Conheça as melhores estratégias para inovar o seu negócio

Por Miriam Barros

Em um cenário cheio de mudanças repentinas por conta do Covid-19, o mercado e seus segmentos estão sendo cada vez mais afetados negativamente.

Na realidade atual, a maioria das empresas não possuem mais tempo para criar produtos e serviços totalmente novos ou até mesmo criar uma incubadora de inovação.

Empresas do ramo industrial, como que fabricam válvula redutora de pressão, entre outros segmentos, já sofreram com a decaída de rendimento, e por isso, as opções de inovar se tornam mais limitadas.

Além disso, diante da crise, é fundamental investir na definição das prioridades e focar na aproximação com seus clientes.

No entanto, mesmo com o surgimento da pandemia, há algumas técnicas e ações inovadoras de baixo custo e simplificadas que qualquer empreendedor pode fazer em seu negócio!

Pensando nisso, nós elaboramos este post para listar quais são as estratégias que estão sendo mais utilizadas entre as empresas para inovar e gerar crescimento empresarial. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar nosso post! Vamos lá?

Fluxo de Caixa Confere

Analise o cenário atual

Primeiro de tudo, antes de escolher as melhores estratégias de inovação, é extremamente importante analisar qual a situação do setor e do mercado em que o seu negócio atua.

Afinal, sem um acompanhamento constante do que está acontecendo no país e no mundo, não é possível ter clareza na hora de elaborar as suas próprias estratégias.

Pense em uma indústria que fabrica masterbatch, por exemplo: diante das recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), as atividades operacionais devem seguir novas leis e seguir com todas as medidas de higiene para combater a pandemia.

Nessa situação, as estratégias de inovação também terão que ser ajustadas da melhor forma, seguindo as exigências e as mudanças do mercado externo!

Demonstração Confere

Comunique-se com seu público

Agora que você já sabe qual a real situação do mercado, é hora de saber se comunicar com os seus clientes e ser flexível às mudanças. Isso, pois quando o cenário se altera à uma nova realidade, é preciso agregar valor e agir de maneira empática.

E por isso, o relacionamento e comunicação pode ser a chave para ficar próximo aos seus consumidores e evitar maiores quedas no faturamento.

Há diversas formas de inovar na comunicação. Algumas opções mais utilizadas são a maior presença nas redes sociais, fabricação de um aplicativo de comunicação, implementação de chatbots que se comunicam de forma programada, entre outros.

Aposte no delivery e sistemas de entrega

Outra estratégia para inovar o seu negócio é apostar no serviço de serviço de entrega em domicílio, também conhecido como delivery.

O mercado de delivery cresce fortemente durante a quarentena. Com o aumento do isolamento social como forma de combate ao Covid-19, o delivery de compras aumentou 59% em abril, em comparação ao período anterior. É o que diz a pesquisa da e Rede, obtida pela EXAME.

Ou seja, nos meios online, é possível ter novas oportunidades e inovar o seu negócio com o aumento das vendas!

Lembre-se que o serviço de delivery não serve apenas para restaurante. É possível realizar serviços de pet shops, vender produtos de farmácias, lojas de roupas, e até produtos industriais, como válvula de retenção, etc.

Agora que você já sabe quais são as melhores estratégias para inovar o seu negócio, o que acha de seguir essas dicas e ter sucesso? Gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente!
Maquininhas Demo

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.