O que é um gateway de pagamento e qual o impacto dele na sua operação?

Por Miriam Barros

A segurança de informações nunca esteve tão em alta quanto agora. Principalmente, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que já foi aprovada e entra em vigor a partir de Agosto de 2020. Mas você deve estar se perguntando por quê você precisa estar por dentro desta lei.

Simples, quando você tem uma empresa, lida diariamente com dados dos seus clientes. Já parou para pensar a importância de manter esses dados seguros? Principalmente, quando falamos sobre dados de pagamento. Por isso, vamos falar da importância de contar com um gateway de pagamento para sua empresa.

Nova call to action

O que é gateway de pagamento

O gateway de pagamento é responsável por transacionar os dados do cartão do cliente. Ele percorre o caminho desde o lojista, passando por adquirente e chegando ao banco emissor.

Assim, aprovando ou reprovando a compra efetuada. Tudo isso, em segundos. Uma espécie de maquininha online.

Lembra da segurança de dados que falamos acima? Pois é, quando o assunto vai para o lado de dados bancários, dados de cartão e pagamentos no geral, a preocupação é dobrada.

Por isso, é preciso contar com um gateway para fazer todo esse trâmite, pois todos os dados são criptografados e ficam armazenados em um lugar seguro.

planilha capital de giro

Vantagens de um gateway de pagamento

As vantagens de contratar um gateway são inúmeras. Desenvolver essa tecnologia “em casa”, além de tirar o foco principal do seu produto, necessita de exigências muito específicas.

 

Automatização dos recebíveis

Você automatiza todos os recebíveis da sua empresa, consegue extrair relatórios e acaba com a era do “Excel”.

 

Segurança

Um assunto recorrente neste texto, mas muito importante. Para transacionar dados de cartões, é preciso estar em conformidade com as regras do PCI Compliance. Certificação específica para realizar esse tipo de serviço.

 

Integração com diversas adquirentes

Um gateway independente, permite que você escolha com quais adquirentes você quer cobrar. Você tem o benefício de comparar as taxas e selecionar a melhor para seu negócio, além de não ter problemas de instabilidade, já que não está preso a apenas uma única empresa.

 

Controle total de vendas e recuperação de inadimplentes

Você tem total controle das suas vendas. Analisa relatórios, acompanha as transações, além de poder recuperar inadimplentes. Sabe como?

Notificação via SMS e e-mail para clientes que não realizaram o pagamento.

Retentativa automática. Sabe quando o cartão não passa? Às vezes, o cliente não tinha saldo no momento, você pode programar que a tentativa de cobrança seja feita novamente em alguns dias.

Planilha Conciliacao Bancaria

Como escolher um gateway de pagamento

A maioria das pessoas buscam por preço antes de contratar um serviço. Mas quando lidamos com um assunto tão sério o preço é a menor das preocupações que você deve ter.

Um gateway deve ser seguro, certificado com PCI Compliance. Já que já falamos sobre este assunto mais acima, vamos entender melhor o que é.

O PCI é a certificação de que este gateway está em conformidade com as regras das indústrias de cartão, podendo, assim, realizar a transação de dados do cartão do cliente.

Conclusão

Quer vender mais? Escolha um gateway de confiança e realize suas vendas de forma tranquila, segura e rápida. Se preocupe com o seu produto ou serviço.