O futuro da contabilidade: perspectivas do mercado contábil

Por Miriam Barros

A cada dia que passa vemos mais escritórios de contabilidade surgindo no país, seja por meio de franquias, fusões de negócios, redes... O crescimento não se limita ao Brasil: é algo presente no mundo inteiro.

Apesar disso, segundo as projeções da Roit Consultoria, o número de escritórios contábeis deve cair para a metade nos próximos 10 anos. Essa informação não chega a ser pessimista: na verdade, ela pode trazer diversos benefícios tanto para contadores quanto para seus clientes.

Isso se dá por processos como fusões, aquisições e parcerias. Estes, afetam até mesmo as indústrias, devido ao acirramento da crise econômica mundial. Os escritórios contábeis não ficariam de fora dessa.

Os pequenos escritórios de contabilidade são os que mais buscam se adaptar a novos modelos de negócio, pois não consgeuem fazer altos investimentos em marketing e tecnologia. Por isso, acabam sendo pressionados constantemente pelas grandes empresas da área.

Existem cerca de 70 mil escritórios contábeis no Brasil atualmete, de acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e grande parte deles (59%) faz parte do Simples Nacional.

Isso significa que estes são mirco e pequenas empresas e 26% são MEIs. O restante (15%) fazem parte do Lucro Presumido ou Real.

As fusões permitem que empresas maiores e com mais experiência compartilhem seus sistemas tecnológicos e até mesmo sua infraestrutura. Estas também auxiliam na abrangência dos pequenos negócios. 

Já para franquias, a saída é interessante por reduzir os gastos com softwares e manutenção de sistemas. Neste caso, economiza-se tempo e dinheiro.

Essas alternativas são adotadas, normalmente, quando os escritórios enfrentam um dos três principais desafios existentes para às empresas contábeis atualmente: garantir a sucessão de empresas, investir em tecnologias e enfrentar o mercado que se torna a cada dia mais competitivo, principalmente em um cenário em que passam a surgir as empresas de contabilidade digital.

Fluxo de Caixa Contador

A transformação dos clientes

Vemos cada vez com mais frequência empresários em busca de inovações tecnológicas que trazem mais facilidade e melhorias para os seus negócios.

Isso afeta diretamente a forma como estes empresários trabalham com os seus contadores, em busca de soluções sólidas e eficientes em todos os seus processos internos.

Apostar na tecnologia é a saída ideal para que diversas empresas se adaptem às novas formas de mercado.

Um fator importante a ser citado é que a geração millennial está começando a tomar conta de uma grande parte do mercado de trabalho e alcançando cargos que permitem que essa geração faça parte das tomadas de decisões das empresas.

Isso afeta diretamente os contadores, por tornar ainda mais necessária a atuação com tecnologia para lidar com esse público, que costuma estar familiarizado com inovações desde pequenos. A tendência é que esse público ganhe mais espaço no mercado e se tornem grandes clientes no futuro.

Em suma, se atualizar e estar por dentro das principais soluções de tecnologia que podem otimizar o trabalho do contador é fundamental. Isso garante mais agilidade e precisão no trabalho do profissional contábil.

Planilhas

Como se preparar para o futuro

Invista em tecnologia e automação de processos

Automatizar alguns processos da sua rotina garante a redução de tempo gasto nessas tarefas e reduz também a necessidade de retrabalho.

Isso porque os dados gerados de forma automática costumam ser mais assertivos e torna a tarefa manual menos constante no dia a dia do contador. Isso auxilia na redução de possíveis erros humanos.

São muitas as tarefas repetitivas e chatas que podem ser automatizadas.

O aumento da produtividade nesse caso é um fato, visto que você vai despender de menos tempo para realizar tarefas que anteriormente necessitavam de grande esforço.

O profissional contábil se torna, além de mais produtivo, também mais estratégico: com dados sólidos, é possível pensar em soluções estratégicas favoráveis para o cliente. Isso resulta em mais proximidade e fidelidade com o cliente.

É importante entender quais são as soluções disponíveis no mercado e quais se adequam mais ao seu dia a dia. Por isso, não deixe de pesquisar para chegar à melhor solução para o seu escritório!

Planilha Entrada de Documentos

 

Atualize-se sobre o mercado

Todos os dias presenciamos grandes avanços no mercado da tecnologia. São muitas novidades e com elas, novas soluções que podem tornar o seu trabalho muito mais eficiente!

Uma das novidades que a Confere lançou para ajudar o dia a dia do contador é a ferramenta gratuita de controle de fluxo de caixa!

financeiro01

 

Com essa ferramenta, você pode importar extratos bancários e categorizar todas as movimentações do seu cliente. Também é possível cadastrar contas bancárias com saldo inicial para controlar a evolução dos gastos e ganhos da empresa.

financeiro03

financeiro06

 

O contador também pode inserir entradas e saídas de forma manual, sem necessitar do extrato. Fica a critério do usuário!

financeiro02

Planejamos muitas novidades para serem lançadas em breve e tornar a plataforma ainda mais completa! Para começar a usar é muito fácil, basta se cadastrar nesse link.

 

Invista em consultoria

Para além da atuação como contador, você deve começar a pensar em prestar consultoria para seus clientes. 

É importante sentir que seu cliente é um parceiro e conta com seus insights estratégicos para melhorar a gestão da sua empresa. 

Para garantir uma ótima consultoria contábil, reforçamos a importância de investir em ferramentas que automatizem seus processos e gerem relatórios ricos em dados para que você possa realizar análises profundas sobre o negócio do seu cliente.

Ao investir na automação de processos, sobra tempo para realizar análises mais completas e apostar em novas habilidades na sua área.

New call-to-action