Por que a estratégia é fundamental para gerar resultados

Por Miriam Barros

Administrar é uma empresa é um desafio que tem seus entraves, afinal, conduzir um negócio de sucesso não é nada fácil, seja para uma empresa fabricante de balcão refrigerado pequeno ou um mercado mais abrangente como uma distribuidora de aparelhos eletroeletrônicos.

O fato é que, independente do segmento de mercado que uma empresa atue, para gerar os resultados esperados é indispensável a aplicação de estratégias para este fim.

Por isso, preparamos um conteúdo para falar sobre por que uma boa estratégia é fundamental para gerar resultados e como aplicá-la em seu negócio. Continue conosco e acompanhe o conteúdo.

O que é gestão estratégica e seus benefícios

As estratégias aplicadas em na gestão empresarial visa gerenciar de forma articulada todos os setores e recursos disponíveis em uma companhia. Uma boa estratégia está atrelada à previsão.

Sendo assim, a ideia de estratégia tem como finalidade prever diversas situações que podem ocorrer em um negócio dentro de um período de tempo, permitindo assim que as decisões e práticas, sejam direcionados da melhor forma para gerar os melhores resultados possíveis naquele cenário.

Uma empresa de placas em acrílico, por exemplo, precisa elaborar estratégias voltadas para seu nicho de mercado, a fim de ter o sucesso esperado na distribuição e venda de seus produtos, prevendo situações diversas, permitindo tomadas de decisões mais assertivas para o negócio.

Entre os benefícios da uma boa estratégia, podemos citar:

  • Melhor alinhamento da empresa;
  • Conhecimento amplo sobre a concorrência e sobre os clientes;
  • Maior comprometimento dos colaboradores para atingir os resultados esperados;
  • Maior eficiência nas tomadas de decisões.

Planilhas

Como aplicar boas estratégias em seu negócio

Agora que já vimos o que é uma gestão estratégica e os benefícios que ela pode trazer, vamos ver como aplicar boas estratégias em um negócio.

Defina seu público e sua proposta 

Para aplicar estratégias coerentes, é importante entender qual o público de sua empresa.

Por exemplo, se sua empresa fabrica estrutura metálica para galpão, o público alvo pode tanto ser empresas voltadas para o ramo da construção, quanto clientes pessoa física.

A partir daí, é preciso definir uma proposta de negócio que possa atingir este público de forma satisfatória.

 

Determine os princípios de negócio

A cultura organizacional de uma empresa define o diferencial de um negócio. Para isso é essencial definir os princípios básicos de negócio que são missão, visão e valores.

 

Estude o ambiente em que atua seu negócio

É importante definir qual o posicionamento atual da empresa e o lugar que ela ocupa no mercado.

Para isso, é fundamental estudar seu ambiente interno para identificar suas forças e fraquezas e seu ambiente externo para identificar as oportunidades e ameaças.

 

Elabore objetivos a serem alcançados

Para elaborar os objetivos a serem alcançados é importante pensar no que deve ser feito, os recursos necessários para isso e os prazos a serem cumpridos para alcançar o resultado esperado.

 

Execute as estratégias

Após definir toda a parte teórica do plano estratégico, é preciso colocar em prática. Para isso, é importante mobilizar a todos os envolvidos para alinhar as estratégias e executá-las a fim de atingir o resultado esperado.

Agora que você sabe como é fundamental elaborar estratégias para alcançar o sucesso de sua empresa, que tal colocá-las em prática?

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Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.