Máquina de cartão de crédito fora do ar? Saiba como resolver com 10 dicas preciosas!

Por Camila Honda

A máquina de cartão de crédito é essencial para os negócios.

Com a modernidade, as empresas buscam cada vez mais empregar facilidades para seus clientes, que por sua vez procuram agilidade para realizar seus pagamentos.

Porém, mesmo em meio a tecnologia e diversidade de modelos de máquina de cartão, as empresas ainda enfrentam problemas de travamento no aparelho, máquinas fora do ar ou até mesmo que não funcionam.

Em meio aos problemas recorrentes com as máquinas de cartão de crédito, os empreendedores buscam soluções rápidas para acabar com o problema, mas muitas vezes as operadoras não oferecem o auxílio necessário.

Existem alguns procedimentos básicos que podem recuperar a maquininha e retomar as vendas em poucos segundos.

Então, não se desespere! Pois separamos 10 dicas que poderão auxiliá-lo na solução desse problema, e a partir disso, você saberá exatamente o que fazer quando a sua máquina de cartão de crédito estiver fora do ar. 

Antes de aplicar as dicas abaixo, verifique se os cabos estão conectados firmemente à sua máquina de cartão e ao roteador/rede telefônica, ou se o chip está bem encaixado.

conferencia de vendas

Dica 1: Realize o procedimento padrão

 - Verifique se as luzes verdes da máquina de cartão de crédito estão acesas (as luzes estão localizadas onde o cabo Ethernet ou o do telefone está ligado a sua máquina, ou então na tela do visor da maquininha);

 - Tente reiniciar o roteador e/ou máquina de cartão;

 - Desconecte o cabo de alimentação para a máquina de cartão e o roteador de internet. Espere cerca de 30 segundos. Depois, volte a ligar os cabos e a alimentação dos dispositivos de parede para o terminal. Caso a sua máquina de cartão tenha bateria, remova e coloque novamente;

 -Aguarde cerca de 60 segundos para tentar usar a máquina, reinicializando e estabelecendo uma conexão com o roteador/servidor.

Dica 2: Teste a sua rede telefônica

Quando a máquina de cartão fica fora do ar, o primeiro passo é verificar a rede.

A falta de rede é o principal motivo que leva a máquina de cartão a perder a sua conectividade.

Se o seu empreendimento utiliza o mesmo roteador ou rede telefônica para se conectar a um computador ou telefone fixo, será preciso desconectar o telefone e/ou computador para verificar o funcionamento.

É importante testar a internet pelo computador, acessando um site aleatório para verificar a velocidade e conectividade, e buscar entender a origem do problema.

Dica 3: Verifique a rede da máquina de cartão quando ela não estiver em uso

Os vendedores costumam verificar o funcionamento da máquina de cartão apenas no momento da venda, o que acaba causando grandes problemas com os clientes.

Para evitar constrangimentos, é importante que o operador tenha ciência quando a máquina de cartão de crédito estiver fora do ar.

Para isso, é preciso verificar a maquininha de 30 em 30 minutos, ou de 1 em 1 hora.

Isso garante que a máquina de cartão fora do ar não seja um problema recorrente, assegurando que o sistema esteja sempre funcionando, e evitando constrangimentos e contratempos na hora de receber o pagamento de um cliente.

Dica 4: Previna problemas com a máquina de cartão de crédito fora do ar

Para não sofrer com a máquina de cartão fora do ar, tenha sempre mais de uma maquininha no seu estabelecimento.

Além de ajudar a prevenir problemas, te ajudará a medir a eficácia das operadoras.

Dica 5: Realize algumas verificações para solucionar o problema

Quando há dificuldades constantes em realizar transações, atualizar o software, ou se conectar à rede da máquina de cartão é preciso realizar algumas verificações para solucionar o problema. São elas:

 - Verifique se o cabo está conectado à porta correta da máquina de cartão de crédito e na parede ou roteador de internet;

 - Conecte um telefone comum à tomada de parede para garantir que a linha está disponível, ou um computador à internet para testar a conectividade;

 - Mude o terminal para outra linha telefônica ou conecte a outra porta no roteador, e teste novamente a conexão;

 - Verifique se o telefone está fora do gancho, ou se os telefones do estabelecimento estão conectados na mesma linha que a sua máquina de cartão.

Planilha Controle de cartões

Dica 6: Verifique a área de cobertura da sua máquina de cartão

Os serviços 2G, 3G ou 4G são muito utilizados nas máquinas de cartão de crédito.

Mas antes de contratar esse serviço é importante verificar a área de cobertura da operadora.

Se você já contratou os serviços e está sofrendo com a máquina de cartão fora do ar, é importante que você verifique a área de cobertura, pois isso pode estar atrapalhando as suas transações.

Dica 7: Reinicie a máquina para destravar

A rede travada é um grande problema para os negócios.

Redecard, Cielo, Elo, se a rede travou, basta reiniciar a máquina, segurando o botão de desligar por alguns segundos, ou seguindo as instruções do manual.

Também é possível desligar a máquina de cartão da energia por alguns segundos e/ou remover a bateria, e reiniciar.

Dica 8: Evite passar o cartão do cliente mais de duas vezes

Por muitas vezes a máquina de cartão fora do ar, fora da área de cobertura ou então sem funcionamento leva o vendedor a repetir a operação por diversas vezes até que ela seja concluída, ou então o mesmo acabe desistindo do processo.

Evite constrangimentos com os clientes, em casos de problema com a máquina, tente reiniciá-la, ou utilize outra maquininha para realizar a operação.

 

Dica 9: Entre em contato com a Central de Atendimento da sua máquina

Caso as alternativas acima não funcionem é importante que você entre em contato com a central de atendimento da sua máquina de cartão.

Procure deixar o telefone anotado do lado da máquina para solucionar as emergências com maior agilidade.

 

Dica 10: Troque a sua máquina de cartão

A troca da máquina de cartão é a última alternativa e deve ser utilizada apenas quando não houver mais solução.

Se a máquina de cartão está constantemente fora do ar, você já fez todos os procedimentos descritos nas dicas anteriores e o problema continua, então chegou a hora de trocar a maquininha.

Não se precipite, busque realizar a troca somente quando não houver outra alternativa.

 

Nova call to action