Como ganhar seguidores no Instagram? Veja 13 estratégias

Por Miriam Barros

Como ganhar seguidores no Instagram é ainda um assunto que interessa a muita gente, principalmente aos empreendedores.

Há algum tempo que essa rede social deixou de ser um lugar de apenas compartilhamento de fotos bonitas e se tornou uma ferramenta importante para gerar mais vendas através de conteúdo.

O Instagram tem hoje mais de 1 bilhão de usuários ativos e mais de 500 milhões de usuários acessam essa plataforma diariamente. Esses dados mostram o potencial dessa rede social para quem deseja investir no seu negócio.

Para isso, quem deseja fazer crescer e desenvolver seu negócio, não pode ficar de fora dessa rede social.

Mas para isso, é importante, dentre outros aspectos, saber como ganhar seguidores no Instagram. Afinal, é preciso seguidores reais para atrair clientes reais, certo? 

Por isso, se você deseja saber como ganhar seguidores não só no Instagram, mas também em outras redes sociais, veja 13 estratégias que funcionam.

New call-to-action

Aproveite o recurso do Instagram Shopping para aumentar suas vendas online

Antes de tudo, quero te dizer que: o Instagram é uma das redes mais importantes para sua marca ganhar visibilidade, atrair prospects e gerar mais negócios. Então, você não pode ficar de fora dessa rede social que só cresce a cada dia.

Para ajudar na divulgação da sua loja virtual, é super importante integrar a loja com o Instagram Shopping, a ferramenta de compra e venda da rede social, também conhecida como a “sacolinha”.

Gravamos um vídeo explicando o passo a passo sobre como integrar seu catálogo ao Instagram Shopping, pois queremos ver sua loja bombando na rede social:

 

Quer entender tudo sobre essa funcionalidade e como ativá-la? Confira nosso artigo sobre a sacolinha do Instagram!

Como ganhar seguidores rápido?

Voltando ao nosso principal tópico: é possível ganhar seguidores no Instagram de maneira rápida? A resposta é sim! Saiba que dá para fazer isso sem precisar comprar seguidores e em pouco tempo. Claro que você precisa aplicar as dicas que serão aqui abordadas.

Desde já, saiba que o Instagram é uma rede social de imagens e vídeos, então, ter conteúdos visuais de qualidade é um dos fatores mais importantes.

Assim, elas serão atraídas para seu perfil e começarão a seguir sua loja!

Nova call to action

Como ganhar seguidores no Instagram e em outras redes com estas 13 estratégias

Se sua loja está ganhando seguidores no Instagram é sinal que você está fazendo um bom trabalho por lá. Assim, seus posts ganham mais engajamento e sua marca fica a cada dia mais conhecida.

Mas se você ainda não sabe como fazer isso, não se preocupe, siga as 13 estratégias que preparamos para você neste post de hoje.

Acompanhe!

 

1. Entenda quem é seu público

Tire um tempo para prestar atenção no tipo de público que você tem. É preciso saber para quem direcionar suas estratégias, então, procure saber:

  • Qual a faixa etária do seu público?
  • O que eles valorizam?
  • Qual o estado civil?
  • Como vivem?

Dentre outros fatores. É possível ainda ver quais marcas comercializam produtos como o seu e observar o tipo de pessoas que interage com essas marcas.

Então, procure observar e anotar tudo para traçar o perfil do seu público. Depois de fazer isso, é hora de partir para a ação. Desse modo, você vai saber que tipo de conteúdo produzir, dentre outras ações para atingir mais seguidores.

 

2. Crie conteúdo de qualidade

Quem procura como ganhar seguidores no Instagram, saiba que ter publicado conteúdo de qualidade e que sejam alinhados ao seu público-alvo é um fator que ajuda muito.

As pessoas buscam consumir algo que agregue valor na vida delas. Sabendo disso, conteúdo é rei dentro do Instagram.

Pois quanto mais seu conteúdo for relevante, ele será salvo e compartilhado por mais pessoas, e isso faz mais pessoas chegarem até seu perfil e, assim, elas começarão a seguir seu perfil.

Então, vale a pena tirar um tempo e criar e publicar conteúdo de valor nessa rede social que só cresce a cada dia.

 

3. Use hashtags

As pessoas podem seguir hashtags que estejam dentro do interesse delas.

Então, se você usar as hashtags ligadas ao seu negócio, será mais fácil conseguir seguidores no Instagram, pois as pessoas vão te achar mais facilmente dentro da plataforma.

Você ainda pode usar o campo de pesquisa dentro do Instagram para descobrir as melhores palavras-chaves ligadas ao seu negócio. Exemplo: moda evangélica.

Portanto, usar as melhores hashtags e palavras-chave é uma excelente forma de conquistar mais pessoas fiéis e engajadas com seu negócio.

A plataforma permite até 30 hashtags por postagem no feed, embora o recomendado é não passar de 6 por postagem.

 

4. Faça sorteios

Promova sorteios no seu perfil. O ideal é saber antes como seus seguidores se comportam ou valorizam para saber o que escolher para promover como sorteio.

No sorteio, deixe as regras bem claras para não haver dúvidas ou causar confusão e reclamações depois.

Então, divulgue o prêmio, as condições para participar, data do sorteio, dentre outros fatores.

Geralmente, os sorteios geram muito engajamento no seu perfil e isso traz mais seguidores para sua conta, fazendo com que seu perfil cresça.

 

5. Trabalhe com influenciadores digitais

Para ganhar seguidores no Instagram, uma maneira é trabalhando com influenciadores digitais.

Um influenciador digital é uma pessoa que tem importância sobre as atitudes e opiniões de outras pessoas. Geralmente, são pessoas com grande popularidade e as pessoas confiam em suas recomendações.

