Aprenda a otimizar os fluxos de venda do seu negócio

Por Miriam Barros

Uma coisa nós podemos afirmar: todo empreendedor sonha com a hora em que sua empresa terá uma grande quantidade de clientes esperando para comprar seus produtos ou serviços. Mas, e quando esse momento realmente chega?

Nessas horas, a situação pode até mesmo ser mais desesperadora do que não ter cliente algum.

Afinal de contas, todos os empreendedores querem tratar seus clientes da melhor forma possível, mas quando os clientes não são atendidos da melhor forma, eles podem nunca mais entrar em contato com a empresa e não indicar outros potenciais clientes,

Resumindo, ter muitos clientes e não conseguir lidar com eles é pior do que ter poucos clientes bem atendidos!

O fator que mais passou a ser importante ao longo do tempo não é a quantidade, mas sim a fidelização e o bom atendimento que a empresa possui.

Por essa razão, nós produzimos esse post e vamos te mostrar qual a importância de ter um fluxo de venda otimizado e como você pode ter muitos clientes que passam por uma excelente experiência com o seu negócio.

Está preparado? Então vamos lá!

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O que é a otimização do fluxo de vendas?

Primeiro de tudo, é importante detalharmos um pouco mais sobre esses conceitos tão importantes para as empresas.

Primeiro, a otimização basicamente significa agregar valor e maximizar alguma função, processo, produto ou serviço.

Em outras palavras, otimizar significa utilizar com a maior eficiência ou melhorar o máximo possível algum processo, produto ou serviço.

Já o fluxo de vendas diz respeito às etapas de funil de vendas de uma empresa, ou seja, as etapas de vendas. Essas etapas podem ser divididas como:

 

  • Prospecção: captação de novos leads (potencial cliente interessado em sua empresa).
  • Qualificação: nessa etapa, a empresa analisa o nível de interesse em um lead. Quanto mais interessado ele estiver em seus produtos, serviços ou na empresa, mais qualificado ele é para se tornar um consumidor.
  • Apresentação: aqui, sua empresa se apresenta formalmente para o lead, mostrando sua gama de produtos ou serviços.
  • Consideração: o lead já possui conhecimento sobre seus produtos e está decidindo ou já decidiu se irá comprar com sua empresa ou com a concorrência.
  • Negociação: nesta etapa, o cliente já escolheu comprar seus serviços e produtos e a empresa entra em processo de negociação de valores e regras para satisfazer ambos os lados.
  • Fechamento: parabéns! o cliente realizou a compra e sua empresa já está encaminhando seus produtos ou prestando seus serviços qualificados.
  • Pós-venda: aqui, algumas estratégias são tomadas para transformar o cliente em um consumidor fidelizado.

Como otimizar meu fluxo de vendas?

Vimos acima que o fluxo de vendas é realmente mais complexo e burocrático do que parece ser, não é mesmo?

Mas não se preocupe. Abaixo, vamos te mostrar algumas formas de otimizar esse fluxo e torná-lo o mais simples e dinâmico possível. Por isso, continue nos acompanhando!

Demonstração Confere

 

Identifique os hábitos e necessidades do seu público

Primeiro de tudo, é preciso conhecer exatamente quais o hábitos que seu público-alvo tem quando está em uma das etapas de compra e quais são as suas principais necessidades.

Pense que você tem uma empresa que produz e vende pigmentos para plásticos, por exemplo.

Alguma das perguntas que você deve fazer para identificar os hábitos do seu público é: Qual tipo de pessoa irá comprar esse produto? Em quais ocasiões ela irá realizar a compra? Por que ela compra? Quanto ela está disposta a pagar? Ela irá possuir alguma dúvida ao longo do tempo?

Fora isso, pense em todos os detalhes possíveis e conheça todos os detalhes do tipo de público que sua empresa está lidando.

Desse modo, você consegue aplicar estratégias mais eficientes e tornar as etapas de venda o mais simples possível.

Quando o cliente entrar em contato com a sua empresa, ele terá todas as informações que precisa e, consequentemente, as chances de ele fechar uma venda serão mais simples e otimizadas!

 

Monitore sua taxa de conversão

Basicamente, a taxa de conversão é um índice de pessoas que se converteram a realizar alguma ação proposta para a empresa.

Muitas pessoas acreditam que a taxa se relaciona apenas com as vendas. No entanto, a taxa de conversão é muito mais do que isso.

Ela pode ser considerada o índice de quantas pessoas realizaram uma pesquisa de satisfação, ou quantas entraram em contato com sua empresa, por exemplo.

Se você tem uma empresa que fornece envelope awb, por exemplo, e quer monitorar sua taxa de conversão, comece a realizar campanhas segmentadas diretamente para seu público-alvo.

Assim, sua empresa consegue verificar com mais transparência se a porcentagem atingiu suas previsões, além de saber quais os pontos negativos da campanha e como ela pode melhorar suas estratégias nas próximas ações para ter mais otimização no fluxo de vendas.

 

Aposte em softwares de vendas

Existem alguns softwares que fazem com que o fluxo de vendas seja muito mais eficiente, como no caso do CRM (Customer relationship management), também conhecido como gestão de relacionamento com o cliente.

Por sua vez, o CRM permite o registro e o gerenciamento de todas as informações relevante sobre os leads, clientes e sobre os processos de negociação e acordo.

A partir dele, sua equipe de vendas terá mais otimização para saber de todas as informações, além de melhorar de forma expressiva a comunicação entre os próprios membros e clientes.

 

Invista em pós venda

Após o cliente comprar seu produto ou serviço, o ideal é que você não o esqueça e também realiza campanhas personalizadas de acordo com seu perfil.

Você pode apostar em pesquisas de satisfação ou oferecer descontos ou promoções customizadas, por exemplo.

Se você vende envelope de segurança, saiba também quais os principais fatores que vão levar seu público a realizarem novamente a compra com a empresa.

A intenção desse passo é justamente fidelizá-lo, para que, quando o fluxo de venda for se repetir, ele seja muito mais otimizado que a última vez.

Agora que você já sabe sobre as dicas de como otimizar seu fluxo de vendas, o que acha de aplicá-las agora mesmo em seu negócio?

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Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.