Erro 62 do cartão de crédito

Por Camila Honda

Os erros enfrentados pelos usuários de máquinas de cartão são recorrentes.

Com a frequente falha nas transações, as operadoras de máquina de cartão viram a necessidade de desenvolver um manual para orientar os usuários.

Desenvolvido para resumir e detalhar os erros que podem ocorrer no sistema ou na conexão com a rede, o manual das operadoras de máquinas de cartões possui uma série de códigos, esses códigos têm números diferentes e, cada número tem um significado que resume informações.

As informações transmitidas pelos códigos é importante para ajudar os vendedores a solucionar os problemas enfrentados pelos consumidores no ato da compra, poupando-os de constrangimentos quando houver algum tipo de erro no uso do cartão.

Por isso, é importante que as empresas transfiram a seus colaboradores o significado de cada código.

Um dos erros mais frequentes, o erro 62 do cartão de crédito ocorre quando há alguma restrição no cartão utilizado, ou seja, o banco emissor do cartão não autoriza a compra por entender que o cliente está realizando uma compra com valor acima do que está acostumado e, por questões de segurança, bloqueia o cartão.

Não apenas o erro 62 do cartão de crédito, existem diversos outros que podem ser solucionados facilmente. Por isso, separamos os principais códigos para que você possa conhecer, analisar e entender.

Segue abaixo uma lista detalhada dos códigos e os erros aos quais eles estão relacionados:

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Erro 62 do cartão: Venda não autorizada – Cartão com restrição

Como falamos, o erro 62 do cartão de crédito ocorre quando há alguma restrição no cartão utilizado, ou seja, o banco emissor do cartão não autoriza a compra por entender que o cliente está realizando uma compra com valor acima do que está acostumado e, por questões de segurança, bloqueia o cartão.

Solução: a única solução aplicável é orientar o portador a contatar o emissor do cartão.

 

Erro 244 do cartão: Não foi possível processar a transação

Quando o cartão utilizado pelo cliente não faz parte da rede autenticada, ocorre  erro 244.

Solução: a melhor solução é orientar o cliente a utilizar outro cartão para a transação.

Erro 5115 do cartão: Não foi possível processar a transação

Esse erro ocorre quando há uma tentativa de pagamento com cartão emitido no exterior que não foi autenticado corretamente no Internet Banking do banco emissor.

Solução: para solucioná-lo, oriente o cliente a tentar novamente ou utilizar um outro cartão, além disso, será preciso entrar em contato com a Central de Atendimento do cartão.

Erro 57 do cartão: Venda não autorizada

Esse erro acontece quando a venda não foi autorizada pelo emissor do cartão ou quando o sistema de prevenção do banco não autorizou a compra.

Solução: para solucionar esse problema é preciso orientar o cliente a entrar em contato com o banco emissor do cartão e informar que está tentando realizar uma compra (informar o valor) e não está sendo autorizada.

Também é importante verificar se o cartão faz parte das bandeiras aceitas pela máquina, pois é um erro comum utilizar um cartão de diferente redes e digitar informações incorretas no sistema.

Erro 99 do cartão: Sistema do banco temporariamente fora de operação, por favor tente mais tarde

Esse erro o ocorre quando o sistema do banco está temporariamente fora de operação, o número de parcelas excede ao cadastrado para o estabelecimento ou quando o estabelecimento não tem a bandeira Visa Electron liberada na operadora da máquina de cartão.

Solução: primeiro, verifique se o estabelecimento tem liberado o meio de pagamento Visa Electron, basta realizar um contato com a central de Atendimento.

Em caso positivo, verifique se o estabelecimento tem habilitado na operadora o parcelamento realizado no pedido, pois é possível que o parcelamento escolhido não esteja ativo.

Erro 51: Transação negada – Venda não autorizada. Contate o emissor do seu cartão

Esse erro ocorre quando o banco emissor do cartão não autorizou a venda por algum motivo como limite do cartão estourado ou transação suspeita.

Solução: para solucionar, oriente o cliente a entrar em contato com a Central de Atendimento do cartão para saber detalhes sobre os motivos do bloqueio da compra.

Erro 110 do cartão: Não foi possível processar a transação. Sistema sem comunicação. Tente mais tarde

O erro 110 ocorre quanto são utilizados cartões de outros bancos.

Solução: a melhor solução para esse erro é tentar novamente a conexão, caso o problema persista, oriente o cliente a utilizar outro cartão.

Planilha Controle de cartões

Erro 215 do cartão: Transação não finalizada

O erro 215 possivelmente acontece quando há dificuldades com pop-up bloqueado no navegador do cliente.

Solução: para solucioná-lo, basta orientar o cliente a desbloquear as pop-ups do site para que o problema seja resolvido e a transação possa ser concluída.

Erro 999 do cartão: Transação negada: Venda não autorizada

Esse erro ocorre quando o cartão utilizado não foi emitido pela operadora aceita pela maquininha, o pagamento não foi autorizado pelo banco emissor do cartão ou quando a página onde os dados são digitados fica muito tempo aberta.

Solução: nesse caso, a melhor solução é orientar o cliente a realizar a transação novamente e, caso o erro persista, sugerir que ele utilize outra forma de pagamento.

Erro 08: Código de segurança inválido

Esse erro é decorrente da digitação incorreta do código de segurança do cartão de crédito.

Solução: para solucionar, basta redigitar o código corretamente.

Erro 12: Venda não autorizada

Ocorre quando o banco emissor do cartão não autoriza a venda.

Solução: a solução ideal é pedir para o cliente entrar em contato com a central de atendimento do cartão.

Erro 54 do cartão: Cartão vencido ou data de vencimento incorreta

Os erros oriundos do vencimento do cartão só podem ser solucionados quando há divergência dos dados informados pelo cliente, com o digitado na máquina, dessa forma, basta alterá-los.

Mas se os dados informados estiverem corretos, o cliente deve entrar em contato com o banco para verificar se cartão ainda é valido.

Mas, antes de orientá-lo é importante verificar junto ao cliente os números da validade do cartão e, caso ele esteja vencido, orientar o cliente a utilizar outra forma de pagamento e contatar o banco emissor do cartão solicitando um novo.

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