Principais estratégias para divulgar sua loja virtual no Facebook

Por Miriam Barros

Para quem sonha em ser bem-sucedido no e-commerce, divulgar uma loja virtual no Facebook é uma ação indispensável para aumentar vendas e se aproximar dos consumidores. 

Para você ter uma ideia, a rede conta com 2,8 bilhões de usuários no mundo, sendo um dos principais canais de vendas nas redes sociais. 

Mas como ter sucesso em um anúncio no Facebook? Neste post, selecionamos dicas essenciais para você efetivar uma estratégia de marketing digital inteligente na rede.

Confira!

Nova call to action

A importância das redes sociais para o comércio virtual

As redes sociais são um dos principais canais de comunicação da sociedade contemporânea. Além de estabelecer conexões, estas mídias oferecem aos usuários uma plataforma para:

  • Compartilharem opiniões sobre produtos e serviços, aumentando o empoderamento de seus usuários no ambiente de consumo digital;
  • Se engajarem com marcas e influenciadores;
  • Divulgarem seus negócios;
  • Criarem comunidades de usuários;
  • Vender produtos.

Com isso, divulgar sua loja virtual no Facebook é uma ação que contribui para um engajamento mais próximo com consumidores ativos e engajados. 

Como dar os primeiros passos no e-commerce?

Para quem está se planejando para iniciar uma jornada no e-commerce, naturalmente, antes de pensar em divulgação, é necessário criar uma loja virtual

Você poderá fazer isso de diferentes formas:

  • Combinando canais de venda (Marketplaces, Loja Online, Site, Redes Sociais);
  • Investindo em um canal próprio no seu site;
  • Divulgando produtos e serviços em comunidades online;
  • Trabalhando com uma plataforma de loja online. 

O ideal é que você diversifique suas estratégias para tentar atrair o maior número possível de consumidores, levando em conta sua capacidade de investimentos.  

É possível criar e divulgar uma loja virtual grátis?

Sobre a questão dos investimentos, é comum que no começo de um negócio, os empreendedores tenham um capital reduzido para distribuir em suas empresas.

A boa notícia é que, no e-commerce, é possível contar com uma série de ferramentas gratuitas capazes de alavancar o sucesso de um negócio.

Você poderá, inclusive, montar sua loja virtual grátis, com todos os recursos que precisa para ser bem-sucedido em um ambiente de negócios cheio de oportunidades.

Confere SHOP, por exemplo, é uma plataforma gratuita para lojas online com todas as funcionalidades para que você possa vender pela internet e gerar faturamento de modo ágil.

Veja os benefícios que a Confere oferece para você:

  • Você poderá fazer a distribuição de seus produtos nos principais canais logísticos do país com frete competitivo;
  • Configurar uma loja com usabilidade e identidade visual atrativas;
  • Contar com os principais meios de pagamento;
  • Divulgar seus canais de contato nas redes sociais;
  • Dispor de ferramentas de gestão financeira, cadastro simplificado de produtos, fluxo de caixa e conciliação bancárias.

Ficou interessado? Então aproveite para saber como começar uma loja virtual neste guia completo.

Além disso, no início, você poderá focar em estratégias de mídia orgânica ou investir pequenos valores de mídia paga para atrair sua base inicial de seguidores.

Diferenças entre mídia paga e mídia orgânica

Enquanto a mídia paga envolve toda campanha com direcionamento de recursos financeiros, a mídia orgânica inclui estratégias que não trazem custos diretos.

Em um mundo ideal, sua loja virtual deverá trabalho tanto com mídia orgânica quanto com mídia paga para gerar resultados.

Enquanto a mídia orgânica (blogs, posts tradicionais em redes sociais, materiais ricos) traz mais consistência e um senso de continuidade para o seu marketing digital, a mídia paga (Google Ads, Social Ads, Remarketing) irá ampliar o alcance e a velocidade de conversão para ações mais específicas e estratégicas.

Vale a pena divulgar minha loja virtual no Facebook?

