Estratégias para inovar no mercado online

Por Miriam Barros

O mercado online, ou também denominado e-commerce, se popularizou na década de 1990 como uma ferramenta facilitadora de vendas utilizadas pelas empresas. 

À medida que foi ganhando visibilidade - pelo fácil acesso que a tecnologia proporcionou aos consumidores - também conquistou espaço nas estratégias digitais feita pelas empresas.

Cerca de mais de 20 anos depois, os sites e-commerce somaram-se aproximadamente 930 mil, como aponta um estudo realizado pelo BigData Corp e PayPal, em 2015

Isso significa que o mercado de vendas online está em constante crescimento e inovação. Por isso, nós elaboramos uma lista para que seu negócio também possa inovar e criar estratégias totalmente diferentes. Acompanhe!

Demonstração Confere

1- Trabalhe na comunicação

Primeiro de tudo, um comércio online precisa ser reconhecido pelos clientes no ambiente digital.

Apesar da alta concorrência no cotidiano de empresas online, a comunicação sempre foi o fator que diferenciou o momento de fechamento de venda para os clientes.

Uma empresa que presta serviços relacionados a estação de tratamento de efluentes, ou até mesmo de locação de guindaste, por exemplo, possui como desafio atrair clientes específicos.

Mas como fazer isso em meio a tantos públicos dentro da internet?

A resposta está no direcionamento da comunicação, ou seja, nos canais de comunicação.

Um canal de comunicação é uma ferramenta ou um local onde sua empresa possa passar informações ou divulgar seu produto ou serviço.

Atualmente, existem diversos canais de comunicação. Alguns dos mais populares estão entre: sites, blogs, e-mail, chat online e redes sociais.

2- Utilize ferramentas do marketing digital

O mercado online é tão recente quanto o marketing digital.

Seu objetivo é atrair, se relacionar e converter clientes por meio de estratégias de marketing aplicadas ao meio online.

De outra forma, o marketing digital é baseado em estratégias, e tem como objetivo aumentar as vendas e a lucratividade das empresas!

No entanto, é comum vivenciar empresas que ainda não investem ou aplicam no marketing online, perdendo a chance de captar novos clientes.

Por essa razão, investir nessa ciência se tornou uma das formas mais inovadoras e modernas na maioria dos setores.

Algumas das estratégias mais comuns do marketing digital são: mídias sociais, e-mail marketing, SEO, marketing de conteúdo, inbound marketing, entre outros.

Ranking maquininhas Confere

3- Tenha diferenciais em seus produtos ou serviços

Estratégias e comunicação são essenciais, não é mesmo? No entanto, apenas a boa interação não é suficiente para que os clientes sejam fidelizados.

Afinal, o que resulta no encanto do cliente e sua fidelização, muitas das vezes, é justamente o diferencial de determinado produto ou serviço.

Por exemplo: uma indústria que fabrica assoalho de madeira precisa ter diferenciais, por conta do mercado altamente competitivo.

Nessa situação, a empresa pode optar por fabricar o produto com maior qualidade, ou ser competitivo em seu preço final.

Cliente em primeiro lugar

Ao longo do post, vimos que as estratégias inovadoras são aplicadas justamente para atrair e captar novos clientes!

Os consumidores prezam pela boa comunicação e, muita das vezes, esse fator que decide se os mesmos vão voltar novamente para sua empresa e realizar outra compra.

Além disso, o marketing digital proporciona inúmeros benefícios quando o assunto é visibilidade e reconhecimento da sua marca e das intenções da sua empresa.

Por último, os diferenciais nos produtos e serviços do seu negócio não podem faltar. Faça uma lista do que seus produtos oferecem e como eles podem se destacar diante do mercado!

Gostou das dicas?

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Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.