Utilize a estratégia de segmentação na sua empresa

Por Miriam Barros

Campanhas personalizadas, foco nas necessidades do público, identificação de características específicas, esses são alguns dos pontos que classificam uma estratégia de segmentação. 

Tais estratégias, possibilitam um conhecimento mais aprofundado sobre o público alvo e, dessa forma, conteúdos de comunicação e marketing podem ser pensados de forma a agradar essas pessoas e trazê-las cada vez mais perto do seu negócio. 

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Os tipos de segmentação

No mercado de marketing digital, existem quatro tipos de segmentação. Essas, geralmente, são as mais usadas, as quais te apresentamos hoje. 

A começar pela segmentação demográfica, ela é a divisão do público-alvo e leva em conta informações como gênero, idade, status social, estado civil, entre outros. Essa é a opção mais popular entre os empreendedores.

Já a segmentação geográfica tem como prioridade principal a localização em que os clientes se encontram. É possível realizar a segmentação por país, cidade, estado ou então por região.

A segmentação psicográfica leva em consideração valores morais, estilo de vida e personalidade do cliente. 

E a segmentação comportamental analisa o comportamento que cada consumidor mostra e também da tomada de decisão dele a respeito de uma compra, um conteúdo, uma assinatura, ou qualquer tipo de ação que ele toma dentro do ambiente digital.

Entenda o que é segmentar

Bem mais do que somente produtos, o consumidor nos dias de hoje procura por experiências de compra que sejam personalizadas, ou seja, especialmente pensadas para ele. E o marketing de segmentação é a melhor maneira de realizar isso.

Para melhorar a compreensão a respeito do tema, vamos exemplificar um pouco mais a partir de algumas possíveis situações.

Pense em um site de marmoraria. A ferramenta faz a separação de clientes e visitantes da página, o qual pode ser um e-commerce de mesa de mármore, por exemplo. É feito um reconhecimento de quem pode realizar uma compra desse tipo de produto e quem não.

Ou então, pense em um e-commerce que faz a venda de placa de circuito impresso, um equipamento muito específico que conta com um público voltado ao segmento de informática. 

A mesma coisa pode acontecer, a ferramenta separar os potenciais clientes daqueles que estão somente de visita ou com algum tipo de curiosidade sobre o equipamento

O principal objetivo é criar uma experiência de compra que leve em consideração os padrões, comportamentos e necessidades de tais pessoas.

As vantagens

A segmentação promove vantagens para os clientes que passam pelo processo de cadastro, análise e recebem uma vivência diferente no site, como também para os donos de lojas. 

Um outro ponto para que a estratégia de marketing de segmentação seja colocada nos negócios, é que os clientes se apresentem dispostos a pagar um valor a mais por um produto que tenha um preço mais elevado, quando a experiência de compra é diferenciada.

Pense que você tem um negócio que vende tendas para eventos, por exemplo, e possibilita a venda ou aluguel deste tipo de material.

Não se trata de uma coisa barata, porém, é muito importante para diversas pessoas.

Caso a sua empresa disponibilize outros tipos de benefícios para o cliente que compra ou aluga as tendas, como caixas organizadoras, ou então cadeiras para uso no evento, esse consumidor vai voltar a buscar pela sua loja, além de fazer indicações. 

O marketing de segmentação tem como uma grande característica, excluir as estratégias de marketing que são genéricas, que são funcionais, mas não da mesma forma que são segmentadas. 

Uma boa relação

Esse tipo de estratégia também possibilita uma relação com o cliente do seu negócio, a qual precisa ser muito boa.

É necessário saber quem compra com você, o que de fato procuram, o que estão fazendo, para que dessa forma, a experiência de compra seja ainda melhor. 

Quando há um bom relacionamento entre lojista e cliente, os pontos positivos e negativos do negócio conseguem ser analisados e as posturas da loja podem ser mudadas.

Conseguimos analisar alguns dos pontos positivos de contar com o marketing de segmentação para os mais diversos negócios, já que os resultados são bem mais eficazes, em que lojista e cliente conseguem sair satisfeitos.

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Esse artigo foi escrito por Fernanda Silva, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.