Agora que você já sabe como começar sua jornada no e-commerce, deve estar se perguntando: 

- Vale a pena divulgar minha loja no Facebook ou é melhor investir em outras redes? 

Nossa recomendação é que você trabalhe com um modelo de marketing multicanal, se fazendo presente em diversas redes na qual seu consumidor pode estar presente. 

Vale observar que o Facebook conta com públicos diversos que poderão se engajar com sua loja por meio de mídia paga ou interações orgânicas.

Neste sentido, a resposta é sim, vale a pena divulgar sua loja virtual no Facebook, no entanto, faça um estudo de seu público, para definir as melhores estratégias na rede. 

Como fazer um anúncio pelo Facebook Ads?

Nós gravamos um super aulão que, além de trazer dicas imperdíveis para lojistas que estão entrando no mundo do e-commerce, também ensina a montar uma campanha no Facebook ADS do ZERO!

Isso mesmo: mostramos o passo a passo para começar a anunciar em uma das redes mais utilizadas no Brasil (e que, de quebra, te permite anunciar também em outras plataformas, como o Instagram). Te convido a montar a sua primeira campanha acompanhando o vídeo:

 

Agora, voltando à publicação, vamos te ensinar também por aqui:

Para fazer um anúncio no Facebook, você terá que acessar a plataforma do Facebook Business, e definir:

  • Quais são seus objetivos da campanha;
  • Onde irá veicular seu anúncio (Messenger, Facebook, Instagram, todos os canais da rede);
  • Definir o orçamento (que pode ser diário ou total, com base no intervalo de tempo da campanha);
  • Escolher o formato do anúncio (há diferentes opções, que incluem desde apresentações multimídia até imagens estáticas ou mesmo anúncios interativos); 
  • Enviar pedido e participar do leilão de anúncios do Facebook – que determina os melhores Ads para distribuir de acordo com público e faixas de horário;
  • Mensurar os resultados.

O interessante é que, através do Facebook Business, você pode criar campanhas conjuntas entre o Facebook e o Instagram, potencializando ainda mais suas chances de resultado.

Tem dúvidas sobre como criar uma conta no Facebook Business? Veja este passo a passo que produzimos para você!

Confere Shop loja online grátis

5 estratégias para divulgar sua loja online no Facebook com sucesso

Mas criar um anúncio no Facebook é só o primeiro passo para atrair novos clientes na maior rede social do planeta.

Para ter sucesso com seus anúncios, vale a pena considerar algumas estratégias de posicionamento que poderão otimizar os resultados do marketing digital de sua loja.

Veja alguns pontos que selecionamos aqui:

 

  • Planeje com atenção suas estratégias orgânicas e de Social Ads

Toda ação de marketing deve estar alinhada com um planejamento macro que inclui desde um simples post orgânico até um anúncio com investimentos mais expressivos. 

Isso vale para todas as redes sociais e, de modo geral, para o posicionamento como um todo do seu e-commerce.

Ao se planejar, você otimiza suas postagens, a interação com potenciais clientes e cria janelas de tempo para investir na produção de conteúdo de qualidade.

 

  • Estimule o engajamento e interaja com seus seguidores

Para ter um bom índice de engajamento ao divulgar sua loja virtual no Facebook, você deverá criar ações que estimulem a participação do público com suas postagens e anúncios.

Elas incluem:

  • Chamadas convidando os seguidores para curtir, comentar e compartilhar;
  • Postagens alinhadas com o interesse do seu público-alvo;
  • Cases envolvendo seguidores de sua página e histórias de sucesso de sua empresa. 

Mas não basta estimular o engajamento. Responda os comentários, mensagens e mostre-se presente para os seus seguidores.

Além de indicar empatia, a interação com os usuários é uma boa forma de entender seus hábitos de navegação e trabalha todas as etapas da jornada de um cliente.  

 

  • Crie uma identidade visual e de conteúdo na rede

Conteúdo de qualidade e uma identidade visual atrativa são outros fatores de engajamento nas redes sociais.

