Estratégias de e-mail marketing: comunicação eficiente no e-commerce

Por Miriam Barros

Aplicar estratégias de e-mail marketing no seu e-commerce é uma excelente rota para conquistar novos clientes, nutrir a base já existente e gerar receita.

No entanto, apesar desta comunicação ser uma interação valiosa com o público da marca, nem todos conseguem explorar seu potencial máximo e desfrutar dos benefícios.

Isso acontece quando a estratégia de marketing digital não está bem definida, falta conhecimento sobre o público-alvo e quando as ações de e-mail são genéricas.

Consequentemente, se os e-mails forem pouco atrativos para sua base, a taxa de abertura e de descadastros pode aumentar, impactando negativamente nos resultados da empresa.

Para evitar que seus e-mails marketing sejam marcados como spam ou sigam direto para o lixo eletrônico, é preciso planejar, fazer testes, e claro, conhecer bem esta estratégia.

Dito isso, neste artigo, explicamos o que é e-mail marketing e como você pode usá-lo no  e-commerce de modo estratégico para ampliar suas vendas.

Acompanhe a leitura!

Confere Shop loja online grátis

O que é e como funciona o e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma comunicação disparada por uma empresa para a sua base de clientes ou assinantes cadastrados por meio de um site.

Esta ferramenta é muito usada para notificar o lançamento de novos produtos, atualizar a base com algum informativo ou também oferecer promoções.

A captação de e-mails pode ser feita por landing pages, cadastros no site, ou formulários para receber um e-book, por exemplo.

É importante salientar que a base deve ser criada com consentimento das pessoas, caso contrário, os esforços e investimento nestas comunicações serão em vão.

E isso porque, além de motivar descadastros, as novas leis do ambiente digital, incluindo a LGPD, aumentaram a proteção de clientes sobre o uso de dados pessoais.

Com isso, sempre disponibilize ferramentas claras de cadastros, assim, você se comunicará com clientes em potencial e as chances de convertê-los aumentam.

Resumindo: um e-mail marketing é toda comunicação disparada para a base de leads de um negócio e um grande aliado para quem deseja aumentar suas chances de vender pela internet.

Qual a importância do e-mail marketing para o e-commerce

Ao passo que o mercado do e-commerce se expande no Brasil cresce, as ferramentas de marketing são cada vez mais cruciais para os resultados de um negócio digital. 

Só em 2020, por exemplo, o comércio digital cresceu 43% e neste ano continua batendo recordes de expansão.

Com isso, vemos mais consumidores dispostos a comprar pela internet. Mas, para ter resultados é preciso fazer com que eles cheguem até sua loja virtual.

E o e-mail marketing é uma estratégia decisiva dentro deste contexto e pode contribuir para o crescimento de seu e-commerce. 

Um estudo da McKinsey revela, por exemplo, que o e-mail é 40 vezes mais eficaz na conquista de novos clientes do que o Facebook e o Twitter.

Outra pesquisa reforça o potencial do canal, relatando que seu ROI (retorno do investimento) pode chegar a ser 35 vezes maior que o valor investido.

Planilha gratuita planejamento de conteúdo

3 passos para construir um e-mail marketing para sua loja virtual

Mas quais são as etapas determinantes na construção de um e-mail marketing para o seu e-commerce? Veja três pontos que você deve considerar:

 

Base de leads

Antes mesmo de estruturar o e-mail marketing para uma loja virtual, será preciso criar uma base de leads, ou seja, de pessoas que se interessam pelo seu produto.

No momento de construção desta base, é importante segmentar os contatos de acordo com seus perfis, necessidades e momento de compra.

Assim, as comunicações serão assertivas, e cada lead receberá as informações, promoções e e-mails que lhe interessam. 

 

Plataforma de disparo

Com isso concluído, o segundo passo seria escolher uma plataforma para disparo dos e-mails.

Existem diversas plataformas de mailing, que variam seus pacotes entre quantidade de envios mensais e número de contatos cadastrados.

O MailChimp, por exemplo, é uma plataforma conhecida pela sua versão gratuita que consegue atender muito bem uma loja que está começando.

 

Planejamento

Por fim, o terceiro passo consiste no planejamento, em que você deverá definir quais serão os tipos de conteúdo disparados e a frequência.

A partir deste planejamento, você poderá começar a criar os primeiros conteúdos para ações de e-mail marketing no e-commerce.

Estratégias de e-mail marketing para o e-commerce 

Mas criar um e-mail marketing é apenas o primeiro passo dentro de um planejamento de marketing digital.

Para conquistar novos consumidores e fidelizar clientes, você precisará desenhar estratégias eficientes para garantir que os e-mails sejam abertos e gerem, de fato, engajamento.

Neste sentido, veja algumas dicas para potencializar as ações de e-mail marketing em seu e-commerce.

 

#01. Crie e-mails personalizados

Como falamos anteriormente, o canal de e-mail é uma ferramenta valiosa, pois a marca consegue falar diretamente com seu cliente e engajá-lo.

Esta mensagem será aberta num smartphone ou pela web, e com certeza ela disputará atenção numa caixa de entrada cheia de outros e-mails.

Deste modo, quanto mais atrativo for o conteúdo do e-mail, melhor para a sua loja online. Para tanto, invista na personalização. 

Dados revelam que e-mails com assuntos personalizados têm 26% mais chances de serem abertos. E seu resultado pode aumentar em até 760% a receita.

