poupando-os de constrangimentos quando houver algum tipo de problema com o cartão. Para evitar desconforto e problemas com os clientes, é importante que os estabelecimentos que possuem máquinas de cartão tenham conhecimento de todos os códigos, e soluções aplicáveis a cada um deles.

Não apenas a solução para o erro 06, para auxiliá-los, separamos os principais códigos para que você possa entender e aplicar as soluções. Veja a lista detalhada dos códigos e os erros aos quais eles estão relacionados:

 

conferencia de vendas

Erro 06 do cartão de crédito: Transação não permitida

Como falamos, o erro 06 decorre de problemas na rede de dados ou na comunicação entre a administradora de cartão e o banco emissor.

Solução: a solução mais aplicável é tentar passar o cartão novamente na mesma ou em outra máquina. Se o erro persistir, entre em contato com a central de atendimento.

Erro 58 do cartão de débito: Transação não é permitida

O erro 58 do cartão de débito aparece sempre que a transação não é permitida, ou seja, esse erro acontece quando a venda não é autorizada pelo emissor do cartão ou quando o sistema de prevenção do banco não autoriza a compra.

Solução: a melhor solução é entrar em contato com a central de atendimento da operadora do cartão para entender os motivos da recusa. 

Erro 78 do cartão: Transação negada – Venda não autorizada

Quando o erro 78 acontece o motivo é simples: O cartão está bloqueado.

Solução: é necessário que o cliente se dirija a um caixa eletrônico para efetuar o desbloqueio.

 

Erro 196 do cartão: Venda não autorizada

O erro 196 surge quando a venda não foi autorizada, a não autorização pode ter dois motivos, são eles: a informação do cartão não foi informada corretamente no momento da compra ou o cartão utilizado para realizar compra é cartão de testes.

Solução: a melhor solução nesse caso, é orientar o cliente a reenviar os dados ou utilizar um cartão diferente para a transação.

Erro 244 do cartão: Não foi possível processar a transação

Quando o cartão utilizado pelo cliente não faz parte da rede autenticada, ocorre  erro 244.

Solução: a melhor solução é orientar o cliente a utilizar outro cartão para a transação.

Erro 5115 do cartão: Não foi possível processar a transação

Esse erro ocorre quando há uma tentativa de pagamento com cartão emitido no exterior que não foi autenticado corretamente no Internet Banking do banco emissor.

Solução: para solucioná-lo, oriente o cliente a tentar novamente ou utilizar um outro cartão, além disso, será preciso entrar em contato com a Central de Atendimento do cartão.

Erro 03: Não foi encontrada transação para o Tid ‘*****’ - Venda não autorizada

Um erro recorrente, ele acontece quando o número de parcelas ultrapassa o permitido, quando o código de segurança é inválido, se o número do cartão é inválido ou quando há instabilidade no sistema da máquina de cartão.

Solução: para solucionar esse problema de forma simples, basta utilizar uma outra máquina para a transação. Caso o erro persista será necessário entrar em contato com a Central de Atendimento, e orientar ao cliente a fazer o mesmo.

Erro 57 do cartão: Venda não autorizada

Esse erro acontece quando a venda não foi autorizada pelo emissor do cartão ou quando o sistema de prevenção do banco não autorizou a compra.

Solução: para solucionar esse problema é preciso orientar o cliente a entrar em contato com o banco emissor do cartão e informar que está tentando realizar uma compra (informar o valor) e não está sendo autorizada.

Também é importante verificar se o cartão faz parte das bandeiras aceitas pela máquina, pois é um erro comum utilizar um cartão de diferente redes e digitar informações incorretas no sistema.

Erro 41: Venda não autorizada. Contate o emissor do seu cartão.

Esse erro ocorre quando o banco emissor bloqueia a compra por dois motivos: cartão com limite estourado ou transação suspeita.

Solução: a única solução usual é orientar o cliente a entrar em contato com a Central de Atendimento do cartão para saber os detalhes.

Erro 99 do cartão: Sistema do banco temporariamente fora de operação, por favor tente mais tarde

Esse erro o ocorre quando o sistema do banco está temporariamente fora de operação, o número de parcelas excede ao cadastrado para o estabelecimento ou quando o estabelecimento não tem a bandeira Visa Electron liberada na operadora da máquina de cartão.

Solução: verifique se o estabelecimento tem liberado o meio de pagamento Visa Electron, basta realizar um contato com a central de Atendimento. Em caso positivo, verifique se o estabelecimento tem habilitado na operadora o parcelamento realizado no pedido, pois é possível que o parcelamento escolhido não esteja ativo.

 

Erro 244 do cartão: Não foi possível processar a transação

Quando o cartão utilizado pelo cliente não faz parte da rede autenticada, ocorre  erro 244.

Solução: a melhor solução é orientar o cliente a utilizar outro cartão para a transação.

Gostou desse artigo? Leia também: Guia completo - máquina de cartão rede

conferencia de vendas