O que você precisa saber finanças corporativas

Por Miriam Barros

Qualquer empresa que atue no mercado tem sua área de finanças, ou seja, a área que administra a parte financeira da companhia. Os profissionais que atuam nesta área enfrentam diversos desafios no dia a dia, portanto, é importante estar sempre atualizado acerca do assunto.

Neste texto iremos abordar pontos importantes sobre finanças corporativas para quem deseja conhecer mais sobre o assunto e se atualizar. Fique conosco e acompanhe.

Controle Financeiro

O que são finanças corporativas?

As finanças corporativas estão diretamente ligadas a todas as informações sobre as decisões relacionadas ao dinheiro que envolvem uma empresa e que envolve tudo que é decidido dentro do negócio e que depende do dinheiro, ou seja, basicamente tudo e em todas as áreas da empresa.

Uma empresa de instalação elétrica industrial, por exemplo, tem como um dos principais cuidados na empresa, a área de finanças que é embasado no princípio de maximização da companhia. Logo, por meio das finanças corporativas da empresa serão tomadas decisões importantíssimas para a sobrevivência da empresa e o seu futuro no mercado. Entre estas decisões podemos citar:

  • Investimentos a serem realizados;
  • Necessidades de financiamento de algum projeto por terceiros;
  • Estabelecimento dos dividendos de forma correta;
  • Pagamentos de contas;
  • Divisão de gastos fixos e variáveis, entre outros.

Experimente Confere PRO

A importância do controle de finanças em uma corporação

As finanças de uma empresa precisam de controle adequado, pois assim, os responsáveis estão sempre a par da real situação financeira da companhia para tomar suas decisões em tudo o que envolve as finanças. 

E quando se diz estar a par, significa que os envolvidos estão bem informados sobre quanto há em caixa, os valores que podem ser investidos, os valores que podem ser gastos em determinados departamentos, entre outros.

Uma empresa de destinação de resíduos, por exemplo, que administra esses recursos, têm maior expertise para:

  • Analisar viabilidade de viabilidade de novos projetos na empresa;
  • Avaliar necessidades de fonte de crédito;
  • Definir estratégias para conquistar a confiança de credores;
  • Utilização eficiente dos recursos disponíveis.

Dicas para manter as finanças corporativas sempre saudáveis

  • Contabilização de gastos: todos os dados relacionados a gastos são importantes e devem sempre ser mencionados nos relatórios de contabilidade. Uma das formas de manter a contabilidade eficiente é classificar os valores que saem do caixa, ou seja, criar categorias de fixos e variáveis;
  • Boas práticas de gestão orçamentária: um dos pontos iniciais das boas práticas orçamentárias é definir a disponibilidade de orçamento para evitar que gastos supérfluos se tornem um hábito. Isso incentiva maior conscientização sobre alocação de recursos da empresa;
  • Avaliação de ofertas de compra: Toda empresa precisa de insumos para se manter no mercado, independente se ela oferece um produto ou serviço. Uma empresa de montagem de tubulação, por exemplo, precisa adquirir tubos e conexões, para isso, é importante que a companhia faça orçamentos para avaliar quais as propostas são mais adequadas para o seu orçamento, gerando assim maior economia;
  • Software de gestão contábil: a utilização de um software de gestão contábil proporciona maior eficiência e confiabilidade nos processos de gestão financeira de uma empresa e com maior índice de acertos.

E então, o texto foi útil para você aprender mais sobre finanças corporativas? Compartilhe-o nas redes sociais.

Planilhas

Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.