Fraudes com o cartão de crédito: como evitar na loja online?

Por Miriam Barros

Na mesma proporção que as tecnologias evoluem para proporcionar maior conforto e possibilidades para a sociedade, evoluem as habilidades de grupos criminosos que estão constantemente burlando os sistemas de segurança criados.

Uma situação que infelizmente é comum são as fraudes de cartão de crédito e é fundamental que as empresas estejam preparadas para lidar com esse tipo de crime.

Adotar medidas de segurança para a prevenção de fraudes significa oferecer maior segurança para os clientes possibilitando, inclusive, o aumento das vendas.

Loja online gratuita Confere Shop

Por que é importante investir em segurança na loja virtual?

O número de transações realizadas online aumenta cada vez mais, entretanto é preciso salientar que uma parcela da população ainda tem receio de realizar suas compras em lojas virtuais ou então optam por fazer isso em grandes redes por sentirem-se mais seguras.

Isso acontece independente se irão adquirir algo com baixo investimento ou uma batedeira industrial com maior valor agregado.

Investir em tecnologias que garantam a segurança dos dados e prestar um bom serviço de atendimento para os compradores de sua loja, irá fortalecer a imagem da marca através das avaliações positivas geradas e possibilitar competitividade com as grandes empresas.

Além de garantir as certificações de segurança necessárias, proporcionar uma experiência positiva para o consumidor também é fundamental para gerar nele a confiança necessária para transformá-lo em potencial comprador. 

Nesse processo, é importante contar com uma equipe de atendimento que auxilia a esclarecer as dúvidas sobre os produtos, como a luva de vaqueta, por exemplo.

Por outro lado, a empresa também precisa se resguardar dessas fraudes e normalmente as operadoras de cartão fazem o cancelamento assim que constatada fraude. 

Entretanto, os estabelecimentos por vezes demoram a ser notificados e isso pode ocasionar prejuízos e transtornos.

Formas de prevenir fraudes

Tenha um site seguro! Busque profissionais qualificados para a criação do seu e-commerce e obtenha os certificados de segurança e tecnologias necessários para proteger tanto sua empresa quanto seus clientes de golpes virtuais.

Adicionalmente, crie estratégias e soluções que permitam conhecer seus clientes e o padrão de consumo deles.

Para ilustrar melhor esse ponto, usaremos um exemplo prático de uma empresa que vende caixa de papelão.

Esse negócio possui um cliente regular que compra de maneira constante uma quantidade fixa de caixas de papelão, desse modo, observar uma compra muito maior do que o comum é um forte indicativo de fraude. 

Invista em meios de pagamento seguros e tecnologia que façam análise das transações para a identificação de comportamentos suspeitos como a do exemplo anterior.

Inicialmente essas ferramentas exigem um investimento financeiro, mas ao analisar no longo prazo o investimento se pagará através da redução dos prejuízos com fraudes.

Uma pessoa que tenha loja virtual deve compreender que as fraudes são um risco do negócio e podem acontecer mesmo com várias medidas de prevenção sendo aplicadas.

Portanto é importante criar um plano de ação para que quando ocorra seja possível agir de maneira assertiva e rápida.

Todos os modelos de negócio estão sujeitos a riscos e é essencial que os gestores estejam sempre atentos para as vulnerabilidades de sua empresa e as ferramentas disponíveis para a proteção do patrimônio da organização.

Confere Shop loja online grátis

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.