Como fazer seu escritório de contabilidade crescer

Por Miriam Barros

Fazer um escritório de contabilidade crescer não é uma tarefa fácil. O campo está se transformando rapidamente: há uma nova competição com serviços digitais e as rotinas contábeis parecem cada vez mais complexas.

Como em qualquer outro empreendimento, é necessário ser paciente e criativo, principalmente em momentos de crise.

Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a alavancar seu escritório!

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Adote uma postura estratégica

Os escritórios tradicionais em que se cuidava apenas da papelada do cliente estão desaparecendo -  o contador é atualmente um braço direito da gestão empresarial. 

Desse modo, é necessário se mostrar para o cliente como parceiro estratégico e assim agregar valor ao seu serviço. 

É desse movimento que nasce o BPO, um escopo de serviços de terceirização da gestão financeira de uma empresa. O BPO está crescendo no Brasil porque permite que empresas em crescimento mas com pessoal reduzido alcancem uma gestão estratégica.

Principalmente em momentos de crise, o seu conhecimento pode fazer diferença no negócio do seu cliente. Explorar esse valor do assessor financeiro é uma tendência do mercado que pode fazer toda a diferença no seu escritório.

Torne-se especialista

O foco é imprescindível para se destacar em uma área. Para que você possa ser ainda mais estratégico para o seu cliente, é interessante que você escolha como foco um segmento específico para conhecer profundamente seu funcionamento, desafios e estratégias.

Isso te ajudará a ter mais clareza sobre os rumos do seu crescimento e aumentará a sua credibilidade na área.

Especialmente se você atua em com clientes de áreas mais restritas (nichos), como na produção de válvula reguladora de pressão, entre outros, ter um bom conhecimento sobre o seu mercado e sua área de atuação é um ponto extremamente positivo.

Dessa maneira, você pode mostrar mais autoridade para o seu público e obter vantagens competitivas diante da concorrência.

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Invista em marketing pessoal

Uma das grandes dificuldades dos contadores é vender o próprio peixe. Contudo, trabalhar o seu marketing pessoal é muito importante, especialmente considerando o crescente peso que a presença nas mídias sociais tem na hora de um cliente contratar um serviço.

Com algumas atitudes simples, você consegue criar boas campanhas de autopromoção nas redes sociais em que potenciais clientes possam conhecer o seu trabalho.

Não só os perfis em redes sociais te tornam mais acessível para novos clientes, mas também permitem que você crie conexões interessantes com outros empreendedores que irão te abrir portas.

Nutra o relacionamento com os seus clientes

Um bom relacionamento com o cliente, em que você esteja acessível para contato e seja prestativo faz toda a diferença em um escritório de contabilidade. 

Isso vai te ajudar a manter uma base fiel de clientes e também gerar propaganda boca-a-boca, o que é impagável principalmente em um segmento que requer tanta confiança quanto o financeiro.

Portanto, é essencial que você conheça de fato cada cliente; tenha uma rotina de contato eficiente; seja proativo na hora de ajudá-los com problemas e dúvidas e, o mais importante, apresente-se como a solução dos problemas. 

Lembre-se que Isso vale para empresas de qualquer segmento, seja escritórios de contabilidade, comércios, indústrias de filtro de ar, agências de publicidade, entre outros.

Além disso, ter um bom relacionamento com os clientes auxilia na elaboração de estratégias mais segmentadas. Por meio de um bom relacionamento, é possível aplicar ações no momento certa, na hora certa e para as pessoas certas.

Planilhas

Otimize seus processos usando tecnologia

Faça uma lista dos processos manuais do seu escritório. Ela fica enorme né? 

Usar planilhas para todas as suas rotinas é pouco eficiente porque dá margem para erro humano e toma mais tempo do que o necessário - tempo em que você poderia estar dando uma assessoria consultiva aos seus clientes ou até atendendo novos negócios.

Dessa maneira, automatizar seus processos é dar um grande passo na expansão do seu escritório. 

Com a automação dos processos, é possível ter mais agilidade em diversas tarefas. Se você atua com uma empresa de descarte de eletrônicos, ao otimizar os seus processos, você consegue oferecer um melhor atendimento e fazer com que seus clientes fiquem totalmente satisfeitos.

A Confere possui programas de parcerias com contadores e assessores financeiros justamente para ajudá-los a criar valor nos serviços e otimizar processos.

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