Conheça os elementos indispensáveis para a estruturação do seu negócio

Por Miriam Barros

Para ter um negócio de sucesso independente do segmento, uma coisa precisa estar bem clara: a gestão empresarial deve ser eficiente! Essa é a forma de alcançar os melhores resultados, além de corrigir erros e evitar falhas. 

Por meio de processos envolvendo a organização das finanças, administração dos recursos e, gestão de pessoas, e todos os elementos necessários para a manutenção dos recursos.

Saiba que no brasil, uma a cada 4 empresas abertas fecha antes de completar dois anos no mercado, segundo relatório liberado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2018.

A falta de planejamento e execução das ações de marketing e administração dos recursos resultam e dívidas que, futuramente, criam a necessidade das empresas fecharem a porta. Sem planejamento, até uma lavanderia industrial que lida com outras empresas precisa fechar as portas!

Pensando nisso preparamos este conteúdo com algumas informações indispensáveis, para que seu negócio se mantenha no mercado competitivo. Confira!

Nova call to action

Entenda a importância de uma boa gestão empresarial

O conceito de gestão empresarial é ligado diretamente à organização de processos internos da empresa, assim como suas metas, gastos com materiais, compra e venda, contratações, demissões e tudo o que envolve a empresa.

Todas áreas dependem de uma análise específica e boas práticas de gestão. Por isso, cuidando separadamente da administração de cada uma delas, as possibilidades de um negócio de sucesso aumentam consideravelmente. 

Por exemplo, o setor de marketing digital é responsável por impulsionar a imagem da empresa e atrair mais clientes, aumentando assim as vendas, correto? Considerando a adição de uma estratégia de marketing digital, o objetivo é captar clientes por meio da internet.

No entanto, por mais que a estratégia de marketing funcione, não adianta entender como vender mais produtos ou serviços na internet sem que as outras áreas estejam igualmente preparadas para esse crescimento.

Pois, isso aumenta o fluxo de trabalho, os gastos, envolve admitir mais pessoas e eventualmente gera a necessidade de mudar a operação de lugar. 

Pense que na indústria, por exemplo, se na linha de produção a máquina de corte a laser ou máquina de solda interromperem seu serviço, isso afeta todo o funcionamento da indústria, atrapalhando todas as áreas.

Para isso serve a gestão empresarial! Além de preparar a empresa como um todo para os crescimentos específicos de cada setor, impede que seu negócio encare problemas inesperados, além de se preparar contra futuras crises.

 

Planilha Controle de cartões

Execute uma boa gestão empresarial

Até este ponto entendemos a importância de uma boa gestão empresarial e sua relação com o crescimento do seu negócio. Por isso, agora é hora de falar sobre alguns pontos específicos que podem influenciar diretamente a sua gestão.

São eles: o monitoramento dos processos, engajamento da sua equipe, corte de custos e a utilização de um sistema de gestão. Contextualizando cada tópico, podemos descrevê-los da seguinte forma: 

 

Controle os custos

Ao monitorar os resultados conseguidos por meio das estratégias da sua empresa, é possível identificar alguns gastos desnecessários. 

Essa economia pode envolver os custos com transporte, fornecedores, aluguel, locais não utilizados ou qualquer gasto que possa ser reduzido ou descartado.

 

Monitore os processos

Como vimos no tópico anterior, uma das partes mais importantes de uma boa gestão empresarial é planejar as ações do seu negócio.

No entanto, além de planejar, é indispensável acompanhar o que está acontecendo. Isso significa que monitorar os processos permite entender a evolução para que seja possível realizar melhorias ou modificações nos processos.

 

Tenha uma equipe engajada

Esse tópico reflete diretamente a importância de valorizar os colaboradores. Engajar a equipe significa envolver os funcionários nos projetos e deixar todos cientes do que acontece.

Além disso, a valorização profissional também é importante. Com salários compatíveis com o mercado, um ambiente de trabalho de qualidade e o envolvimento dos funcionários em atividades corporativas é possível manter os colaboradores motivados e obter um fluxo de trabalho constante e de acordo com a sua estratégia. 

 

Utilize um sistema de gestão

Por fim, utilizar a tecnologia a seu favor é uma boa maneira de guardar e organizar informações. Um software de gestão empresarial facilita essa administração e otimiza o tempo.

Com ele, é possível analisar dados, como valor gasto com mercadorias compradas, produtos guardados no estoque, gastos com o salário de funcionários e etc.

Melhore sua gestão empresarial

Como vimos ao longo deste conteúdo, além de indispensável para o crescimento do seu negócio, uma gestão eficiente também é uma forma de medir os resultados e prevenir sua empresa para futuras mudanças. 

Isso inclui: o monitoramento de resultados, engajamento da equipe, corte nos custos e a utilização de um sistema de gestão empresarial.

Seguindo esses passos, sua empresa prepara todas as áreas internas para as mudanças necessárias, liberando espaço para crescer cada vez mais sem crises ou problemas.

Dessa forma, é possível melhorar os processos internos, elevando o fluxo de trabalho e resultando construindo uma estrutura sólida para ter um negócio de sucesso.

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, Criador de Conteúdo do Soluções Industriais.

Nova call to action