Ao investir em conteúdo de qualidade – tanto para suas postagens, mas também no blog de sua loja ou até mesmo em um e-book com dicas para seus clientes, por exemplo –você criará mais relevância e diferenciação para sua marca no e-commerce.

Já a identidade visual consiste no uso de boas fotos, equilibradas com as cores de sua logomarca e perfil.

Trabalhar a identidade visual, inclusive, é uma etapa indispensável para ficar na memória do cliente e ser reconhecido no universo digital. 

 

  • Tenha um calendário de postagens

Frequência é uma das palavras-mágicas no universo do marketing digital. 

Neste sentido, para divulgar sua loja virtual no Facebook com sucesso, defina um calendário no mínimo semanal, de modo a conquistar o engajamento dos seguidores.

 

  • Estude os dados do seu público

O estudo dos hábitos de navegação, sucesso de suas postagens e anúncios é uma ferramenta decisiva para sua estratégia de posicionamento no Facebook.

Com essa ação, você poderá:

  • Entender quais são os melhores horários para seus posts e anúncios;
  • Analisar os conteúdos que tiveram mais engajamento;
  • Planejar suas ações de marketing digital com base em dados concretos.

Uma dica: o Facebook fornece indicadores tanto para postagens orgânicas, quanto para seus anúncios na rede social.

Para os posts orgânicos, basta acessar a aba de informações de sua página no Facebook e ver dados sobre seguidores e alcance.

Nos posts do Facebook Ads, acesse o gerenciador de anúncios e clique em visualizar gráficos, para ter acesso a uma série de indicadores sobre sua campanha. 

+3 dicas para impulsionar seus resultados no e-commerce

Antes de finalizarmos, preparamos 3 dicas complementares para que você tenha sucesso ao divulgar sua loja virtual no Facebook e em outras redes sociais:

 

  • Trabalhe com promoções e sorteios

Uma boa dica para estimular o engajamento na rede e conquistar seguidores inclusive de modo orgânico consiste no desenho de promoções e sorteios, que podem ser lançados no Facebook, Instagram e até mesmo no seu site. 

De modo bem objetivo, o sorteio é uma ação promocional, por um período de tempo limitado, no qual as empresas podem:

  • Reforçar o posicionamento de um novo produto;
  • Oferecer brindes para conquistar novos seguidores e curtidas;
  • Fazer uma ação de fidelização para sua base atual de seguidores.

Quer saber mais? Confira este artigo exclusivo sobre como fazer sorteios para sua loja online!

 

  • Venda pelo Facebook

Além de uma loja virtual, você também poderá vender pelo Facebook e até pelo Instagram! No Instagram você conta, inclusive, com o recurso Instagram Shopping, popularmente conhecido como a Sacolinha do Instagram.

Com este recurso, você conecta seu catálogo de produtos ao seu Instagram e facilita muito o processo de compra dos seus clientes! Assista o vídeo para aprender a integrar a sacolinha à sua loja virtual em poucos passos:

 

Mas, como montar uma loja online no Facebook e no Instagram?

Basta acessar o Facebook Business e seguir as seguintes etapas:

  • Clique em criar sua loja;
  • Defina um método de finalização de compra;
  • Selecione sua página comercial no Facebook;
  • Crie (ou selecione) sua conta no gerenciador de anúncios do Facebook;
  • Selecione um catálogo para a loja;
  • Configure os detalhes gerais da página;
  • Conclua a configuração e importe um catálogo de produtos.

Para disponibilizar sua loja também no Instagram, precisará ter uma conta empresarial na rede e então vincular a loja. 

 

  • Utilize ferramentas gratuitas para otimizar sua operação

Por fim, não abra mão dos recursos que a internet lhe oferece para o crescimento de seu e-commerce. 

Neste post, por exemplo, separamos 10 ferramentas gratuitas que poderão impulsionar seu crescimento e otimizar seus anúncios na hora de divulgar sua loja virtual no Facebook. Além disso, temos certeza que, ao seguir todos os passos que listamos aqui, suas chances de conquistar vendas e novos clientes se multiplicarão! 

New call-to-action

Este texto foi escrito por João Barros.