3 estratégias para empreender no segmento industrial

Por Miriam Barros

Nos últimos tempos, o setor industrial passou por questões que envolveram o fechamento de diversas empresas, problemas com lucratividade, entre outros.

Mas apesar dos pesares, não deixou de progredir e pensar no futuro. 

E com isso, o crescimento das novas estratégias para abertura de novos negócios cresceu de forma exponencial, deixando o medo de lado e apostando nas inovações.

A seguir, apresentamos algumas estratégias para conseguir empreender nesse setor que mesmo com alguns balanços, segue firme e crescente.

Nova call to action

Abertura da empresa

Para iniciarmos o papo, é preciso entender que a abertura de uma empresa se trata de um fator um pouco complexo e que necessita de alguns esclarecimentos para que, com o passar do tempo, possa ficar mais fácil. 

Levantar fundos, definir o mercado, encarar os riscos, dedicação de tempo e energia, realizar a administração, tratam-se dos primeiros pontos de estratégias que precisam ser pensadas logo no início da abertura da indústria.

Alguns exemplos 

Para maior claridade a respeito do empreendedorismo no segmento industrial, apresentamos três exemplos como segunda estratégia, sendo esses exemplos não tão clássicos de empreendedorismo na área da indústria que podem ser boas opções.

 

Serviço individual 

A começar pelo baú refrigerado, que é utilizado para o transporte de alimentos e outros objetos que precisam manter-se frios por um período de tempo longo, para que não estrague. 

E por se tratar de um equipamento que pode ser colocado em vans ou caminhões, é possível que os donos desses veículos prestem esse tipo de serviço para indústrias de frigoríficos.

É uma opção interessante para conseguir fazer um dinheiro.

Além disso, caso a ideia comece a vingar, é possível abrir um negócio voltado à esse segmento, uma empresa fornecedora de baú refrigerado. 

 

Serviço interno

Um exemplo de empreendedorismo que pode acontecer dentro de empresas que já estão atuando no mercado é de lavanderia industrial e estação de tratamento de água. 

A começar pela lavanderia, alguns locais podem contar com essa facilidade, tais como hospitais, hotéis, empresas, entre outros. 

Mas é de extrema importância que uma lavanderia industrial não seja vista como somente um ambiente para lavar roupa em grandes quantidades.

Trata-se de um estabelecimento com procedimentos que promovem os resultados desejados. E isso dentro de uma outra instituição, só tende a trazer benefícios. 

É possível que seja um serviço terceirizado ou então, oriundo da própria instituição que necessita dos serviços de limpeza de uma lavanderia.

Já no caso da estação de tratamento de água, é bem comum que diversas indústrias optem pela implantação de um sistema de tratamento de água dentro de suas dependências, pois o custo benefício se mostra bem mais vantajoso.

Mas para isso, é necessário pensar na contratação dos profissionais capacitados para realizar o serviço, de modo que o mínimo de problemas aconteça. 

Nova call to action

Empreenda e conte com o marketing digital

E para finalizar, a terceira estratégia tende a ser um grande auxílio para quem já abriu o seu negócio e quer levá-lo a outro patamar, é o marketing digital. 

Trata-se de uma ferramenta muito útil para o crescimento de uma indústria, pois o alcance de novos clientes e novos patamares é muito mais eficaz. 

Como vimos no decorrer de todo o artigo, estratégias são fundamentais para que a abertura do negócio possa ser bem sucedido. Opções como autônomos, empresas terceirizadas ou empresas dentro de empresas, podem ser ótimas escolhas.

Esse artigo foi escrito por Fernanda Silva, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.