Sendo assim, invista na comunicação direta e trate seus contatos de modo mais pessoal, com conteúdos interessantes e bem direcionados.

 

#02. Segmente sua base

Continuando a ideia apresentada no tópico anterior, a personalização está relacionada também a segmentação da base de lead.

Seu e-commerce precisa agrupar os contatos de acordo com seu histórico de compras, tipo de cadastro feito e em qual etapa da jornada de compra se encontram.

A partir destas informações, a estratégia de e-mail marketing de seu e-commerce será mais assertiva e contribuirá para o crescimento das vendas.

 

#03. Trabalhe o pós-venda

O e-mail marketing é uma ferramenta excelente também para o pós-venda e pode contribuir para a fidelização de clientes.

Neste sentido, invista em comunicações personalizadas para aqueles que compram de modo recorrente ou já adquiriram produtos em sua loja virtual. 

Vale lembrar que, se o consumidor já estabeleceu uma relação com sua marca, a chance dele continuar comprando é maior.

Além disso, trabalhar o pós-venda aumenta a confiança dos clientes em sua loja virtual e, consequentemente, também contribui para o aumento de receita.

O relatório do Trust Barometer 2020 apresentou que 57% dos entrevistados na pesquisa disseram que confiança é um fator decisivo na compra.

 

#04. Use o e-mail marketing para evitar carrinhos abandonados

Os carrinhos abandonados são um grande desafio para e-commerce e, novamente, o e-mail marketing pode ser uma saída para superar este obstáculo. 

Se um cliente inicia uma compra na sua loja e, por algum motivo, não a conclui, você poderá enviar e-mails com novos gatilhos para aumentar as vendas, incluindo uma promoção ou cupom. 

 

#05. Faça testes

Toda estratégia de marketing precisa ser validada a partir de dados. E estes dados são levantados com testes para posteriormente serem mensurados.

No caso do e-mail marketing, é interessante testar tipos diferentes de títulos, de horários de envio e até de conteúdo capazes de atrair novos consumidores para seu e-commerce.

Segundo um levantamento recente, tais testes podem aumentar as vendas e a taxa de conversão em até 49%

Além disso, eles ajudam a compreender melhor o perfil dos seus clientes e o comportamento de consumo deles.

Após o disparo de um e-mail marketing, vale lembrar que a maioria das plataformas de mailing disponibilizam relatórios que podem ser analisados e usados em tomadas de decisões para o seu e-commerce.

 

#06. Crie conteúdos responsivos e bem-estruturados

Existem diversos templates que podem ser utilizados como modelo para montar o seu e-mail e utilizá-lo dentro de um plano de marketing para e-commerce.

Estes modelos facilitam a diagramação, dão insights de disposição de elementos visuais e textuais na página, deixando bem atrativa a comunicação.

Entretanto, um ponto de atenção deve ser observado ao montar um e-mail: o conteúdo precisa ser responsivo e se adaptar para web e mobile.

Por isso, veja se as imagens estão visíveis, se os blocos de texto facilitam a leitura e se a disposição de elementos é agradável ao leitor. 

Geralmente, as plataformas de mailing disponibilizam pré-visualização em tablets, smartphones e computadores.

Ferramentas de e-mail marketing grátis para a sua loja online

Após entender sobre a importância do e-mail marketing para uma loja online, como se dá sua construção e estratégias para otimizar uma estratégia de e-mails, que tal analisar ferramentas que podem te auxiliar em sua jornada no e-commerce?

Separamos algumas plataformas gratuitas que auxiliam na automação dos envios, além de possuírem templates prontos que ajudam no processo.

Veja uma lista com 5 ferramentas com suas versões gratuitas para disparo de e-mail marketing.

  • MailChimp: já citado durante o texto, esta plataforma é uma das mais populares no universo do e-mail marketing. Sua versão gratuita permite 2.000 contatos, com 10.000 envios mensais e um limite diário de 2.000.
  • Enviou: a plataforma brasileira possui funções bem interessantes. Ela pode se conectar a lojas virtuais, sendo especializada em abandonos de carrinhos e cobrança de boletos.
  • Nitro News: intuitiva e prática, esta ferramenta permite envio de até 10 mil e-mails mensais para até 2 mil contatos de modo gratuito.
  • SendinBlue: com ótimos reviews na web, a versão gratuita da SendinBlue possibilita a inclusão de contatos ilimitados e o envio de 300 e-mails por dia.
  • MailerLite: Por fim, a MailerLite conta com limite de até 12 mil envios por mês para uma base de mil assinantes.

Nova call to action

Recapitulando

A partir dos dados que apresentamos ao longo deste artigo, fica claro o poder do e-mail marketing dentro de uma estratégia de posicionamento para uma loja online.

Para tanto, não esqueça de seguir nossas recomendações: 

  • Planeje seu conteúdo;
  • Defina a frequência de envios;
  • Segmente sua base de leads; 
  • Crie comunicações atrativas e bem estruturadas;
  • Analise seus resultados e se baseie em dados para a tomada de decisões.

Ao seguir esses passos, uma estratégia de e-mail marketing será uma grande aliada para o crescimento do seu e-commerce, aumentando suas chances de conquistar novos clientes e gerar receita de modo recorrente!

New call-to-action

Este texto foi escrito por João Barros.