6 estratégias para o planejamento financeiro de sua clínica

Por Miriam Barros

Tão importante quanto cuidar da saúde bucal dos seus pacientes, é cuidar do planejamento financeiro de sua clínica dental, afinal, sua clínica precisa estar em um perfeito estado de funcionamento! Para que isso aconteça, você doutor(a), precisa organizar algumas estratégias voltadas para o seu planejamento financeiro, já que ele é o grande responsável para dar sustento à toda a estrutura da sua clínica dental. 

O planejamento financeiro de sua clínica dental, deve ser feito de maneira metódica e exige perfeccionismo, até porque, se os cuidados com a gestão financeira de sua clínica dental não forem levados a sério, a longevidade de sua clínica pode ser afetada. 

Aos profissionais que fazem a administração de uma clínica em geral, é importante não esquecer, que para mantê-la em bom funcionamento com os melhores equipamentos e as melhores condições de atendimento, é necessário efetuar um planejamento financeiro eficiente e rigoroso. Nessa leitura, vamos abordar estratégias e algumas dicas para o planejamento financeiro de sua clínica, que irão facilitar o seu trabalho no dia a dia, vamos conhecê-las! 

Nova call to action

Importância do planejamento financeiro para uma clínica dental 

É de suma importância compreender que: uma empresa é uma grande engrenagem que, para funcionamento perfeito requer todas as peças encaixadas em seus devidos lugares, a peça chave de uma clínica dental é, sem dúvidas, o cliente. Sem clientes não é possível obter lucro e muito menos manter de pé um estabelecimento com qualquer fim comercial, portanto, é necessário cativar os clientes antigos e conquistar novos.

Certamente será necessário um bom investimento, um valor a ser custeado para dar início, e na sequência procurar outros planejamentos de melhoria para o planejamento financeiro. Como um bom começo, é preciso pensar em três tipos de orçamentos, para adicionar dentro de seu planejamento financeiro, sendo esses três tipos de orçamentos: 

  • Orçamento realista;
  • Orçamento otimista;
  • Orçamento pessimista.

 

Neste caso, é necessário saber de forma detalhada todos os seus custos fixos e operacionais, de que forma houve os gastos. 

Para que o planejamento financeiro de uma clínica dental funcione, é importante um fluxo de caixa muito bem organizado. Assim, com essa forma de trabalhar, será muito mais prático e dinâmico, e claro: o resultado será visto de uma forma mais transparente em sua clínica dental.

Dificuldades para estabelecer um bom planejamento 

Uma das maiores dificuldades que grande parte dos profissionais enfrenta no momento de estabelecer um planejamento eficaz, é relacionado à organização. Muitos dentistas não conseguem manter uma boa organização em seu planejamento como, por exemplo, controle de pacientes e dos valores de consultas. 

Alguns profissionais, apesar de serem ótimos em suas funções, deixam a desejar na questão de não terem um objetivo financeiro, por conta disso, acabam gastando um dinheiro que poderia ser melhor alocado em outras utilidades voltadas para a própria clínica dental. Entretanto, fique tranquilo, vamos apresentar algumas estratégias para você ter um excelente planejamento financeiro em sua clínica dental

 

planejamento estratégico

5 estratégias para ajudar no seu planejamento 

Após ver todas as explicações acima, você já deve ter encontrado algo que esteja fazendo errado ou, até mesmo, não sabe como produzir um bom planejamento. Para começar, veja alguns fatores primordiais:

 

1° Faça um bom estudo sobre o fluxo de caixa

Empresas como uma clínica dental, precisam fazer um bom estudo sobre o fluxo de caixa. O profissional que é responsável pela parte financeira, precisa se dedicar à cuidados exclusivos, aos gastos que a clínica tem, por exemplo, a estrutura em geral da clínica e tudo o que é necessário para mantê-la. 

É imprescindível que, sejam registradas todas as movimentações financeiras da clínica, dentre elas, incluindo até mesmo as pequenas despesas do dia a dia, pois na maioria das vezes são desconsideradas. Entretanto, é preciso aprender a organizar e controlar todas as movimentações de sua clínica dental, é possível fazer isso de uma maneira mais tradicional, através de uma planilha de gastos, ou até mesmo de uma forma ainda mais eficiente, utilizando um software de gestão. 

 

2° Invista em tecnologia 

A tecnologia costuma atrair o interesse das pessoas, e trazer uma boa praticidade no dia a dia e, com isso, a tecnologia pode ser de grande valor para os planejamentos financeiros de uma clínica dental. Um software de gestão financeira, por exemplo, pode proporcionar muitas vantagens, como facilidade de acesso às informações aos dentistas, além de acessar prontuários de cada paciente específico. 

Além de tudo, a tecnologia é responsável por ajudar na organização financeira, afinal ela traz agilidade aos diversos processos da clínica, e assim a sua equipe terá um tempo livre para se dedicar a outras funções, aumentando a produtividade de seus colaboradores. 

 

3° Mantenha uma reserva 

Nenhuma empresa ou clínica dental, está livre de passar por momentos de crise e, por isso, é sempre bom manter uma reserva para casos de emergências, ou até mesmo para situações mais simples como a quebra de algum equipamento. 

A maior parte dos profissionais está realmente preocupada com o trabalho, mas precisa se lembrar de fazer reservas de dinheiro, para assim evitar que haja qualquer instabilidade na clínica. Assim, caso aconteça algum momento difícil, a clínica sofrerá menos com o impacto.

 

4° Separe as contas pessoais das contas clínica 

O profissional deve ter em mente que, o caixa da empresa não é sua carteira e nem sua conta-corrente, portanto, deve haver uma separação entre as contas pessoais e as contas da clínica, porque isso pode interferir de maneira negativa no controle financeiro de sua clínica. Muitas vezes, em empresas e em algumas clínicas, alguns profissionais não conseguem fazer essa divisão de contas pessoais e contas da clínica.

 

5° Amplie seus conhecimentos 

Como em qualquer outra atividade ou qualquer outro ramo, todos os gestores financeiros precisam ampliar os seus conhecimentos, claro que anos de experiência lhe ensinaram os atalhos do mercado e seus tradicionais comportamentos, mas de modo geral, o mercado e os conhecimentos se atualizam a cada dia que passa. Busque informações sobre novos conhecimentos, novas ferramentas e conceitos de gestão financeira.

 

6° Ofereça facilidades de pagamentos 

Para manter uma rentabilidade equilibrada e garantir um planejamento financeiro, é muito útil que o profissional pense em formas de facilitar a venda dos serviços que sua clínica oferece. 

Pensando nisso, é fundamental que o profissional invista em facilidades de pagamentos como as máquinas de cartão de crédito, isso porque, alguns dos procedimentos odontológicos costumam ter um valor alto e essa facilidade de venda garante que sua clínica estabeleça uma rentabilidade positiva, a fim de contribuir com o seu planejamento futuro. 

Para concluir, não se esqueça que essas estratégias são primordiais para o seu planejamento financeiro, assim a sua clínica dental vai alcançar resultados cada vez melhores! 

Conheça os canais do Clínica Ideal: Site, Facebook, Instagram e Youtube.  

Produtora de Conteúdo do Clínica Ideal  - Naymara Ribeiro