Aprenda a gerar leads B2B

Por Miriam Barros

Gerar leads no mercado B2B é um grande desafio em comum entre as empresas do setor. Afinal de contas, essas empresas normalmente costumam direcionar os seus esforços para nichos bastante restritos.

É o caso de empresas que fornecem matérias-primas, ítens como gôndolas para loja, ou até mesmo serviços variados para outras empresas.

A partir disso, gerar leads de maneira precisa é essencial para alcançar os objetivos e aumentar a base de clientes de uma empresa B2B.

E não estamos falando em apenas criar um blog, mas sim, o processo comercial deve ser bem planejado e de acordo com o funil de vendas.

Mas não se preocupe: se você está buscando novas formas para gerar leads com sucesso, nós elaboramos este post para mostrar que isso é possível por meio dessas dicas incríveis. Quer saber quais são elas? Então continue a leitura!

Loja online Confere SHOP

1. Defina seu perfil do seu público-alvo

Traçar e definir as características do seu público-alvo no mercado B2B é tão importante quanto nos outros tipos de modelos, como o B2C, C2C e C2B.

Por essa razão, analise quais são os tipos e perfis de negócios que mais podem te trazer lucro. Lembre-se de reunir todas as características comuns entre as empresas, como:

 

  • Porte;
  • Faturamento durante um período;
  • Perfil dos clientes da empresa;
  • Área de atuação (como fabricação de esteira transportadora, entre outros);
  • Localização do negócio; entre outros.

Com um público-alvo bem definido, será possível direcionar os seus esforços de maneira mais segmentada e precisa!

Nova call to action

2. Use o Inbound marketing

O Inbound Marketing é uma das formas mais eficientes para gerar leads B2B. Isso, pois essa estratégia foca em atrair potenciais clientes por meio de conteúdos que expõem suas necessidades e também oferecem soluções.

Por isso, para aplicar o Inbound Marketing, invista em estratégias como o marketing de conteúdo, SEO e dedique sempre um tempo para analisar as palavras-chave mais procuradas por seus clientes.

Outra dica é produzir conteúdos em diferentes formatos. Se você vai escrever sobre tela alambrado, por exemplo, pense em opções como e-books, podcasts, infográficos, vídeos, dentre outras diversas categorias.

Dessa forma, os leads que encontrarem seus textos na web podem se aprofundar e se interessarem pelos assuntos.

Além disso, você pode oferecer materiais como e-books ou webinars em troca de e-mail, nome e telefone. Por meio desses dados, é possível iniciar a sua nutrição e qualificação de leads!

Planilhas

3. Gere leads pelo LinkedIn

Outra ótima alternativa para gerar leads B2B é por meio da rede social LinkedIn. A partir dessa plataforma online, você pode achar empresas que possuem o mesmo perfil do seu público-alvo, além de que também possível criar uma boa rede de relacionamentos.

Por essa razão,o LinkedIn também é outra forma de prospectar empresas, independente do porte ou segmento.

Uma dica bônus para utilizar o LinkedIn é procurar e-mail dos responsáveis de empresas que se qualificam como leads. Por meio dos e-mails, você pode encaminhar mensagens de propostas ou até mesmo nutrição.

Agora que você já sabe como é possível gerar leads no mercado B2B, o que está esperando para investir nessas estratégias? 

New call-to-action

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.