Por isso, para atrair seguidores no Instagram é preciso também fazer parcerias com esses influenciadores. Você pode entrar em contato com eles e pedir que divulguem seu perfil.

Quase sempre, eles irão pedir um pagamento em troca para fazer isso. Mas procure entrar em contato com os influencers que têm alguma relação com seu negócio.

Desse modo, as pessoas que seguem esses perfis de influenciadores poderão se interessar por aquilo que você tem a oferecer e pelos seus produtos ou serviços.

 

6. Use a geolocalização

Use o recurso da geolocalização (GPS), então, ative seu GPS sempre que fizer uma publicação.

Ao fazer isso, suas postagens são mostradas para outros usuários da rede social que estão usando o recurso na mesma área em que você está.

Outro ponto, quando você adiciona uma localização no seu post, seu perfil ganha mais visibilidade. Porque sua foto vai estar naquele local. E, quando alguém fizer uma busca por fotos na área, a sua será mostrada.

 

7. Crie Stories todos os dias

Os Stories são publicações bem curtas que aparecem no topo do perfil da marca. Eles duram até 24 horas. 

Então, é um recurso do Instagram para te ajudar a se aproximar dos seus seguidores e ganhar novos seguidores.

Você pode explorar os stories postando coisas do seu negócio, como pequenos vídeos, fotos, gifs e adicionar outros recursos dos stories como stickers e, assim, você vai se engajar mais com as pessoas.

Desse modo, você aparece para mais pessoas e acaba atraindo mais seguidores. Até porque as pessoas compartilham os stories mais relevantes ou criativos.

 

8. Aproveite muito o Reels

O Reels é um recurso dentro do Instagram baseado em vídeos curtos, semelhante ao TikTok.

Os Reels do Instagram atraem muito a atenção dos usuários, justamente porque geralmente eles são produções mais criativas e cheias de humor.

Então, é uma forma de você ganhar seguidores no Instagram ao apostar nesse recurso que a cada dia ganha mais adeptos.

Até porque as pessoas estão preferindo posts mais interativos e bem-humorados.

 

9. Apoie causas sociais

Procure e tente aderir aos movimentos que apoiam as causas sociais. Claro, compare antes o posicionamento ideológico seu e das outras entidades que estão promovendo tal causa.

Por exemplo, se sua marca promove eventos, que tal planejar ações para algumas entidades beneficentes?

Essas ações ajudam a engajar as pessoas dentro do Instagram, você ou sua marca se tornam mais conhecidos e ainda vai ajudar a construir um mundo melhor de se viver.

 

10. Faça parcerias com outras lojas

Você pode ainda entrar em contato com as pessoas que atuam no seu nicho e estabelecer boas parcerias.

Imagine que você trabalha com cursinhos de idiomas para quem vai fazer uma viagem. Então, você pode fazer parcerias com as agências que promovem excursões para o exterior.

Por outro lado, você pode divulgar seus conteúdos em outros perfis maiores e semelhantes ao seu. Claro, é preciso solicitar essa parceria. Assim, as pessoas que seguem esse perfil, possivelmente vão se interessar pelos seus conteúdos ou ofertas.

Esse pessoal que você vai procurar para parcerias não precisa ser seu concorrente direto, mas desde que atue no seu nicho.

Uma boa parceria ajuda a ganhar seguidores no Instagram!

 

11. Fique de olho nos concorrentes

Uma boa ação para fazer crescer seu perfil e atrair seguidores no Instagram é ficando de olho nos seus concorrentes.

Use o processo de benchmarking para conhecer as práticas dos seus concorrentes no Instagram e procure coletar informações e aplicar no seu perfil as informações e práticas aprendidas.

Com isso, você fica sabendo como conquistar um público maior para seu perfil, o qual possa gostar dos seus conteúdos, mas que ainda não conhecem seu perfil.

 

12. Aproveite tendências, como os memes

Aproveitar as tendências do momento ajuda a atrair mais a atenção das pessoas. E, quando as pessoas gostam do seu conteúdo ou julgam ele atual e relevante, elas irão compartilhar ele com mais pessoas.

As quais poderão se interessar pelos que você tem a oferecer e, assim, vão começar a te seguir.

Os memes, por exemplo, estão em alta e divertem muito as pessoas. Geralmente, eles têm um tom de bom-humor e as pessoas acabam compartilhando isso, o que ajuda a fazer chegar mais pessoas para conhecerem seu perfil. Para ganhar seguidores no Instagram, apostar nisso é essencial.

 

13. NÃO compre seguidores ou seu perfil poderá ser penalizado

O algoritmo do Instagram reconhece a compra de seguidores e você pode até ser penalizado. Então, para ganhar seguidores no Instagram, você deve ter esse cuidado.

Comprar seguidores no Instagram pode até ser tentador, embora eles não vão se interessar pelos seus conteúdos ou por aquilo que você tem a oferecer.

Sem contar que essas pessoas de listas compradas podem até se tornar haters e tecer comentários negativos sobre você na rede social.

Então, é uma prática não recomendada e você pode até ser penalizado com uma reputação ruim no Instagram.

Explore outras redes sociais e crie uma boa estratégia de Marketing Digital

Anotou todas as dicas que demos até agora? Então aproveite para expandir seus conhecimentos, pois o Instagram é apenas uma das redes sociais possíveis para a sua loja estar!

Preparamos um guia definitivo de Marketing Digital que, além de te mostrar as melhores práticas para as principais redes sociais acessadas no Brasil, também te ensina sobre conceitos muito importantes que vão fazer sua loja decolar na internet como: tráfego orgânico, tráfego pago, funil de vendas e ferramentas indispensáveis para quem vende online.

New call-to-action

Este texto foi escrito por Luiza Cristina Sousa.